Mark Lanegan — Straight Songs Of Sorrow

Lenda do grunge lança disco sombrio e autobiográfico

Raul Hallal
You! Me! Dancing!
2 min readMay 19, 2020

--

Straight Songs Of Sorrow

Mark Lanegan

Lançamento: 08/Mai/2020
Ouça: “Ketamine”, “Bleed All Over” e “ At Zero Below”
Nota: 7.2
Stream

Mark Lanegan — ex-vocalista da lendária banda grunge Screaming Trees, também conhecido por participar de alguns dos primeiros álbuns do Queens of the Stone Age — lançou em 2020 o décimo segundo álbum da sua produtiva carreira solo: Straight Songs Of Sorrow, um álbum biográfico inspirado em seu livro de memórias, Sing Backwards And Weep.

Assim como em sua biografia, a composição de Straight Songs Of Sorrow fala muito sobre morte e cada música traz referência aos episódios e às pessoas de seu livro. Musicalmente, combina elementos musicais de violão e fingerpicking (uso dos dedos ao invés da palheta) do começo da carreira de Lanegan aos elementos eletrônicos psicodélicos presentes em seus trabalhos recentes, ora trazendo músicas totalmente acústicas, como em “Apples From A Tree” e “Hanging On (For DRC)”, ora experimentando a combinação desses estilos como na excelente “Bleed All Over”. É válido destacar “Ketamine”, um slow blues extremamente melancólico e “At Zero Below,” balada eletrônica acompanhada de uma bela harmonia no violino.

Straight Songs Of Sorrow é um ótimo álbum para entender o artista complexo que é Mark Lanegan, mostrando sua criatividade e versatilidade ao passear confortavelmente por estilos musicais sem perder sua personalidade sombria característica. Lanegan se apresenta como um sobrevivente de um estilo musical e de vida que já levou vários artistas icônicos como Kurt Cobain e Layne Stanley e, sem apegar-se à fórmulas, traz músicas contemporâneas e que funcionam muito bem na cena atual.

--

--