O que é Lean Inception

E por que escolhemos o modelo remoto como ferramenta para construir o produto certo?

Alga Lui Leal Cazenave
Youse Tech
3 min readJul 12, 2022

--

Field vector created by upklyak — www.freepik.com

Quando pensamos nos grandes desafios em se ter um time alinhado no mesmo foco, com o objetivo de construir o produto certo, questões diversas podem aparecer. Diante de uma gama de perguntas, a Lean Inception vem como uma estratégia de sucesso comprovada. Paulo Caroli, o idealizador do método, combina a essência do conceito de produto mínimo viável, do livro “The Lean Startup”, com processos de “Design Thinking” e o que nasce disso é um produto de criação colaborativa, valioso, usável e surpreendente.

Desde o seu início, a Youse teve sua estratégia balizada pelas metodologias ágeis para desenvolvimento de produtos e, nesse contexto, os times possuem uma visão clara de onde querem chegar num curto e médio prazo, com espaço para adaptação, de modo a priorizar as entregas de maior valor ao cliente. A confiança no objetivo da empresa e em seu potencial de exponencialização de negócio por parte dos stakeholders trouxe para os times o investimento e o desafio de acelerar as entregas mapeadas, na metade do tempo planejado inicialmente.

Pode parecer simples visto o investimento recebido e o roteiro prévio existente para iniciar o trabalho e as entregas de valor planejadas, porém seria uma atitude pouco sensata. O manifesto ágil, escrito em 2001, tem como um de seus valores a premissa de “responder às mudanças, mais que seguir um plano”, mas em nenhum momento enfatiza que se deve ignorar o planejamento. Ter a oportunidade em que todas as partes interessadas estivessem juntas, exercitando a escolha, divergindo e convergindo para escolher aquilo de mais precioso e viável, nos pareceu a melhor opção.

Conseguimos trabalhar em conjunto para reunir até 24 pessoas, de times de todo ecossistema da Youse, em uma sala de reunião remota, usando as ferramentas Google Meet e Miro. Durante uma semana, realizamos um conjunto de 8 atividades diversas, centradas no processo de design iterativo para atender às necessidades dos usuários e nas mais modernas abordagens para a criação de produtos baseadas em aprendizados e na validação de hipóteses.

O fruto dessa criação coletiva de produto mínimo viável foi apresentado e aprovado pelos stakeholders, dentro do tempo estipulado, gerando valor desde sua primeira entrega. Está em andamento nesse momento que escrevo a execução do plano. Por isso, ainda não é possível apurar os resultados finais que conseguimos alcançar através da Lean Inception, mas o que dá pra perceber claramente é que a organização, o entendimento prévio e principalmente o engajamento das pessoas envolvidas atingem um patamar diferenciado, proporcionando a todos um sentimento de estar seguindo o caminho certo.

Quer saber mais detalhes sobre o passo a passo de como foi a realização de cada uma das etapas da Lean Inception? Preparei um material explicativo que está em anexo e você poderá entender melhor os detalhes deste caso.

Referências

--

--

Alga Lui Leal Cazenave
Youse Tech

Atualmente estudo e trabalho com Agilidade. Minha ideia aqui é trazer conteúdos relevantes para a comunidade de modo a aprender e compartilhar minhas vivências.