Doves — The Universal Want

Banda de Cheshire retorna após 11 anos sem lançamentos

Larissa Basilio
You! Me! Dancing!
2 min readSep 24, 2020

--

The Universal Want

Doves

Lançamento: 11/Set/2020
Ouça: “Carousels” , “Prisoners”, “Cycle Of Hurt” e “Mother Silverlake”
Nota: 7.0
Stream

Parado desde 2010, o grupo Doves surgiu no mesmo balaio que Coldplay e Muse. No começo da década passada, eram bandas que iniciavam seu caminho tentando explorar vertentes de rock, ao passo que misturavam referências progressivas e alguns elementos pop.

Após onze anos de hiato, The Universal Want, quinto trabalho do grupo, surge como um retorno às raízes, um desdobramento do passado. Tanto tempo fora do mercado transformou o novo projeto em uma espécie de filho querido e muito desejado.

The Universal Want relembra Lost Souls, primeiro álbum da banda lançado em 2000, mas com um certo refinamento, algo que evoca a maturidade construída pelo tempo. O grupo se uniu, lapidou suas melodias e letras e entendeu qual o melhor local para se encaixar em um lugar só seu.

Melodias dançantes se aliam a um certo clima de inconformismo. Linhas de baixo marcadas, característica da banda. Guitarras que flutuam e experimentam, adentrando um cenário oitentista. A percussão dá ritmo e ajuda a delinear as letras e a atmosfera. “Carousels”, faixa de abertura, evoca os elementos chave do grupo, além de usar batidas experimentais e distorções. “Broken Eyes”, é mais acelerada, ao mesmo tempo que experimenta mais uma volta ao estilo musical do início deste século.

“For Tomorrow” usa bem o refrão bombástico e os riffs. Entre um deslize e outro, o álbum caminha bem, entretanto, mesmo bem trabalhado, parece faltar uma potência mais precisa, algo que diga: “Voltamos e vocês precisam de nós”. Talvez isso fique para o próximo álbum (e que ele apareça num intervalo menor à uma década). “Prisoners” é destaque. Seja no coro que abre, seja na linha de baixo, seja nas guitarras apressadas, a faixa consegue prender o ouvinte. O Doves voltou, a pandemia continua. Que o cenário mude para que todas essas canções tomem forma em um palco.

--

--