Projeto Redação Convergente e o case de sucesso em O Estado de São Paulo

Modernizamos as ferramentas de publicação de conteúdo, integrando agências, o impresso e os produtos digitais.

O jornal O Estado de São Paulo é publicado desde 1875 e é considerado um dos principais veículos de comunicação do Brasil. O site do Estadão registrou, em um único mês, mais de 5,8 milhões de visitantes únicos e obteve em torno de 45 milhões de visualizações de páginas.

Uma redação de um megaportal precisa comunicar na velocidade que sua numerosa audiência exige, por isso o recurso chave de sua operação são as plataformas de publicação. O potencial de produzir conteúdo é diretamente relacionado com as tecnologias que são utilizadas nas suas soluções.

No segundo semestre de 2015 a equipe da XPROGLABS foi convocada para participar, em parceria com a empresa Atex Brasil, da implantação do WebCMS Polopoly, com o objetivo de permitir que toda a redação do Estadão passasse a publicar conteúdo multimídia de forma integrada.

A equipe foi formada por colaboradores de diferentes empresas parceiras. Atuamos presencialmente e de forma intensa, durante 6 meses de projeto. Foto: Julho de 2015.

O WebCMS Polopoly é uma plataforma desenvolvida desde 2009 na Suécia e tem como principais cases de sucesso sites de notícias mundo afora. São soluções robustas e escaláveis, razão de grandes jornais do Brasil confiarem a públicação de seus portais nessas plataformas.

Atuamos na gestão, na liderança técnica e na programação das soluções. A equipe era composta por colaboradores de diferentes parceiros fazendo com que um dos nossos desafios operacionais fosse a comunicação entre a equipe in loco e a equipe remota, em diferentes linguages e fusos horários.

Metodologias ágeis nos auxiliaram a organizar sprints de desenvolvimento. Fizemos reuniões diárias em frente ao quadro de tarefas para orientar a equipe na mesma direção. Foto: Outubro de 2015.

A solução técnica consistiu em realizar integrações com repositórios multimídias, serviços de mineração de texto e agências de notícias, permitindo à redação convergente enriquecer o conteúdo do impresso para publicar nas diferentes plataformas na internet.

O ponto forte da integração é a experiência do processo de publicação que permite que o conteúdo preparado para o jornal impresso seja enriquecido e pré-visualizado de forma interativa na web. A imagem representa a matéria oriunda do impreso sendo editada e visualizada na web.

Produzimos uma jornada extensa de validações e treinamentos, antecipando ajustes importantes e fundamentais para aprimorar os fluxos de publicação de matérias. O feedback compartilhado pelos jornalistas foi positivo e ao final de Novembro de 2015 a redação inteira do Estadão estava capacitada a operar.

“O novo sistema permite que façamos a publicação diretamente do impresso e isso torna o nosso trabalho muito mais fácil. Não precisaremos mais fazer CTRL+C e CTRL+V para enviarmos as matérias para a Web.” // Redação
O treinamento foi ministrado para diferentes turmas de jornalistas, capacitando aproximadamente 200 profissionais a operarem o novo sistema e resultando na unificação das redações do impresso e do digital. Foto: Novembro/2015.

O grande teste para a plataforma aconteceu em Abril de 2016, quando a equipe deu suporte tecnológico à cobertura da redação na votação do impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados.

O sistema posto a prova garantiu informação em tempo real para milhões de leitores….