Monitorando VMware com Zabbix

bernardolankheet
Aug 3 · 6 min read

O Zabbix possui suporte nativo para monitoramento de VMware desde da versão 2.2.0. A comunicação é realizada através do protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), o Zabbix utiliza checagem simples (simple check) direto nos serviços web do VMware, possibilitando a criação de regras de descobertas para cadastro e monitoramento de Vcenter, Hypervisores, Datasources e Guests VMs de forma automática e de forma bem simples.


Preparando o Ambiente

Preparando o Ambiente

Pré-requisitos para este monitoramento são:

  • VMware 4.1 +

Já no arquivo de configuração do Zabbix server (zabbix_server.conf), ou se for monitorado por um Zabbix proxy (zabbix_proxy.conf), devemos nos atentar aos seguintes parâmetros:

  • StartVMwareCollectors — número de instancias que o Zabbix iniciará para o monitoramento. Aceita de 0–250.

Obs: um ponto que devemos ter atenção aqui, é o número instancias que temos que configurar. Se formos monitorar apenas um VMware/VCENTER, coloque 2, se for 3 servicos deixe 6 e por vai.

Pense nessa Formula: servicenum pode ser 1 Hypervisores ou 1 VCenter

numeroservico < StartVMwareCollectors < (numeroservico * 2)

  • VMwareCacheSize — Tamanho de memória cache para armazenar dados do VMware, aceita 256k — 2G (default 8M), quanto mais hosts maior tem que ser.

Customize para parâmetro conforme seu ambiente e lembre-se de reiniciar o serviço do Zabbix server ou proxy.

Ao reiniciar, será possível ver nos logs os Coletores iniciando, algo como:

server #17 started [vmware collector #2]

server #16 started [vmware collector #1]

Para o VMware, não precisamos realizar nenhuma alteração ou configuração, mas por boas práticas, gosto de criar um usuário Readonly dentro do VMware apenas para o monitoramento, já que apenas iremos consultar as informações. Então fica a dica, mas é possível utilizar o Login root.


Templates VMware

Temos 3 Templates para VMware no Zabbix, que já estão presentes após a instalação da ferramenta, irei comentar um pouco sobre cada um deles.

Image for post
Image for post
Templates VM VMware

O Template “Template VM VMware”, é utilizado para monitoramento do hypervisor VMware vCenter e ESXI.

Já o Templates “Template VM VMware Hypervisor” e “Template VM VMware Guest”, são Templates que estão linkados com o “Template VM VMware”, eles possuem as regras de descobertas (LLD) que irá descobrir os hosts ESX e as Maquinas virtuais dentro do ambiente de virtualização, normalmente não são ligados manualmente a um host do zabbix, mas é possível customiza-los e usa-los separadamente (será necessário criar uma macro informar UUID manualmente, comentarei depois sobre).

  • Template VM VMware Hypervisor (Será monitorado toda a saúde e Inventario do seu Vmware Host)

Acessando o Template de VMware e indo na regra de regras de descoberta teremos os 4 regras de Discoverys cadastradas.

Image for post
Image for post
Regras de LLD VMware

Descoberta VMware Cluster: Nome do Cluster cadastrado no VMware

Descoberta VMware datastores: Informações de todos os Datastores do cluster, inclusivo os externos quando utilizamos Storage. Inclui Media de leitura e gravação, espaço livre e total.

Descoberta VMware Hypervisores: Este é um prototico de host, onde ele faz a descoberta de todos os hypervidores/ESX que participam do VMware e cria um o host dentro do grupo Hypervisors e cria grupo com o nome do cluster e datacenter.

Temos alguns pontos que são interessantes aqui, na guia Host, temos duas macros, uma de Host Name, onde é uma macro de LLD (macros com # são macros proveniente de LLD), onde captura o UUID do Hypervisor do VMware (será único para cada hypervisor), se você for usar os este Template separado, devemos criar uma macro ({$UUID}) no host ou no Template e informar o UUID separado, se utilizar este Template, não há necessidade, é feito automático e a outra para Visible Name ( onde é capturado o nome do hypervisor e inserida como nome visible, facilitando a identificação). Temos a guia de Grupo, onde temos alguns protótipos de grupos que serão criados e o host será automaticamente inclusos neles. Por fim a guia Templates, onde temos o Template VM VMware Hypervisor que será vinculado a este host após a descoberta.

Image for post
Image for post

Descoberta VMware VM: Essa regra, também é um protótipo de Host, nela é realizada a descoberta de todas as Maquinas Virtuais que estão no VMWARE, independentemente do tipo de sistema operacional. Aqui temos na Guia Host, macros para HostName, onde será capturado o VM UUID da máquina virtual e cadastrado no hostname e no VisibleName, será cadastrado o nome da máquina virtual em si (esse processo é interessante para não ser cadastrado hosts com hostname iguais). Na guia Group, temos os protótipos de grupos que serão criados, será criado um grupo chamado “Virtual machine” e outros 3 com base no nome do cluster, datacenter e hypervisor. Por fim temos a guia Templates, onde temos o Template VM VMware Guest que será vinculado nestes hosts.

Image for post
Image for post

Cadastrando Host VMware no Zabbix

O processo para cadastrar um host no Zabbix, será o processo normal para cadastro de um host, como o tipo de checagem é do tipo simples, apenas precisaremos nos atentar as macros que apontarão os acessos aos serviços web do VMware. Realize o cadastro do host no Zabbix e na guia de macros, cadastre as macros:

{$URL} — Serviço VMware (vCenter ou hipervisor ESX) URL do SDK do servidor (https://servername/sdk){$USERNAME} — Nome do usuário de acesso ao serviço VMware{$PASSWORD} — Serviço VMware {$USERNAME} senha do usuário

Exemplo:

Image for post
Image for post

Nota-se que não precisamos cadastrar a UUID de Hypervisor ou das VMs para o monitoramento, tudo será feito automaticamente.

Após o cadastro, por default cada regra de descoberta demora 1h para ser iniciada, então caso for esperar, pode demorar cerca de 2h para ter todos os itens descobertos e coletados pelo Zabbix. Mas você pode forçar a checagem utilizando o Check Now (Para versões anteriores) ou Execute now (para Zabbix 5+).


Coleta

Este é um dos Hypervisores descobertos, com a identificação na frente em Laranja (Discovery VMware hypervisor: ……) e o Host normalmente cadastrados.

Image for post
Image for post

Obs: Peguei as prints de um ambiente que administro, é possível verificar o hypervisor descoberto e cadastrado.

Aqui as Maquinas Virtuais e com o Template VM VMware Guest já vinculado.

Image for post
Image for post

Dados Coletados

Image for post
Image for post

Logs e Troubleshooting

Para acompanhar os logs (que é de grande ajuda para definir os valores do Collectors) e verificar algum possível problema, aumente o nível de log do Zabbix, para isso, acesse o shell/terminal do seu Zabbix Server e digite:

zabbix_server -R log_level_increase=”vmware collector”

Se estiver usando mais de um coletor, basta informar no lugar de N o número do collector vmware:

zabbix_server -R log_level_increase=”vmware collector,N″

Depois que o Zabbix Server estiver monitorando tudo e, não for mais necessária a verificação através dos logs, basta voltar para o nível do log normal, utilizando a opção -R log_level_decrease:

zabbix_server -R log_level_decrease=”vmware collector”zabbix_server -R log_level_decrease=”vmware collector,N″

Dá para ver que não é um mistério o monitoramento de VMware e vejo nas comunidade muitas duvidas sobre, acaba que no final é um processo simples e os Templates foram criados para ter o mínimo configuração possível.

Espero que possa lhe ajudar.

Até breve!


Zabbix Brasil

zabbix grafana monitoring

bernardolankheet

Written by

Bernardo Gomes Lankheet é graduado em Redes de Computadores pelo IFES, Pós Graduação em Segurança da Informação e apaixonado em compartilhar conhecimentos.

Zabbix Brasil

Compartilhando conhecimento sobre monitoramento

bernardolankheet

Written by

Bernardo Gomes Lankheet é graduado em Redes de Computadores pelo IFES, Pós Graduação em Segurança da Informação e apaixonado em compartilhar conhecimentos.

Zabbix Brasil

Compartilhando conhecimento sobre monitoramento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store