The Black Keys — Delta Kream

Em seu décimo álbum de estúdio, a dupla incorpora todos os clichês do blues e do rock ’n’ roll dos anos 1970 e homenageia grandes artistas do gênero

Laura Martins
You! Me! Dancing!
2 min readJun 3, 2021

--

Delta Kream

The Black Keys

Ouça: “Poor Boy A Long Way From Home”, “Stay All Night”, “Going Down South” e “Sad Days, Lonely Nights”.
Nota: 7.0
Stream

Diferente dos 9 trabalhos anteriores que marcaram a carreira do Black Keys, Delta Kream parece uma espécie de resgate da memória. A forma que os músicos encontraram para voltar ao lugar de onde vieram — e sempre pertenceram. Algum lugar no passado em pleno século 21.

Enquanto vimos Brothers, de 2010, e El Camino, de 2011, sintetizando todas as influências da dupla em hits originais que marcaram a cena indie na época, o trabalho em Delta Kream parece ter sido um processo diferente.

Dessa vez, conhecemos uma coletânea de covers de grandes artistas do blues, R. L. Burnside, John Lee Hooker, Mississippi Fred McDowell, Big Joe Williams, Ranie Burnette e Junior Kimbrough — este que é uma presença constante nos trabalhos e repertório da banda.

O nome Delta Kream já faz referência ao lar espiritual da dupla, o lugar onde o blues americano começou: o Delta do Mississippi. Local que, em meados dos anos 1950, teve um movimento intenso de migração da população negra do Sul dos Estados Unidos que partia para Chicago em busca de condições de vida melhores sem a repressão que enfrentavam à época.

Os arranjos na obra pontuam que Dan e Patrick estão experimentando e curtindo uma brisa juntos. Porém, não pense que este é um trabalho relaxado, muito pelo contrário. A construção das canções é elegante, um ponto de destaque para a produção do álbum como um todo. Lembrando que, além de tudo, DK foi gravado no estúdio caseiro de Dan, em Nashville.

O novo álbum é um trabalho pessoal para o Black Keys. Despretensioso na medida certa com notas de nostalgia, sendo uma forma de homenagear aqueles que fizeram a banda ser o que é hoje. A dupla deu seu toque ao blues do Mississippi, transformando-o em algo que soa flexível e reconfortante em muitos momentos.

Delta Kream é melhor quando ouvido não como uma porta de entrada para conhecer a obra do Black Keys, mas sim como uma das facetas da banda. Um convite pessoal feito pelos próprios Dan e Patrick para conhecer o blues enterrado em suas almas, que os moldou como músicos e que os trouxe até aqui.

--

--