Grouplove — This Is This

Ou como canalizar a frustração de não poder sair de turnê de um álbum produzindo outro

jullie
You! Me! Dancing!
2 min readApr 9, 2021

--

This Is This

Grouplove

Ouça: “Deadline”, “Scratch” e “Just What You Want”
Nota: 7.2
Stream

Os californianos do Grouplove estavam certos de que sairiam de turnê com o seu novo álbum Healer, em 2020. Mas, como todas as pessoas do mundo, seus planos tiveram que ser adiados por conta da pandemia mundial de coronavírus. O que eles fizeram com toda a energia e empolgação pós-lançamento? Mais um álbum. This Is This vem ao mundo um ano depois, com menos experimentações que o anterior, mais referência a seus primeiros trabalhos e mais harmonias instrumentais do que eletrônicas.

A guitarra plugada faz presença em quase todo o álbum, dando um leve toque pop punk, e pode ser que o som se torne saudosista para os velhos indies dos anos 2000, com diversas músicas dançantes e explosivas. Desde a primeira faixa, “Primetime”, o grupo alude ao tempo perdido, sem esquecer o ritmo ou desanimar, e com uma espécie de energia que se tornou caótica ao ser trancada entre quatro paredes.

Não à toa, o primeiro single do álbum é “Deadline”, um ode à simplicidade da infância e a tempos mais fáceis, quando nossa preocupação era o clichê de afundar a cabeça do aniversariante no seu próprio bolo — literalmente a inspiração para a capa de This Is This. Em contraponto a todo caos, as faixas “Oxygen Swimming”, “Seagull” e a última, “Shout”, trazem a lentidão harmônica que pede uma reflexão sobre o que estamos vivendo e sentindo.

Apesar de This Is This ser um curto recado, com a maioria das nove faixas com menos de quatro minutos, ele tem muita densidade e comprometimento do grupo, o que o leva a ser uma das suas melhores produções em mais de 10 anos de história. O álbum, que se resolve literalmente em meia hora, clama por saudosismo, positividade e pragmatismo, tão essencial para o tempo atípico em que vivemos.

--

--