Women Techmakers Curitiba

Amanda Carneiro
Women Techmakers Curitiba
3 min readFeb 6, 2020
1º Encontro de 2019 do WTM Curitiba, em parceria com Women Who Go, que aconteceu em 04/07 na Pipefy. Crédito: Crissie Adamante.

O Women Techmakers (WTM) é um programa apoiado pela Google que visa promover visibilidade, senso de comunidade e disponibilização de recursos para mulheres na tecnologia, e desde de 2014 vem continuamente lançando novas iniciativas para apoiar e capacitar as mulheres no setor.

O WTM não tem fins lucrativos e funciona com ações voluntárias das pessoas envolvidas, tem grupos no mundo todo e estes são representados localmente pelas embaixadoras do programa, que são pessoas que compartilham a missão de aumentar a visibilidade, diversidade e inclusão na tecnologia.

Aqui em Curitiba colocamos em prática os objetivos do programa através de encontros com talks, debates, rodas de conversa e oficinas, atividades que têm como público-alvo as minorias de gênero e são realizadas em empresas que abrem suas portas para nos receber, ajudando a manter os eventos gratuitos.

As embaixadoras do Women Techmakers em Curitiba, em foto tirada na KotlinConf Global Curitiba que aconteceu em 25/01/20 na Contabilizei. Da esquerda pra direita: Keidi Nienkötter, Amanda Barboza, Erika Carvalho e Amanda Carneiro. Créditos: <em breve>

Nosso objetivo é o de fortalecer as mulheres e demais minorias de gênero que já atuam na área de tecnologia e empoderar as novas gerações que estão escolhendo a tecnologia como futura profissão. Incentivamos a busca pela liderança, a cultura de tecnologias e a luta pelo empoderamento no meio onde atuam.

Além do incentivo aos debates e ao investimento na própria carreira, nós também queremos ser um porto seguro tornando possível a troca de conhecimentos e aprendizados sobre tecnologias ao proporcionar um ambiente seguro e aberto para que as pessoas possam compartilhar suas ideias.

Para que tudo isso seja possível, precisamos garantir que todas as pessoas envolvidas em nossos eventos, workshops e meetups se sintam seguras e acolhidas, podendo se expôr sem o medo de serem diminuídas. Fazemos isso garantindo que todas as nossas atividades sejam reservados ao público de mulheres trans/cis e outras minorias de gênero.

Afinal, temos total e plena consciência de que o meio profissional de tecnologia ainda é não apenas predominantemente masculino como também misógino, e as minorias representam pequenas fatias nas empresas, times de desenvolvimento e também nas comunidades focadas em tecnologia. Ambientes mistos podem reprimir a participação de muitas pessoas que pertencem a minorias, que, por vezes, preferem ficar de fora em vez de se submeterem à possibilidade de serem estigmatizadas.

Para tentar mudar esse cenário estamos dando um foco muito especial às minorias de gênero em nossa comunidade.

Sabemos também que existem homens cis que se interessam em apoiar as causas de minorias e para que isso seja possível também trabalhamos em parceria com outras comunidades mistas.

Dessa forma, conseguimos atingir a todos que tiverem interesse na causa que defendemos sem perder a essência da nossa comunidade, que tem o foco total em mulheres trans/cis e outras minorias de gênero.

Para ajudar a combater o estigma de competição entre mulheres, temos alguns exercícios de sororidade que sugerimos que sejam utilizados para se manter os ambientes de trabalho e das comunidades mais saudáveis:

1. Empodere uma mulher que você conhece

2. Ajude uma mulher que estiver precisando de apoio

3. Consuma o trabalho produzido por outras mulheres

4. Enxergue outras mulheres como aliadas

5. Não julgue uma mulher porque ela tem atitudes que você não teria

Pra finalizar, se você tiver dúvidas a respeito do Women Techmakers Curitiba, nos encaminhe um e-mail: wtmcuritiba@gmail.com.

Estamos também presentes nas redes sociais e esses são nossos principais canais:

--

--

Amanda Carneiro
Women Techmakers Curitiba

Engenheira de software, apaixonada por tecnologia. Amo arte, amo conhecer lugares novos e viver viajando é o que me motiva todos os dias.