Arquitetura Evolutiva: Evitando o declínio da arquitetura de software na velocidade de desenvolvimento

Yan Justino
Yan Justino

--

Hoje, dia 05 de Dezembro de 2020 ocorreu o DNAD (Dotnet Architects Day), edição 2020. Em sua primeira edição totalmente on-line, devido a pandemia, o evento contou com quatro trilhas simultâneas transmitidas via streaming ao vivo durante todo o dia do evento: Arquitetura Corporativa, Arquitetura de Aplicações, Arquitetura de Dados e Arquitetura de Infraestrutura.

Nesta edição (meu primeiro DNAD), participei da trilha Arquitetura de Aplicações, com o tema Evitando o declínio da arquitetura de software na velocidade de desenvolvimento. Na minha apresentação procurei fazer uma reflexão sobre qual o papel da arquitetura de software no contexto de uma sociedade cada vez mais dependente de softwares; quais os seus desafios e como a capacidade de aceleração, através da agilidade e tratamento rápido das dívidas técnicas podem ajudar na evolução de sistema em tempo de execução. Além disso, foram apresentados métodos, especificações e ferramentas que podem auxiliar equipes de desenvolvimento no processo de evolução arquitetural.

Você pode assistir minha palestra e as dos demais palestrantes da trilha no vídeos abaixo. Além disso, você pode ter acesso ao conteúdo da minha apresentação, acessando os links logo após o vídeo.

Trilha Arquitetura de Aplicações

Slide da apresentação

Código-Exemplo da apresentação

Um adendo…

Hoje foi meu primeiro DNAD

Quero agradecer à organização pela oportunidade de palestrar nesse evento tão importante para a comunidade dotnet do Brasil. Há mais de uma década eu olhava com profunda admiração os palestrantes do DNAD e me inspirava nos seus cases e experiências. Certamente eles colaboraram pra me tornar um profissional melhor!

Hoje palestrando no evento, espero ter retribuído, mesmo que um pouco tudo que recebi gratuitamente. Espero que outras pessoas se inspirem e evoluam em suas carreiras, impulsionadas por esse espírito de colaboração comunitária.

Muito obrigado DNAD!!!

--

--

Yan Justino
Yan Justino

MSc. Software Engineering — MCP | MCSA | MCSD | OCA