Future Islands — As Long As You Are

Em As Long As You Are, Future Islands se derrama porque sabe que todos estão olhando

Quel Batista
You! Me! Dancing!
3 min readOct 21, 2020

--

As Long As You Are

Future Islands

Lançamento: 09/Out/2020
Ouça: “Glada” “I Knew You”, “Plastic Beach” e “Hit The Coast”
Nota: 9.0
Stream

As Long As You Are, recém-lançado álbum do Future Islands começa te envolvendo em um profundo e pacífico sentimento que te prepara para um grande disco. A faixa de abertura “Glada” já nos garante isso. Destaco de início o belíssimo trabalho de produção que permanece impecável ao longo de todo disco e é assinado pelos próprios integrantes da banda, tudo em um notável equilíbrio que garante uma experiência perfeitamente imersiva.

Os instrumentais não deixam a desejar, cada instrumento, arranjo e melodia está ali de forma presente, forte. Nada nesse disco é coadjuvante, não é como se os instrumentos preparassem a cama para a voz cavernosa de Samuel T. Herring, antes, se deitam nessa cama em perfeita desordem. A linha de baixo de “Born In A War” merece uma menção honrosa, ouça com atenção.

Não há, neste disco, um grande fator surpresa ou elemento inovador na criação da banda. E isso em momento algum é um problema. Future Islands não parece ser uma banda que vai sempre te ofertar algo diferente a cada novo trabalho. A beleza está na consistência, não há uma única faixa ruim, não há uma única faixa que você poderia pular na audição. É uma experiência completa. É o bom e “velho” Future Islands em sua melhor forma.

Ao mesmo tempo em que não surpreende, também não decepciona. Serve exatamente o que pedimos, mesmo sem sabermos disso. Nas composições, há um vocalista que derrama suas emoções em nossos ouvidos, lentamente, mas sem grandes metáforas. Vai de encontro a nossas frustrações e sentimentos mais profundos. É uma sinceridade que quase nos constrange. A faixa “I Knew You”, por exemplo, é claramente uma daquelas conversas que evitamos ter com quem nos relacionamos. Cru.

And it was so good to hear
After so many years
Not for the pain
But to hear you say anything real

Se você está há muito tempo sem ouvir Future Islands ou se nunca os ouviu, As Long As You Are é uma excelente forma de voltar ou começar, pois entrega exatamente tudo o que se pode esperar de Future Islands, coerente com tudo o que já foi feito por eles até aqui.

Spent a lifetime in the mirror
Picking apart what I couldn’t change
But I saw my mother, my father, my brother
In my face

Para aqueles que, como essa que vos escreve, são fãs do lirismo e da poesia, este último lançamento é bastante poético. É íntimo, confessional, mas não é triste, talvez melancólico em algumas ocasiões. É nele que Samuel expurga seus demônios emocionais ao som das teclas e sintetizadores e nós assistimos a esse exorcismo com espanto e admiração.

--

--

Quel Batista
You! Me! Dancing!

Escritora, produtora cultural, publicitária e podcaster.