Como foi o início da minha carreira na área de tecnologia

Lucas dos Santos Ezidro
Youse Tech
Published in
3 min readMar 23, 2023

Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por tecnologia, e no final de 2019 realizei um grande sonho de iniciar meus estudos em uma universidade, cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mas dentre todas as áreas que existem no universo da tecnologia, uma em específico sempre foi a que de cara conquistou meu coração: a área do Front End.

No início, eu virava noites estudando, pensando em construir meu futuro, claro, mas indo um pouco além disso. Porque quando você faz algo que ama, não se torna maçante e cansativo, muito pelo contrário, você faz aquilo porque é divertido e prazeroso, e comigo sempre foi assim.

Durante alguns meses, eu estudava diariamente, mas ainda estava em busca de uma vaga. Passei por meses desempregado e alguns meses trabalhando com outras coisas, mas sempre enviando meu currículo na esperança de conseguir uma vaga na área de tecnologia. Foi quando em abril de 2021, fui recrutado para participar de um processo seletivo na Youse para compor o time de BI (Business Intelligence) como estagiário.

Na primeira fase da entrevista haviam algumas pessoas e o meu coração estava a mil, principalmente ouvindo as experiências compartilhadas, que na minha visão, eram muito maiores que as minhas. Ao final da entrevista, já estava um pouco desanimado, não imaginava que dias depois seria convidado para a segunda fase, o que pra mim foi uma alegria imensa. Porém, depois de participar desse processo, recebi a notícia de que seguiram a vaga com outra pessoa.

Mas isso não me fez desanimar, segui buscando vagas e novas oportunidades. No entanto, acredito que estava predestinado a trabalhar na Youse. No dia 6 de junho de 2021, coincidentemente no dia do meu aniversário, eu recebi uma ligação da Youse para continuar no processo para uma outra vaga, e no final fui aprovado. Foi uma alegria imensa, por mais que ainda não estivesse entrado em Front End, eu estava em um cargo da área de tecnologia.

Então comecei meu estágio em BI, na Youse, em setembro de 2021. Em todo tempo que estive nessa posição, tive a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis que me ensinaram muito e que vou levar pra vida. Sempre fui bem acolhido, nunca fiquei na mão com dúvidas, pude desenvolver minha parte analítica e aprender linguagens de programação como Scala Spark e SQL. Fiquei 1 ano e 2 meses trabalhando nesse cargo, até que em outubro de 2022 vi um processo aberto para Desenvolvedor Júnior na Youse.

Era a chance de trabalhar com a área que sempre amei, e também uma oportunidade de alavancar minha carreira profissional para o próximo nível dentro de uma empresa incrível e que dá valor para os funcionários. Agarrei a oportunidade e fiz todo o processo seletivo. Quando recebi a notícia da aprovação, foi um dos momentos mais felizes da minha vida pessoal e profissional. Um presentaço!

Em novembro de 2022, iniciei na área de Front End na Youse, e desde então venho vivendo um sonho e espero crescer muito mais, me dedicar pra fazer acontecer e buscar evoluir e aprender com meus colegas de trabalho. Eles são grandes profissionais e podem me ensinar muito em todos os aspectos!

--

--