WWDC 2021 — Quais são as novidades do iOS 15?

Rennan Oliveira
Comunidade XP
9 min readJul 5, 2021

--

A Apple Worldwide Developer Conference, ou WWDC, é realizada todo mês de junho no campus da nave espacial da Apple. A empresa mostra suas atualizações mais recentes para cada sistema operacional principal e as ferramentas de desenvolvedores que fazem aplicativos. Desde o início da pandemia, a Apple mudou para um formato apenas digital permitindo que mais desenvolvedores participem da conferência.

Como podemos esperar em um lançamento importante, as mudanças são abrangentes, cobrindo tudo, desde a tela inicial até os aplicativos incluídos nos sistemas operacionais móveis. A Apple também está continuando seu esforço para manter a privacidade e segurança do usuário na versão mais recente. Começaremos pelo destaque desta conferência, o iOS 15 e suas novidades.

FaceTime

A vídeo chamada se tornou mais popular do que nunca durante a pandemia, e a Apple foi deixada de fora da conversa graças à plataforma FaceTime envelhecida. Agora, a empresa espera captar parte do aumento da demanda com alguns recursos modernos.

O FaceTime estava estagnado há um bom tempo, mas agora foi renovado com diversos recursos inspirados em apps como o Zoom e Meet. A atualização trouxe o suporte de áudio espacial que facilitará determinar qual interlocutor está falando durante a chamada de grupo, mostrando que a voz vem do retrato da pessoa discursando no momento. As melhorias de isolamento de som ajudarão a eliminar o ruído de fundo, enquanto um modo de áudio de amplo espectro também estará disponível.

A visualização em grade ajudará a reorganizar a chamada, possibilitando a visualização de todos os participantes de uma só vez. Outro grande recurso são as ligações de plataforma cruzada, onde um link do FaceTime pode ser criado e compartilhado com outras pessoas. Poderemos compartilhar a tela do iPhone em uma chamada pela primeira vez. Isso permitirá exibirmos um aplicativo ou recurso… até mesmo ajudar alguém a solucionar um problema.

Filtros de realidade aumentada trazem algum controle e privacidade para uma chamada de vídeo. O modo retrato coloca o alto-falante em foco e faz com que o fundo desapareça em um borrão. Os modos de microfone possuem algoritmos que tratam os áudios da fala e se concentrem nelas, em vez do som de uma máquina de lavar louça em segundo plano, por exemplo.

SharePlay

Junto com as atualizações do FaceTime veio o SharePlay, uma nova versão do AirPlay, com mídias compartilháveis durante as chamadas. Ele permitirá que possamos assistir a um filme junto com outras pessoas, ouvir música ou, posteriormente, visualizar aplicativos de terceiros como o TikTok.

Durante uma chamada SharePlay, transmitiremos vídeos via AirPlay para a Apple TV. Isso significa que será possível assistir a vídeos, com o tempo perfeitamente sincronizado, com os amigos e colegas de trabalho através de uma videochamada de nossos dispositivos.

Mensagens

Apesar de pouco utilizado no Brasil, também há novidades no Mensagens. Dando continuidade ao melhoramento das comunicações de seus usuários, a Apple apresenta novas opções de colagem e pilha de fotos para compartilhamento, oferecendo outras maneiras de visualização das imagens partilhadas.

Agora, o conteúdo enviado para as pessoas pelo Mensagens, como artigos do Apple News ou listas de reprodução, serão incorporados às mensagens ao invés de um link na versão anterior. Uma nova seção Compartilhado com você dentro do Apple Music, Safari, Podcasts, Photos, Apple News e o aplicativo Apple TV irá compilar o conteúdo compartilhado para que possamos ouvir ou ver mais tarde.

Foco e notificações

Com o objetivo de conter essa atual overdose de informações digitais suportadas diariamente pelos usuários, o iOS 15 busca entender e separar as notificações por ordem de urgência.

Para nos ajudar a manter o foco durante a realização de nossas tarefas, a Apple está adicionando vários recursos para minimizar o número de distrações possíveis. Tornou ainda mais fácil controlar nosso dispositivo e as informações por ele oferecidas em um determinado momento. A nova modalidade é chamada de Foco e expande o Não Perturbe atribuindo-nos maior autonomia e monitoramento programado de todo o sistema de uso do aparelho e suas funções.

Ao invés de ter um único botão para desligar as notificações por um determinado período de tempo, o Foco permite criarmos novas definições personalizadas de como nosso iPhone, iPad ou Mac deve mostrar as informações através de alertas. Poderemos configurar modos para diferentes situações, que também podem ser habilitados ou oferecidos dependendo de onde estivermos. Por exemplo: modo de condicionamento físico para quando estivermos na academia.

As notificações foram renovadas e agora têm um resumo. A pilha de diversas notificações foi substituída por uma grande notificação de resumo, oferecida sempre que desejarmos, combinando todos os itens considerados mais importantes em uma única mensagem.

Ao habilitarmos o modo Não Perturbe em nossos aparelhos, o status será mostrado avisando-nos que há notificações silenciadas com Foco.

Live Text

No intuito auxiliar-nos a lidar com o excesso de informação escrita, o Live Text é um recurso de reconhecimento óptico de caracteres automatizado do aplicativo Câmera. Seremos capazes de apontar a câmera para o texto em um quadro, placa ou página, e o Live Text torna-o selecionável e apto a copiar e colar em outro lugar.

Aproveitando as vantagens do aprendizado de máquina, o novo recurso não se limita apenas ao aplicativo Câmera, pois poderá ser utilizado na digitalização de fotos em praticamente todas as modalidades do sistema operacional, incluindo fotos tiradas anteriormente e imagens da web.

Números de telefones e dados de nome também são expostos pelo algoritmo. Isso significa que vamos conseguir digitalizar ou assinar um cartão de visita para exibir um número de telefone ou informações de contato que podem ser salvas no app Contatos.

A inteligência aprimorada se estende para fora do texto também. Os aplicativos de fotos e câmera serão capazes de detectar objetos na imagem, como animais ou plantas e nos conectar a mais informações na web.

Wallet

Nessa atualização para o iOS 15, a Wallet ganhará a capacidade de usar o aplicativo como identificação digital em aeroportos nos Estados Unidos. Depois de digitalizar uma carteira de motorista, ela pode ser usada como uma ID digital com o TSA e outros serviços.

Também está sendo incorporando as chaves da casa, do escritório e do hotel à Carteira Apple, permitindo que seja possível desbloquear portas compatíveis nesses locais com o nosso telefone. Vamos poder fazer check-in em hotéis selecionados, por exemplo, e ter a chave do quarto exibida no telefone assim que o quarto estiver pronto.

Clima

O aplicativo Tempo está sendo reformulado com uma interface de usuário moderna. Haverá mais detalhes sobre as condições meteorológicas apresentadas para sermos informados com maior precisão sobre o clima do local desejado.

O aplicativo também ganhará um mapa do tempo, incluindo a temperatura da área, possibilidade de chuva e qualidade do ar.

Mapas

Alguns locais famosos no Mapas serão renderizados com arte 3D especial que interage com o modo diurno e noturno. Locais com paisagens mais detalhadas estarão disponíveis em algumas cidades como Nova York e São Francisco.

Imagens detalhadas com elevação, árvores e pistas são incluídas em algumas cidades. Essas alterações de design criam uma visão quase semelhante a um videogame do mapa conforme navegamos em uma área. A Apple dedicou tempo para animar intersecções complexas específicas com rodovias sobrepostas na obra de arte.

A Apple também incluiu um recurso de realidade aumentada que mostra setas para onde devemos ir em um espaço tridimensional. Uma combinação de varredura LiDar, geolocalização e câmera alcançará uma localização precisa para o funcionamento do recurso.

Fotos

O suporte do Músicas será melhor aproveitado no aplicativo Fotos para sua função Memórias, expandindo a música que está sendo usada na apresentação de slides.

Misturas de memórias nos permitirão editarmos o vídeo gerado melhorando-o e personalizando-o de várias maneiras.

Spotlight

O Spotlight oferece mais resultados aprimorados para pessoas, mídia e aplicativos. Também podemos acessar o Spotlight na tela de bloqueio.

Na versão atual ha um link direcionando a Wikipédia e na próxima irá mostrar diretamente as informações pormenorizadas sobre pessoas famosas, quando disponíveis. Esses elementos são provenientes de sites populares aos quais estaremos vinculados para obter os resultados das pesquisas.

Privacidade

No iOS 15 será permitido que fiquemos de olho nos aplicativos instalados por meio de um recurso chamado Relatório de privacidade. Será informado ao usuário quantas vezes um aplicativo acessou sua localização, fotos, câmera, microfone e contatos durante a última semana.

Se você tem dúvidas sobre a real necessidade de determinado aplicativo ter as permissões as quais está solicitando, este relatório de privacidade deve ser capaz de informá-lo. Será listado também os domínios com os quais o aplicativo está em contato e com que frequência, dando aos usuários maior precisão e clareza sobre a coleta e transmissão de dados ocorrida no seu dispositivo.

Essa transparência trará autonomia na escolha de compartilhamento de dados privados. Nos será permitido mergulhar profundamente em quando exatamente um aplicativo usou as permissões que lhe foram concedidas e quais sites de terceiros ele contatou ou para quais enviou dados.

Compatibilidade

O iOS 15 será compatível com os mesmos dispositivos que hoje suportam o iOS 14, segue a lista completa:

  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11
  • iPhone XS Max
  • iPhone XS
  • iPhone X
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (primeira geração)

Conclusão

A Apple não introduziu muitos recursos novos, mas sim pegou os recursos existentes e deu-lhes uma nova camada de tinta. Ao pegar os sistemas existentes e melhorar sua percepção e conectividade, o iOS 15 buscou tornar cada interação ainda mais fluida.

Recursos sociais e tarefas do dia a dia foram o foco do iOS 15 e os testes beta já começaram. As atualizações da Apple para FaceTime, Mensagens e uma nova versão do Não Perturbe, Foco, mostram o compromisso de nos tornar mais interativos dentro desses aplicativos. Também há uma infinidade de mudanças em todo o sistema operacional em como as informações são apresentadas ou descobertas.

Para saber mais sobre essa e outras atualizações, basta acessar https://developer.apple.com/documentation/ios-ipados-release-notes.

O que achou das novidades da Apple no novo iOS? Deixe sua opinião nos comentários.

--

--