Cuscobayo — Não É Bem Assim

Em seu segundo disco de estúdio, a Cuscobayo mostra por que é uma das maiores bandas do Brasil

Jennifer Baptista
You! Me! Dancing!
2 min readMay 9, 2022

--

Não É Bem Assim

Cuscobayo

Ouça: “Eu Esperei Demais”, “Desafogo”, “O Brasil Vai Acabar”
Nota: 10
Stream

Depois de seis anos do lançamento de seu disco homônimo de estreia, Cuscobayo (2016), a banda gaúcha traz de volta seu chegueden no (pós-)pandêmico Não É Bem Assim.

O disco mantém o tom político típico da Cuscobayo, tocando ainda mais na ferida do que é ser latinoamericano nestes tempos obscuros. Ao mesmo tempo refina a sonoridade já conhecida, investindo na mistura de elementos eletrônicos e acústicos, com sonoridades extremamente latinas e brasileiras. Uma das novidades é um gostinho de samba, que fica bem evidenciado em canções como “Eu Esperei Demais”.

Muito mais que um ritmo envolvente, suas músicas carregam em si letras sensacionais, boas para dançar com a mão na consciência. Inclusive, é uma das características principais da banda. Letras que sempre ressoam de alguma forma com o ouvinte, que chegam nos momentos certos e que trazem frases fortes e que ficam contigo, sabe? Não é exatamente aquele efeito “chiclete”, mas sim um sentimento de “putz, é isso!”.

Sem falar no instrumental, que é simplesmente primoroso, sendo rica a mistura única de instrumentos, entre cordas, percussão e sopros, apelidada pela banda de ‘chegueden’. Seja nas canções mais lentas, nas dançantes ou de batidas potentes, a Cusco tem o jeito certo de fazer uma canção que marca. Eles descobriram a fórmula que funciona bem demais e fazem dela seu melhor uso.

Não É Bem Assim fica melhor a cada audição, onde vamos descobrindo novos elementos e camadas do trabalho. Mesmo os singles, que eu já tinha cansado de ouvir, ganham novos componentes quando a gente ouve a obra completa.

Apesar de serem só 8 músicas, totalizando quase meia hora, é um álbum que faz total aproveitamento de cada segundo. Como eles cantam em “Desafogo”, ‘a arte vai salvar o mundo’. E quando dizem assim, cheios de convicção, eu até acredito que haja salvação. Mas, se por acaso o país se acabar mesmo, como profetiza o hit “O Brasil Vai Acabar”, pelo menos a gente vai dançando, em boa companhia, essa ciranda a caminho do inferno.

Quer tu tenha chegado agora no bonde da Cusco ou já cá esteja de outros carnavais, Não É Bem Assim é um álbum que vai não só te conquistar, como também deixar cristalino o porquê desta ser uma das mais incríveis bandas do país.

--

--