Haru Nemuri — Lovetheism (EP)

Em Lovetheism, a japonesa Haru Nemuri mostra que sua mistura de noise, j-pop e rap continua dando certo

André Salles
You! Me! Dancing!
2 min readMar 30, 2020

--

Lovetheism

Haru Nemuri

Lançamento: 20/Mar/2020
Ouça: “Riot”, 「愛よりたしかなものなんてない」, “Lovetheism”, “Fanfare” e 「海になって」
Nota: 9.4
Stream

Dois anos após seu primeiro álbum oficial, a japonesa Haru Nemuri retorna com seu novo mini-álbum/EP Lovetheism. Haru To Shura, seu trabalho anterior, foi extremamente interessante misturando guitarras distorcidas e barulhos com elementos tradicionais de j-pop. Isso tudo servindo como base para que Nemuri lançasse seu estilo único de rap sobre tudo isso. Haru To Shura foi uma viagem sem volta, uma experiência incrível que com toda a razão levou Nemuri para o mundo — com inúmeras aparições em festivais no mundo todo e turnês pelo ocidente.

Agora, aqui em Lovetheism, a moça de Yokohama volta com tudo e mais um pouco. São apenas sete faixas e curtos 25 minutos, nos quais Nemuri adiciona uma quantidade absurda de elementos e texturas como fanfarras, metais, cordas e sintetizadores, além de suas tradicionais guitarras. As distorções, embora ainda presentes, ficam um pouquinho de lado dando lugar a experimentações e resultando em um trabalho final muito mais diverso do que qualquer coisa já lançada antes pela moça.

Mesmo com ela cantando em seu nativo japonês na maior parte do tempo, é possível perceber o quanto Nemuri está mais confiante em suas composições — ainda que não se consiga entender exatamente o que está sendo cantado. A segunda faixa, 「愛よりたしかなものなんてない」 (em tradução livre; “Não Confie Em Nada Além Do Amor”) é a que mais se aproxima do que ela havia lançado em Haru To Shura, mas ainda, sim, mostra sinais de evolução. Outro grande destaque do EP é a ótima 「海になって」 (“Torne-se O Oceano”), talvez a faixa mais densa do disco e uma das poucas nos quais o principal elemento é a guitarra. Lovetheism só peca, um pouquinho, pelo excesso de repetições principalmente de seus eventuais refrões e palavras em inglês como na faixa título.

Lovetheism é uma excelente continuação do que Haru Nemuri já vinha fazendo desde seu primeiro EP, Atom Heart Mother e levou à perfeição em Haru To Shura. Seu experimentalismo coerente e mistura inusitada de noise rock com j-pop e rap funcionam muito mais do que qualquer pessoa poderia prever e Lovetheism é só mais uma prova disso.

--

--