#6 Cultura de Produto: Priorização

Thiago Ferro
Comunidade XP
4 min readApr 10, 2020

--

Dando sequencia na série de Cultura de Produto, vamos falar sobre Priorização.

É natural que a área de produtos sofra pressão de todos os lados por parte dos stakeholders para priorizar necessidades ou problemas que eles acreditem ser necessário. Isso acontece basicamente porque os stakeholders se relacionam com clientes o tempo todo (CX, Operations), corrigem ou criam novos processos "manuáticos" (Backoffice), estão conectados com as leis e regulamentações do setor (Legal) ou estão em constante análise de como o business esta performando / novas regras de negócio poderiam beneficiá-lo (Finance).

Escrevi recentemente sobre gerenciamento de stakeholders, você pode conferir nesse link:

Com tantas áreas querendo ser ouvidas pela área de produtos e acreditando que sua lista de desejos é mais importante do que a lista de desejos do colega ao lado, é necessário ter um processo claro de priorização de atividades. Inclusive uma boa prática é fazer um roadshow com seus stakeholders para explicar como as atividades são priorizadas. Lembram-se que falamos que muitas vezes os stakeholders nem se quer sabem como uma área de produtos funciona? É importante ter empatia para conseguir propor soluções eficientes — Explique com calma o modus operandi da área e detalhe o modelo de priorização. Boa comunicação é um skill extremamente importante!

A ausência de um modelo claro de priorização certamente vai causar alguns problemas:

  • Falta de confiança da empresa em relação a área de produtos;
  • HiPPO: Highest Paid Person's Opinion;
  • Espaço para o "achismo";
  • Falta e empoderamento da área de produtos;
  • Aumento de reuniões que poderiam ser e-mails de pessoas tentando convencê-los sobre ideias;
  • Frustração;

Abaixo vou detalhar um pouco sobre um modelo de priorização conectado com a estratégica da empresa:

A principal função da área de produtos é conectar as necessidades dos clientes com os objetivos do negócio.

  1. Entender quais são as alavancas que vão mexer nos resultados de negócio é fundamental para que o time de produtos crie um roadmap alinhado, que vá na mesma direção do que a empresa traça como objetivo de 2,3 ou 5 anos.
    Normalmente quando as pessoas ouvem a palavra roadmap pensam imediatamente em datas escritas em pedras e falta de flexibilidade para mudar. Não é esse tipo de roadmap que estamos falando, o ideal seria que o roadmap tivesse menos features e mais problemas para que esses problemas sejam detalhados trimestralmente pelos times de produtos.
  2. Depois de um roadmap alinhado com os objetivos da organização é hora de detalhar trimestralmente quais serão esses problemas ou features que trazem benefícios para os objetivos estabelecidos. É importante criar objetivos trimestrais para gerencia-los — notem, não é necessário utilização de OKRs caso não achem que faz sentido.
  3. Normalmente os times fazem um evento de inicio de trimestre para comunicar e alinhar qualquer ponta que eventualmente esteja solta.
    Agora, é hora de "cair pra dentro" do delivery, normalmente em sprints de 15 dias úteis (assumindo que o time utilize Scrum).
  4. Assim como alinhamento interno, o alinhamento externo também é super importante. Comunicar corretamente (o que e para quem) o lançamento de produto não é uma tarefa fácil.

4.1 Comunicação interna: Faça um mapa de stakeholders e garanta que todos saibam sobre as mudanças que vão ocorrer, quais clientes serão impactados, em que momento, qual o plano de rollback etc.

4.2 Comunicação externa: Normalmente em parceria com o time de marketing, tenha certeza que as informações estão corretas e comunique os clientes que precisam ser comunicados — comunicação é tudo hoje em dia.

É comum que quando um produto fique pronto ele seja lançado em fases para mitigar riscos (casos de uso não mapeados, funcionamento indevido em algum cenário especifico, quebra de layout etc). Para isso, oriento a utilização de liberação em alfa, beta e posteriormente, go live 100%.

--

--

Thiago Ferro
Comunidade XP

Just me sharing my own experiences and knowledge in Product Management and Life. Head of Product @ XP Inc.