Kali Uchis — TO FEEL ALIVE (EP)

Dez minutos. É tudo o que Kali Uchis precisa para ter sua atenção em TO FEEL ALIVE

Valtair Júnior
You! Me! Dancing!
3 min readMay 8, 2020

--

TO FEEL ALIVE

Kali Uchis

Lançamento: 24/Abr/2020
Ouça: “i want war (BUT I NEED PEACE)” e “TO FEEL ALIVE”
Nota: 7.0
Stream

Dona de um dos melhores debutes da última década, o elogiadíssimo Isolation (2018), Kali Uchis virou um nome emergente dentro do pop midstream, trazendo muitas expectativas para qualquer trabalho posterior a seu primeiro álbum. Esquentando o banco para seu segundo álbum, a ser lançado ainda este ano, a artista colombiana nos presenteia nesta quarentena o curto EP TO FEEL ALIVE, de pouco mais de dez minutos.

O trabalho, produzido pela própria Kali e finalizado em seu quarto, é composto por quatro músicas que a artista apresentou anteriormente, mas que foram regravadas e finalizadas. Como a faixa “honey baby (SPOILED!)”, apresentada antes no vídeo promocional “Honey Baby” para seu primeiro EP, Por Vida (2015), e a faixa “angel”, versão finalizada da demo “Pablo Escobar”. As canções são uma clara continuação de seu primeiro disco: uma misturinha de pop e R&B contemporâneo com pitadas de uma latinidade muito própria da cantora. Kali segue, todavia, para um som mais atmosférico, quase lo-fi, lembrando trabalhos anteriores lançados pela conterrânea Tei Shi e por SZA, por exemplo.

As melodias suaves e arrastadas, acompanhadas de versos simples em um vocal quase preguiçoso da cantora, criam uma atmosfera empoeirada que leva o ouvinte para dentro dos sentimentos que a artista expressa nas composições. As letras são centradas em relacionamentos amorosos e problemáticos, tema já explorado por ela em algumas faixas de Por Vida e Isolation, que ganham destaque principalmente nas duas últimas faixas.

O registro é chamativo em seu curto período, a começar pela capa explícita, contendo a cena de duas mulheres fazendo sexo oral, representando “o eu da era Isolation devorando a vagina do meu eu em Por Vida”, de acordo com a cantora. Mas ao olhar para o repertório de Kali Uchis, o trabalho pouco evolui de seus registros anteriores. É como se faltasse um refinamento nas faixas que está presente em Isolation e que falta aqui, especialmente nos vocais e nos instrumentais. Segundo a própria artista, o EP não é para ser levado tão a sério, sendo um presente para os fãs até a chegada do álbum.

Mesmo que simples e nada inovativo, é um trabalho honesto e que vale a pena uma ouvida. Entretanto, jogo as minhas grandes expectativas para o futuro registro (que teve sua promoção adiada pela epidemia de COVID-19), onde esperamos a grandiosidade que Kali Uchis nos mostrou antes e que ficou devendo um pouco aqui.

--

--