on the radar: artistas que você precisa conhecer
country, synthpop, americana e indie rock em nossa eclética seleção de novidades
Lekursi
para fãs de: David Bowie, Sparks e Prince
“Wildfire” é o single de estreia do músico Christian Licursi, parte da dupla de indie rock Lux Dujour, com seu projeto solo Lekursi. Trata-se de uma canção fascinante com uma produção única, mesclando elementos de rock alternativo e post-punk com guitarras tradicionais árabes e melodias oníricas. A atmosfera criada por Lekursi aqui desafia quaisquer noções simplistas de gêneros musicais e se revela uma experiência de tirar o fôlego sem igual. Tecendo inspirações vindas de sonhos lúcidos e sincronicidades da vida, Lekursi cria um mundo totalmente único e imersivo em “Wildfire”. Uma faixa incrivelmente ousada e com pouquíssimas referências contemporâneas, seu single de estreia é convidativo e envolvente com suas camadas sonoras complexas e exuberantes. O artista de Blackpool, Inglaterra, entra na cena britânica brilhando com criatividade e originalidade, criando uma verdadeira tapeçaria sônica que dispensa quaisquer comparações.
Nightbitch
para fãs de: Shiny Toy Guns, Garbage e Tori Amos
Nightbitch é uma cantora, compositora e multi-artista britânica que atualmente reside em Barcelona, na Espanha, e que acabou de lançar seu segundo single. Trata-se de um cover de “I’m Afraid of Americans” do lendário David Bowie, e a forma como Nightbitch a reinterpreta é de tirar o fôlego. “I’m Afraid of Americans” veio poucos meses depois de seu primeiro single original “Stone Flower” e mostra a artista explorando uma outra faceta de sua musicalidade que funciona e muito bem com seus vocais e entrega. Com uma produção que oscila entre o synthpop e o industrial, a artista faz uso de elementos do rock alternativo dos anos 90 e traz toques etéreos ao seu trabalho. “I’m Afraid of Americans” ganhou uma nova dimensão aqui, soando muito mais intensa e raivosa mas ainda mantendo a essência experimental e electro-rock da original. As críticas sociais levantadas por Bowie em 1997 continuam absolutamente pertinentes agora quase trinta anos depois, e Nightbitch fez um trabalho excelente em resgatar essa faixa e trazê-la para 2024 com facilidade.
Kent Dustin
para fãs de: Pearl Jam, Daughn Gibson e Luke Combs
O cantor australiano Kent Dustin acaba de lançar “Impress You”, seu quinto single solo, e traz consigo um ótimo rock alternativo com toques de country muito bem pontuados. Em seu novo single Kent mostra que seu sempre presente liricismo está mais honesto do que nunca, em uma narrativa construída em profundidade e nuance. O artista cita nomes desde Justin Timberlake até The Teskey Brothers como inspirações, ilustrando sua versatilidade em brincar com e mesclar gêneros a fim de criar uma experiência única. “Impress You” contém uma veia otimista bastante presente, retratando um encontro com uma pessoa nova no qual o narrador está disposto a fazer de tudo para impressionar e causar uma boa opção. Essa interação, tão comum e recorrente no dia a dia, cai exatamente dentro do reino da celebração do cotidiano tão presente nas músicas de Kent. “Impress You” é uma canção de amor simples e eficiente, mas que se passa antes desse amor florescer em algo real. Ao retratar algo tão universal de uma maneira tão descomplicada, Kent se firma cada vez mais como um cantor e compositor capaz de transformar o mundano em mágica.
La Need Machine
para fãs de: Placebo, The Magic Numbers e The Decemberists
A banda de Seattle La Need Machine aparece por aqui novamente com seu novo single “The Mountain”, uma balada centrada no conceito de fazer o bem ao seu próximo independente de espiritualidade ou religião. A produção de “The Mountain” mostra que a banda está caminhando ainda mais livremente entre o indie rock, americana e folk contando com elementos como cordas, pianos e harmonias vocais impecáveis. “The Mountain” carrega consigo uma linda mensagem de aceitação e altruísmo, nos lembrando de que muitas vezes o que temos de mais valioso é a capacidade de ajudar alguém. E o La Need Machine também possui um longo histórico de contribuições para projetos de caridade ao redor do mundo todo, como o The Trevor Project e Médicos Sem Fronteiras. “The Mountain” é uma música sobre escolher fazer o bem, e serve como perfeita inspiração para melhorar nosso dia a dia e o daqueles ao nosso redor mesmo que seja com gestos pequenos.
Jason Heeter
para fãs de: Tim McGraw, Jason Isbell e Grant Lee Phillips
Jason Heeter, cantor e compositor americano, vem lançando música desde 2021 e agora se prepara para seu primeiro álbum solo completo. “Just Fine” é o segundo single do projeto, e se revela uma tenra e profunda balada sobre a desilusão que só vem com a idade e também a aceitação da passagem do tempo. O artista faz uma música country que soa bastante moderna ao mesmo tempo em que soa como uma ode a todes que vieram antes dele, resultando em uma sonoridade nostálgica e deliciosa de se ouvir. Com ótimas influências de blues e soul perfeitamente colocadas entre as guitarras e vocais típicos de americana, “Just Fine” é como um recorte de sentimentos e emoções singulares e universais. “Just Fine” se destaca como uma evolução natural do que Jason apresentou em seu EP Staring at the Sun no ano passado, trazendo mais detalhes e nuances à sua produção e sucedendo em um trabalho muito mais cheio e rico. O moço lançará seu álbum com sua banda completa, Heet & the AC’s, e ele promete agradar e muito os fãs do gênero.
Sarantos
para fãs de: Ben Folds Five, They Might Be Giants e Chumbawamba
O cantor, compositor e produtor Sarantos já conta com uma incrívelmente vasta discografia que conta com inúmeros singles, álbuns e projetos desde 2014. Nos últimos dez anos, o músico já trilhou diversos caminhos explorando diferentes estilos mas sempre com muita positividade e personalidade. Seu novo single, “14”, conta com uma produção inspirada pelo trabalho do One Direction e se revela uma canção tão divertida quanto complexa. Servindo como uma ode à adolescência e conseguindo capturar todas as tribulações, boas e ruins, de se navegar esses anos tão conturbados, “14” traz uma mensagem de inocência e pureza que transporta o ouvinte imediatamente no tempo. Explorando um pop animado e irreverente, Sarantos cria uma canção universal e contagiante não importa a sua idade — seja no âmbito da nostalgia para quem já passou por isso ou por sua candura e honestidade com a qual ele expressa os sentimentos dessa idade tumultuada.
Olie Beckett
para fãs de: Conan Gray, Harry Styles e Charlie Puth
Olie Beckett é um jovem cantor americano baseado na Flórida, e o menino-prodígio acaba de lançar seu quarto single original com apenas 14 anos de idade. Sua música é um synthpop recheado de diferentes influências, com uma produção bastante dinâmica e com performances vocais maduras e ricas em nuance. O pop feito por Olie em seu novo single “Effortlessly” caminha livremente entre o mainstream e o indie pop, criando uma atmosfera agradável e interessante de se ouvir. O jovem artista cita nomes que vão desde Harry Styles e Ariana grande até SZA e Rosalía como influências e inspirações, mostrando que mesmo com sua tenra idade o moço já conta com grandes aspirações. “Effortlessly” é uma canção que esbanja um senso de diversão e positividade, centrada na narrativa de um novo amor que está no começo e tudo parece possível. Olie escreve e compõe suas próprias canções e consegue capturar a essência da juventude com um ar ingênuo e maduro ao mesmo tempo, resultando em um pop que brilha com autenticidade e originalidade.
Esta matéria foi feita através do Musosoup e o movimento #SustainableCurator. Saiba mais aqui.