Primeiro Andar — São Paulo

Marcela Noya
You Must Taste It
Published in
4 min readJan 11, 2018

Ao chegar na rua, tudo indica que não estamos no lugar certo, não fosse por um balcão na calçada, daqueles que os manobristas usam em São Paulo, revelando que talvez o restaurante fosse realmente alí. A Vila Nova Conceição é um bairro nobre de São Paulo, majoritariamente residencial, e é lá que está escondido o Primeiro Andar, restaurante didaticamente localizado no primeiro andar de um prédio, sem nenhum tipo de identificação na porta.

Salão do restaurante, com bar (canto direito ao fundo) e cozinha aberta

Badalado, só é possível jantar lá com reserva e cartão de crédito cadastrado, garantindo o pagamento do menu degustação de quatro pratos que custa R$ 160 por pessoa. O local tem pouquíssimas mesas e só abre para jantar às quintas-feiras. Nos outros dias, é exclusivo para eventos fechados. Trata-se de uma experiência realmente especial, em um ambiente agitado e com música alta. Escolhi o restaurante para comemorar meu aniversário de namoro, mas o ambiente é muito mais "cool" do que romântico. Na noite em que estivemos lá a modelo e atriz Thaila Ayala marcou presença entre amigos. O restaurante é um investimento da blogueira Carol Celico, do chef Marcel Bernardi e do designer Marcello Maksoud.

Gazpacho, para começar

A comida vale a visita: original e muito saborosa. Os pratos são comunicados aos comensais no momento do jantar, e são trocados semanalmente, com exceção da sobremesa que é fixa no menu. Intolerâncias e restrições alimentares devem ser informadas no momento da reserva. Naquela noite, eu estava morrendo de fome, com receio de que um menu de porções muito modestas não desse conta do recado, mas tudo foi muito bem servido. De surpresa recebemos um gazpacho servido no copo americano enquanto aguardávamos os primeiros pratos.

Na sequência, o primeiro deles foi um tempura filipino de camarão, crocante na medida certa e com um molhinho farto e delicioso.

Tempura filipino

Ele foi seguido por um tartar de cordeiro meticulosamente apresentado em um prato pesado de pedra, acompanhando picles de chuchu e uma lâmina de queijo coalho. Super bacana o contraste e o equilíbrio de sabores.

Tartar de cordeiro, lâmina de queijo coalho, e picles de chuchu

Chegou então o destaque absoluto da noite, que foi o prato principal. Uma copa-lombo (delicioso corte suíno) assada o dia inteiro, com purê de cará e maçã verde, acompanhando folhas e cogumelo. SENSACIONAL!!!!!!! Um dos melhores pratos que comi nos últimos tempos, sem dúvidas. A carne derretia na boca e estava saborosíssima, e os acompanhamentos entravam em harmonia perfeita, realmente brilhante!

O Primeiro Andar é uma excelente escolha para quem quer comer bem, e ver e ser visto por um grupo seleto de pessoas. Os drinks também são bem executados, e cobrados à parte do menu, em um esquema de comanda.

Comanda de drinks

Por fim, o único item fixo do menu é a sobremesa, bem doce, mas reconfortante e muito gostosa: um bolo de cenoura com doce de leite e calda de chocolate.

Bolo de cenoura, item fixo do menu

Pensando bem, é até bom que seja escondido, pois está entre os restaurantes mais bacanas da cidade! Outro ponto positivo, a mesa é sua a noite toda, então o horário para chegar é flexível, um grande diferencial para evitar a correria e o stress na noite paulistana.

Nosso jantar de 7 anos de namoro

Saímos de lá felizes. Sete anos de namoro comemorados em grande estilo!

--

--

Marcela Noya
You Must Taste It

Jornalista, economista, e apaixonada por comer e viajar