apostas: Katy Kirby

A jovem texana desponta com canções paradoxalmente despretensiosas e ricas, sempre recheadas com um bom refrão e um toque dos anos 90

Angelo Fadini
You! Me! Dancing!
3 min readMar 16, 2021

--

Cool Dry Place

Katy Kirby

Parece: Snail Mail, Soccer Mommy, Sheryl Crow
Ouça: “Cool Dry Place”, “Traffic!” e “Secret Language”
Conheça

De Katy Perry a Kings Of Leon, não são poucos os exemplos de artistas que cresceram em ambientes religiosos e restritivos em relação ao consumo de cultura pop e que, após “despertarem para o mundo”, passaram a criar obras que, em maior ou menor escala, alcançaram grande parte do público e as paradas de sucessos. Com uma história parecida, temos agora a texana Katy Kirby desbravando o cenário musical fora do cinturão cristão em que foi criada e o faz de forma excepcional.

No final de janeiro deste ano, Katy lançou seu disco de estreia, Cool Dry Place. Após uma sequência de singles lançados ao longo do ano passado, a cantora finalmente revelou o registro completo. Mesmo com apenas nove faixas e 28 minutos de duração, Katy consegue impressionar. Em poucos minutos, a artista revela a capacidade de uma potente contadora de histórias aliada a uma boa dose de exposição pessoal. Tudo isso encapsulado com um bom refrão e a levada de seu violão. Com essas qualidades é possível colocar Katy Kirby lado a lado com outras cantoras de sua faixa etária e estilos semelhantes, como por exemplo Snail Mail e Soccer Mommy.

É fato que estamos vivendo um revival dos anos 90 com diversos artistas bebendo na fonte dos discos desta década nos mais variados estilos. Seja na música eletrônica, pop ou no rock alternativo, os anos 90 se fazem presentes em muitos lançamentos de artistas jovens. Katy Kirby com seu acento sulista e sua mistura de country, folk e rock também se enquadra nessa leva. Muitos momentos de Cool Dry Place remetem à música criada por Sheryl Crow naquela década. De forma acidental ou proposital, é fato que os fãs do estilo popularizado pela veterana enxergarão semelhanças nos trabalhos e tem tudo para gostar do trabalho de Katy.

Apesar do acesso restrito às produções musicais “do mundo”, Katy parece não ter pressa para ficar em dia com tudo que deixou de absorver ao longo de sua criação. Pelo contrário, as faixas de Cool Dry Place fluem de forma tão despojada, que Katy parece estar muito à vontade com seu passado, com a música que cria no momento presente e com tudo que ainda há de vir. Não há ansiedade, pressa ou agressividade em sua música na mesma medida em que sobra talento e naturalidade.

Considerando o êxito que Cool Dry Place é, o futuro se pinta muito bonito para Katy Kirby. Tenha o sucesso que tiver, a artista está pronta para voar alto. Talento não falta.

--

--

Angelo Fadini
You! Me! Dancing!

Nascido nos anos 80. Criança nos anos 90. Adolescente nos anos 00. Adulto nos anos 10. Sobrevivendo nos anos 20.