Covid-19: na Estônia, a vacinação já começou

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
2 min readDec 28, 2020

No domingo, 27 de dezembro, foram aplicadas as primeiras doses da vacina em profissionais de saúde de hospitais, ambulâncias e centros de médicos de família

Jelena Rozinko foi a primeira pessoa a ser vacinada na Estônia — Foto: Sergei Stepanov (ERR)

Jelena Rozinko, médica residente na área de doenças infecciosas, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 na Estônia. Ela foi atendida no Centro de Saúde Kohtla-Järve, no condado de Järve, na manhã do dia 27 de dezembro, inaugurando a campanha de vacinação no país.

A Estônia não esperou muito tempo para começar a vacinar a população. Na tarde do dia 26, mais de 9 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegaram ao país, e já na manhã do dia 27 foram iniciadas as aplicações — adiantando em algumas semanas o cronograma de vacinação do Governo, que previa o começo das aplicações das doses em janeiro de 2021. Esse primeiro lote, de 9.750 doses, permite vacinar 4.875 pessoas, já que a vacina é aplicada em duas doses.

Neste primeiro momento, a vacinação está destinada a profissionais de saúde em hospitais, centros médicos de família e ambulâncias, e acontecerá primeiro em Ida-Virumaa, Tallinn e Tartu, e começará gradualmente em toda a Estônia a partir da primeira semana de janeiro. Uma vez que os médicos estejam vacinados, a vacina será fornecida a pacientes de risco e, em seguida, à população em geral.

“O mais importante é proteger a área de saúde e, claro, também os residentes e trabalhadores de casas de repouso, os grupos de risco que estão em mais contato com os pacientes de Covid-19 e, consequentemente, têm maior risco de infecção”, disse o Ministro de Assuntos Sociais da Estônia, Tanel Kiik.

As próximas remessas da vacina Pfizer/BioNTech deverão chegar semanalmente à Estônia a partir de janeiro, oferecendo a possibilidade de vacinação a mais de 4 mil pessoas a cada semana. No dia 6 de janeiro, outra vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Moderna, deverá ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos. A Estônia receberá 234.467 doses, o que permitirá a vacinação de mais 117 mil pessoas.

Na Estônia, a vacinação é voluntária e gratuita. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Governo a partir de agosto, 60% dos estonianos pretendem se vacinar contra a Covid-19.

Mesmo com a vacinação em andamento, o Governo decretou um novo lockdown para conter a propagação do vírus em Tallinn e no condado de Harju, onde foram identificados os maiores índices de infecção nas últimas semanas. As restrições estão previstas para durar até o dia 17 de janeiro. Veja aqui como esse lockdown irá funcionar.

Este post foi produzido com informações da ERR, do TERE Tallinn e do Conselho de Saúde da Estônia.

--

--