ZACH NA COPA #3

A sempre favorita Alemanha

Presente entre as quatro melhores da Copa em 13 das 19 participações, a seleção alemã vem mais uma vez forte

--

Por JOÃO VENÂNCIO (texto) e TIAGO DE MORAES (edição)

Thomas Müller e Manuel Neuer (Ilustração: Tiago de Moraes/ZACHPOST)

Atual campeã, a seleção da Alemanha construiu um modelo bem sucedido

Um modelo bem sucedido em campo e fora dele, com uma geração de ouro. A Alemanha chega como uma das principais cotadas para o título. Presente, desde 2002 entre as quatro primeiras seleções, a seleção alemã é tetracampeã mundial e um exemplo de gestão. Mas nem por isso é uma seleção que deixa de ter problemas.

Die Mannschaft sofreu para encontrar um substituto para Philipp Lahm. Kimmich conseguiu a vaga devido às grandes atuações pelo FC Bayern. O Bayern conseguiu “dar mais dor de cabeça” para Joachim Löw. Às vésperas do Mundial, o zagueiro Jérôme Boateng teve um problema muscular. Foi convocado, mas não se sabe ainda as reais condições em que ele chegará para o torneio.

Também se destaca a situação de ter Stegen. O goleiro que atua no Barcelona foi titular na conquista da Copa das Confederações e atuou em alto nível em toda temporada europeia dará espaço a Manuel Neuer. Último Luva de Ouro (prêmio dado ao melhor goleiro da Copa), Neuer não atuava desde setembro, após uma fratura no pé e muitas dúvidas sobre sua atuação na Copa, será o goleiro titular.

Sem falar em polêmicas extra-campo, que refletem na torcida. Dois jogadores convocados, Gündogan e Mesut Özil, jogadores de origem turca, postaram fotos com o atual presidente da Turquia, Recep Erdogan. As fotos foram usadas em uma campanha eleitoral para a tentativa de reeleição do candidato. O momento político turco é conturbado. O país se encontra em crise e a imagem dos atletas supostamente apoiando o político não caiu bem dentro da opinião pública alemã.

Entretanto, é seguro que este tipo de coisa não vai atrapalhar a seleção alemã dentro de campo. Em jogos oficiais, o retrospecto após a Copa de 2014 é satisfatório. Entre eliminatórias para a Eurocopa, Eurocopa, Copa das Confederações e Eliminatórias pra Copa do Mundo, foram 31 jogos oficiais, 24 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Provando ser uma equipe muito difícil de ser batida, não à toa ocupa a primeira posição no Ranking da FIFA.

A lateral esquerda parece ser de Jonas Hector, do Köln e o ataque tem um atleta pronto para ganhar projeção: Timo Werner. O atacante do RB Leipzig vem de uma temporada muito boa. Foram 22 gols e 9 assistências para ele, entre Bundesliga, Copa da Alemanha, Champions League, Liga Europa e Copa das Confederações e é um das apostas da seleção alemã. Werner tem 22 anos e já é visto com bons olhos por clubes de maior expressão. Seu nome vem sendo constantemente ligado ao Bayern de Munique, maior clube alemão.

O meio de campo continua sendo a chave da equipe. Kroos e Gündogan comandam as ações, e a equipe ainda conta com nomes como Mesut Özil e Sami Khedira. Pontas agudos como Marco Reus, além do cara da seleção alemã em Copas atualmente, que falaremos sobre ele abaixo:

Thomas Müller

Com 10 gols em duas participações em Mundiais, Müller é cotado como principal sucessor do ex-companheiro de seleção Miroslav Klose no posto de maior artilheiro da história dos mundiais (16).

Na temporada atual, Müller fez 16 gols e 16 assistências. (Das assistências, 14 foram na Bundesliga, sendo o líder do fundamento no campeonato), de acordo com informações disponíveis no WhoScored. Ele, assim como o elenco bávaro, teve uma crescente a partir de janeiro e, sem dúvida alguma, está com apetite para disputar mais um mundial.

Apesar do estilo brincalhão, o atacante é um jogador muito sério. Muitos têm uma imagem de que ele não seja considerado tão técnico, mas a simplicidade com a qual ele joga futebol e sua eficiência dentro de campo, faz com que ele seja um destaque entre os jogadores alemães. Müller é o alemão com mais gols na história da UEFA Champions League e quer quebrar mais recordes individuais.

Os Convocados

  • Gol: Kevin Trapp (PSG — FRA), Manuel Neuer (FC Bayern) e Marc-Andre Ter Stegen (FC Barcelona — ESP);
  • Zagueiros: Antonio Rüdiger (Chelsea — ING); Jérôme Boateng (FC Bayern); Jonas Hector (1. FC Köln); Joshua Kimmich (FC Bayern); Marvin Plattenhardt (Hertha BSC); Mats Hummels (FC Bayern); Matthias Ginter (Borussia Mönchengadbach) e Niklas Süle (FC Bayern);
  • Meio-campistas: Ilkay Gündogan (Manchester City — ING); Julian Brandt (Bayer Leverkusen); Julian Draxler (PSG — FRA); Leon Goretzka (Schalke 04); Mesut Özil (Arsenal -ING); Sami Khedira (Juventus — ITA); Sebastian Rudy (FC Bayern) e Toni Kroos — Real Madrid-ESP);
  • Atacantes: Marco Reus (Borussia Dortmund); Mario Gómez (Stuttgart); Thomas Müller (FC Bayern) e Timo Werner (RB Leipzig).

"ZACH NA COPA" é uma série com análises e artigos sobre as principais seleções e as expectativas para a competição na Rússia:

Curtiu? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — e deixe o seu comentário. Siga a ZACHPOST no Facebook, Twitter e Instagram.

--

--

João Rafael Venâncio
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Graduado em jornalismo. Gosto de NBA, Rap e Futebol. Escrevo sobre o que acompanho.