Cultura centrada na qualidade em times agéis

Como contribuir para que todo o time sinta-se responsável pela qualidade do produto e participe ativamente?

Laylla Rodrigues
Youse Tech
5 min readSep 21, 2022

--

Embora a maioria dos times sejam considerados ágeis, é possível observar que as pessoas ainda tendem a manter os silos habituais.

O controle da qualidade ainda é frequentemente visto como objetivo apenas do QA, mas sabemos que deve ser responsabilidade de todos. O papel do QA está mudando e é importante olhar ao redor e ver como ele está sendo aplicado em outros lugares.

A Lisa Crispin e a Janet Gregory, ao escrever seu livro Agile Testing Condensed, fizeram essas e outras perguntas que reforçam a importância de estarmos atualizados quanto à atuação dos QAs e à cultura da qualidade. Essas diferentes perspectivas ajudam-nos a entender como os QAs e os times podem adaptar-se e construir uma cultura centrada na qualidade.

Para maior entendimento de como o papel do QA tem atuado não somente em outras empresas e culturas, mas também em países diferentes do nosso, a seguir podemos entender como os profissionais de tecnologia, da Alemanha, Canadá e Nova Zelândia compreendem esse papel:

Testadores são a cola de qualidade do time

Alex Schladebeck — Alemanha

Comecei a usar o termo “engenheiro de qualidade integrado” ou “consultor de qualidade integrado” para esta função. O problema com o título “testador” é que contém o nome de uma das muitas atividades que fazemos, então você ouve perguntas como: “Se todos estão envolvidos no teste, por que precisamos de um testador?” ou declarações como “Os desenvolvedores estão automatizando os testes, então não precisamos de uma função de testador”. O teste é apenas uma das muitas coisas que um testador faz. Na minha opinião, precisamos lutar contra a ideia que um time ágil deve consistir em “quimeras”: uma mistura de diferentes funções ou um membro do time canivete suíço que pode fazer tudo: requisitos, UX, teste, segurança, front e backend. Os times ágeis precisam ser diversificados e multifuncionais, o que significa que precisamos de pessoas com diferentes origens, interesses e especializações, sem que ninguém seja um silo ou gargalo.

Eu acho que é um equilíbrio que pode ser alcançado.

Jornada profissional de um testador ágil

Paul Carvalho — Canadá

Um ótimo testador ágil passa mais tempo com um marcador de quadro branco na mão e trabalhando em pares com outros membros do time do que qualquer outra coisa. É ajudar o resto do time a ver e entender mais sobre o sistema, antes que ele seja construído. “Build Quality In” (Construir com qualidade) é mais do que um slogan; é uma realidade que grandes testadores podem ajudar a habilitar times colaborativos de alto desempenho.

O mundo não precisa de mais validadores

Aldo Rall — Nova Zelândia

Os verdadeiros mestres do futuro local de trabalho serão aqueles que serão capazes de observar um contexto, aplicar a combinação adequada de habilidades e, em seguida, ajustar continuamente a combinação de habilidades à medida que o contexto evolui. Essa intuição leva tempo para se desenvolver e é um domínio em constante mudança. Aprender novas habilidades enriquecerá a capacidade e o valor que essa pessoa traz para as organizações e times. Trazemos muitas habilidades diferentes do que apenas habilidades de teste de engenharia.

É esclarecedor entender como esses profissionais consideram a função de um QA, não é mesmo?!

O QA precisa usar suas habilidades para disseminar conhecimentos sobre qualidade, elevando o domínio do time sobre a disciplina, possibilitando que todos possam realizar as atividades de testes essenciais, desde o início do desenvolvimento. Só assim, conseguiremos que o time esteja consciente das necessidades referente à qualidade, e tenham a responsabilidade e o domínio da disciplina tanto quanto o QA do time.

Quando os times entendem que a qualidade e o teste é responsabilidade de todos, eles passam a incorporar seus conhecimentos e habilidades criando um ambiente de aprendizagem e melhoria continua.

A Lisa Crispin e a Janet Gregory tem sete fatores de sucesso que consideram necessários para ter sucesso na entrega de um produto. Fatores esses que tento aplicar em meu dia a dia.

No próximo tópico, trarei resumidamente a ideia de cada fator em imagem.

Fatores de sucesso e principais práticas de teste ágil para orientar os times:

Na minha experiência, acrescentaria além de paciência, pois o processo de mudança e evolução não é fácil e rápido, também o encorajamento.

Sim, isso mesmo: encorajamento! Já atuei com devs que não expressavam a sua opinião sobre as regras de negócio ou sobre os testes, pois diziam que não sabiam se podiam, pois, o “trabalho deles era codar”. Então, na minha rotina, sempre encorajo os devs a serem o mais críticos que puderem, a voz de todos devem ser ouvidas. Se apenas um profissional falar durante determinada reunião de planejamento/refinamento, isso é um sinal de alerta! Afinal, a qualidade e o produto são construídos por todos, e para que todos tenham o sentimento de dono, todos devem contribuir.

Um pouco sobre como atuamos com a qualidade na Youse

O time de QA da Youse tem uma formação em chapter, compartilhamos a responsabilidade da qualidade com todos da squad, estamos em constante evolução e aprendendo todos os dias. Nem todas as squads tem QA. Por isso, nosso chapter atua fortemente na disseminação de práticas de qualidade com algo semelhante a abordagem de time inteiro, não são apenas os QAs quem puxam as tasks para testes, mas qualquer pessoa no time que tiver o conhecimento e estiver disponível. Nosso chapter atua auxiliando na criação de regras de negócio, levantando riscos, mapeando cenários de testes junto aos devs, refinando a experiência do usuário junto ao time de UX, auxiliando o time mobile com smoke testes. Também realizamos atuações cross para apoiar os outros chapters da engenharia.

Como podem ver, nosso chapter de qualidade atua muito próximo de todo o time, mas todos detém o mesmo nível de responsabilidade pela qualidade que o QA na squad.

E você, como tem contribuído com a cultura de qualidade da sua empresa? Não se esqueça, mentalidade de dono. Todos podemos contribuir de alguma forma!

--

--