O YLAI mudou minha vida — De Macaé a Obama em poucos anos

Thiago Lopes
Young Leaders of the Americas Initiative
3 min readOct 23, 2017

Fui selecionado entre 4000 empreendedores para representar o Brasil com outros 249 de 36 países diferentes num programa do governo americano chamado YLAI (Young Leaders of the Americas Initiative). As expectativas para o programa eram imensas, porém foi poderosamente surpreendido com tudo que se passou! Passei 1 semana em Dallas, conheci grandes personalidades como o CEO da AT&T, DirecTV, Sky Mr Jeffrey, o prefeito de Dallas que ex-CEO da Pizza Hut e Nina Vaca, mulher, 4 filhos, casada, latina e construiu uma empresa de US$2bi!

Após essa enxurrada de inspiração e oficinas, fomos distribuidos entre 21 cidades e eu tive a felicidade de representar o Brasil em San Diego entre outros 11 Fellows. Convivi com meu roomate Kevin de Barbados (obrigado meu amigo por me aguentar e aguentar minhas gororobas rsrs), aprendi a cultura de vários países muito diferentes, construí várias relações, aprendi a cozinhar e ganhei uma nova família. Me apaixonei pelo reggaeton, aprendi a cozinhar, frequentei academia de madrugada, pude usufruir o direito de ir e vir 24h sem medo de ser assaltado e aprendi a empreender como o americano empreende. Durante 1 mês que fiquei em San Diego, fui mentoriado por Nick e Adam, diretores da escola de inglês Connect English e aprendi muito com eles. Aprendi a ser produtivo na hora do almoço (na verdade eles não tem hora de almoço rsrs), recebi vários insights para melhorar as aulas da American Insight, os procedimentos administrativos, marketing e vendas. Para coroar isso, fechei uma parceria com eles para fazermos intercâmbios e nosso primeiro aluno já foi!

Depois de tudo isso, fui para a capital: Washington DC. Lá, estive no olho do furacão das eleições, visitei uma cabine de votação, entendi bem melhor como funcionam as eleições americanas, tive vários workshops, conduzi um deles sobre Educação e Inovação e conheci uma pessoa global que estava na minha bucket list para conhecer! O Forbes Hall of Fame, dono de praticamente toda a UK e dono da Virgin Group — avaliada em US$5bi — Sir Richard Branson! Uma pessoa conhecida em todo o globo pelo impacto gerado, esse foi o Summit para mim!

Não bastasse todo esse turbilhão de emoções, fui selecionado entre 61 outros empreendedores dos 250 que já estavam no programa para compor a delegação que iria ao Peru para encontrar nada mais nada menos que o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama! OMG! That was so awesome!

Já estou de volta em estado de êxtase, com um turbilhão de insights para implementar e uma vontade imensa de mudar o mundo. Toda a minha maneira sobre como encarar a vida e vê-la, mudou. Hoje não sou mais o mesmo, sou uma melhor versão de mim mesmo. Obrigado Deus por ter me proporcionado tal experiência! Para um jovem de classe média baixa, que estudou 90% da sua vida em escola pública, enfrentou o descrédito de várias pessoas para empreender, pegou empréstimo a altas taxas no banco, do interior do Estado e largou a melhor universidade do Brasil (UFRJ), acho que estamos caminhando para a rota certa!

Let’s strive for greatness!

http://www.thiagoslopes.com.br/o-ylai-mudou-minha-vida-de-macae-a-obama-em-poucos-anos/

--

--