The National — First Two Pages of Frankenstein

O novo — e nada aterrorizante — álbum do The National

Larissa Mendes
You! Me! Dancing!
2 min readMay 17, 2023

--

First Two Pages of Frankenstein

The National

Ouça: “The Alcott”, “Ice Machines”, “Once Upon a Poolside”, “Grease in Your Hair” e Tropic Morning News”
Nota: 9.0
Stream

O recém lançado First Two Pages of Frankenstein (2023), novo álbum da banda americana The National, já está entre nós e surge na prateleira dos meus ouvidos com ares de obra-prima. As 11 faixas do nono disco de estúdio do quinteto transita com desenvoltura pelo rock alternativo através da voz grave de Matt Berninger, que canta com tanto sentimento que por várias vezes nos levam às lágrimas.

É irônico saber que o sucessor de I Am Easy To Find (2019) nasceu após um aparente bloqueio criativo de seu letrista e frontman. Mesmo após uma insistente audição não perceberíamos tal dificuldade. First Two Pages of Frankenstein canaliza toda a sintonia do grupo formado no final dos anos 90, equilibrando suas letras poéticas e sua sonoridade elegante, tal qual o fizeram em Trouble Will Find Me (2013).

Por falar em letras, elas versam sobre afastamentos temporários e definitivos. Não daquelas separações cheias de ódio ou rancor, mas daquelas que o afeto ainda existe e conviver com tantas lembranças é o verdadeiro tormento. A saudade é eminente tanto quanto o estado de sentir-se constantemente perdido.

As participações especiais são um capítulo à parte. “The Alcott” — talvez a mais bela canção do álbum — tem um piano melancólico e a participação da queridinha Taylor Swift. Aliás, esta é a segunda colaboração da banda com a cantora. Phoebe Bridgers evoca a saúde mental na faixa “Your Mind Is Not Your Friend” e a tristeza em “This Isn’t Helping”, enquanto Sufjan Stevens participa da música de abertura, a dramática “Once Upon a Poolside”.

No primeiro single divulgado, a pseudo otimista “Tropic Morning News”, o vocalista Berninger divide a autoria da composição (seria o tal bloqueio criativo?) com sua esposa Carin Besser. A outra canção “animadinha” fica a cargo da simpática “Grease in Your Hair”, que lembra a sonoridade do álbum High Violet (2010). O restante das canções, tais como “Ice Machines”, “Eucalyptus” e “Alien”, são melódicas e melancólicas na medida exata, tal qual um entardecer de outono.

O The National inicia sua turnê na segunda quinzena de maio, passando pela América do Norte e Europa e tem em sua abertura, nomes como Patti Smith, Soccer Mommy, The Beths e Bartees Strange. Seria um devaneio sonhar com essa turnê em terras brasileiras?

--

--