Open Prototyping Sprint - 2ª Edição

OPS @ We Fab
wefab
Published in
3 min readNov 9, 2016

--

Em sua 2ª Edição o Open Prototyping Sprint manteve como tema de trabalho o Audioguia. O objetivo era pensar em novas aplicações para o dispositivo, além de evoluir o protótipo — como traçado ao fim da 1ª Edição.

Esta edição recebeu quase 20 participantes que discutiram e desenvolveram um novo protótipo em um dia e meio. Iniciando na sexta-feira à noite e terminando no sábado com a apresentação do protótipo e um Happy Hour de encerramento.

Sexta-feira (21/10)

Iniciado o evento, após a apresentação dos participantes, christophe buffet — especialista em criação de conteúdos de interatividade para museus e expert sobre o tema — apresentou um contexto sobre os audioguias e suas transformações ao longo dos anos. O time então se dividiu em 2 grupos, que receberam um conjunto de questões-guia, base para a ideação.

Seção de ideação

Após o brainstorming, os times agruparam as ideias similares e votaram naquelas que deveriam ser prototipadas e testadas. As três ideias mais votadas foram então detalhadas para que fosse possível criar uma conexão entre elas. A missão para o dia seguinte seria convergir para o protótipo final.

Sábado (22/10)

Logo no início da manhã os participantes começaram a discutir como seria tal protótipo final e quais seriam as características do dispositivo. Por não terem convergido em como seria o protótipo no dia anterior, a discussão se prolongou além do tempo esperado, abrindo também possibilidades para novas ideias fora daquelas já escolhidas. Em uma tentativa de retomar o foco o time foi orientado a pensar como seria a história do usuário e quais momentos fariam parte desta experiência de uso, para em seguida dizer quais elementos fariam parte do protótipo.

Neste momento, o time desenhou um Produto Mínimo Viável (MVP) e iniciou a prototipagem. Desta forma foi possível entender onde conseguiriam chegar, testar ideias e, se houvesse tempo hábil, evoluir para algo mais complexo.

Entre as ideias escolhidas, destacava-se a de permitir ao dispositivo localizar/identificar a obra por proximidade. Portanto esta seria a função principal do MVP. Identificada a obra era necessário avisar ao usuário para que ele através de um botão fosse capaz de iniciar ou parar o áudio. Analisando os materiais disponíveis o time criou dois pequenos devices:

  1. Beacon IR — Não foi possível implementar a localização da obra por Beacon (Tecnologia Bluetooth), mas como método alternativo foi desenvolvido sistema semelhante com um Arduíno de tamanho reduzido e um Transmissor Infra-vermelho (IR), que com a ajuda do software dispara luz infra-vermelha (como o controle de uma televisão) em uma frequência especifica enviando a identificação da obra.
  2. Audioguia c/ detector de Beacon IR — Foi acoplada a nova versão do audioguia um detector de IR, que ao detectar a obra acionava um pequeno motor de vibração dando feedback ao usuário para que inicie o áudio.

Com o dia chegando ao fim, o time havia concluído o protótipo funcional (foto), ainda montado na protoboard.

Beacon IR (Dispositivo no canto superior esquerdo); Audioguia (No centro da foto);

O dia se encerrou com um Happy Hour, onde o grupo fez o debriefing da experiência, assistindo ao vídeo realizado durante o evento (disponível abaixo). Foi muito bom!

Aos participantes, agradecemos pela participação e colaboração.

_Gostou? Quer fazer parte:

💼 — Se você faz parte do Universo Corporativo e quer saber mais como foi esta experiência ou quer fazer um Prototyping Sprint com a We Fab, escreva para: hello@wefab.cc

🔨- Se você faz parte do Universo Maker, fique antenado às nossas Redes Sociais (Facebook, Twitter) que em breve teremos mais OPS! e contamos com a sua participação.

--

--

OPS @ We Fab
wefab

Intensivo de 2 dias que conecta Makers para o desenvolvimento colaborativo de soluções abertas para problemas e desafios, através de design e prototipagem