Neon Trees — I Can Feel You Forgetting Me

Em seu quarto álbum de estúdio, banda pop retorna com um trabalho coeso e brutalmente honesto sobre a busca por paz e superação

Laura Martins
You! Me! Dancing!
3 min readAug 4, 2020

--

I Can Feel You Forgetting Me

Neon Trees

Lançamento: 24/Jul/2020
Ouça: “Holy Ghost”, “Mess Me Up” e “New Best Friend”
Nota: 8.9
Stream

Quando eu soube que falaria sobre Neon Trees essa semana meu coração se aqueceu. Além de ser uma banda pop com uma forte influência dos anos 1970 e 1980 (o que normalmente já ganharia pontos comigo), os versos de Tyler Gleen musicaram vários momentos de descoberta que me definiram como pessoa — e tenho certeza que isso rolou com muita gente também, lá em meados de 2010.

Após seis anos sem lançar um álbum de estúdio, a banda retorna com I Can Feel You Forgetting Me, uma ode desesperada — e esperançosa — sobre o fim, o luto e a recuperação pessoal de um relacionamento.

O quarto álbum da carreira do Neon Trees traz um olhar profundo sobre como o vazio pode ser desesperador, nos levando a fazer coisas que — geralmente — não faríamos. E é isso que marca sua mudança em relação aos álbuns anteriores, que contavam com músicas não só animadas, mas motivadoras também (principalmente depois de um ou dois shots de coragem numa balada).

I Can Feel You Forgetting Me pode ser considerado o trabalho mais introspectivo da banda até hoje e, pra quem ouve, diz abertamente que aquilo se trata de um sonho sobre o passado. Passando pela angústia, a culpa e o desejo desesperado por algo que não existe mais, os versos deste álbum, no fim das contas, são uma busca honesta por paz interior e superação. Não é sobre esquecer ou apagar o passado, mas aceitá-lo.

Apesar de não contar com muitas baladas, a obra não fica repetitiva por tratar de assuntos parecidos durante as músicas. Inclusive, dá pra notar que até “Mess Me Up”, quinta faixa do álbum, há um sentimento de tristeza e isolamento, mas também existe uma despedida. Depois do coração partido de Gleen brilhar com o adeus, “Living Single” dá seus primeiros passos em direção a aceitação. Embora seja um pouco cansativa por conta do refrão simples, a faixa tem seu propósito e marca a passagem do primeiro para o segundo ato do álbum, que vai do desespero à esperança.

Parafraseando uma declaração do líder da banda a um ex-amor há algumas semanas: “Eu posso sentir que você está me esquecendo e essa, realmente, é a melhor coisa que poderia acontecer”. É sobre isso. Esse álbum, apesar de falhar em alguns momentos com a falta de imaginação em refrões-chiclete (que também são uma característica de alguns hits da música pop oitentista), é um trabalho brutalmente honesto que vai muito além de reverberar apenas mágoa ou tristeza. É uma jornada coesa, reflexiva e, acima de tudo, corajosa.

Falar com tanta verdade sobre os estágios que atravessamos antes de encontrar a paz é o que torna esse álbum tão especial. E, ao contrário do que diz em seu título, I Can Feel You Forgetting Me não será esquecido tão facilmente.

--

--