PLAYOFFS NBB

Cearense vira o placar em cima do Pinheiros e garante vaga nas quartas de final

Duelo foi acirrado até nos segundos finais, mas a reação pinheirense não conseguiu estragar a vitória do Carcará, por 64 a 63.

Tiago de Moraes
4 min readApr 13, 2018

--

Betinho, com 14 pontos, foi um dos destaques do Carcará (Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense/Divulgação)

Por Tiago de Moraes, com informações da LNB

O Basquete Cearense, enfim, conquistou o passe para as quartas de final do NBB, eliminando o Pinheiros com três vitórias na série e uma derrota. Isso depois de quatro temporadas tentando emplacar, sem sucesso, uma série de playoffs. O resultado histórico foi diante da torcida do Carcará, nesta quarta-feira (11), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

Os cerca de oito mil torcedores que foram prestigiar a equipe precisaram segurar a emoção, dada a intensidade do jogo em quadra. Foi uma partida acirrada do começo ao fim, cujo desfecho ficou em aberto até os derradeiros segundos do cronômetro.

A equipe paulista até conseguiu manter uma vantagem razoável durante os três quartos, no entanto, não teve força o suficiente para segurar o Carcará, que levou a melhor por pouco, pelo placar de 64 a 63. O Pinheiros começou o confronto mais entrosado e chegou a abrir 12 pontos em cima do rival. Porém, a estratégia do Cearense foi mais calculada, optando por diminuir a vantagem aos poucos ao invés de uma ofensiva abrupta.

Recorde de público: 8.115 pagantes no Paulo Sarasate (Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense/Divulgação)

Já na metade final da partida, os donos da casa aproveitaram a queda de rendimento da equipe paulista para virar o jogo. O Pinheiros conseguiu segurar a reação por alguns minutos, mas o Cearense incendiou o ginásio com as bolas de Sualisson e Felipe Ribeiro. Restando dois minutos para o fim do duelo, o Carcará assumiu a liderança do jogo com oito pontos de vantagem (64 a 56).

A equipe paulista não entregou as pontas. No último minuto de jogo, a reação pinheirense quase estragou o que seria uma vitória tranquila do time nordestino. Bennett aproveitou uma falta sofrida e cortou a diferença para seis pontos (64 a 58). O atleta errou o lance livre, mas o rebote ficou com time pinheirense, que rapidamente acertou uma bola de 3 pontos com Gemerson (64 a 61).

Na sequência, o clube paulista ainda recuperou a posse nos últimos 40 segundos de jogo. Com a posse na mão, Corderro Bennett sofreu mais uma falta e voltou na linha dos tiros livres. O norte-americano foi perfeito nas tentativas e reduziu a margem para um ponto (64 a 63) com 27 segundos no relógio.

Depois de dois tempos técnicos e muita pressão, o Pinheiros veio desesperado para virar o placar na contagem regressiva. Em uma jogada rápida, Ware recebeu a bola de Bennet e arriscou um arremesso de 3 pontos, mas errou a tentativa, desperdiçando a última chance de vitória paulista. A disputa foi para o rebote e restou ao Carcará manter a marcação até o cronômetro decretar o fim da partida.

Carcará venceu sua primeira série de playoffs na história do NBB (Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense/Divulgação)

Os destaques individuais ficaram por conta do ala Betinho, com 14 pontos e nove rebotes, o ala/pivô Felipe Ribeiro, também com 14 tentos, e o pivô Leozão, que deixou a quadra com um duplo-duplo de 11 pontos e 14 rebotes. O ala Sualisson foi outro trunfo do time nordestino, com 13 pontos, a maioria deles no quarto período.

Pelo lado da equipe pinheirense, o desempenho do armador norte-americano Corderro Bennett foi destaque, sendo o cestinha do duelo com 18 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências (20 de eficiência).

Com a eliminação, o EC Pinheiros terminou a décima edição do NBB na nona colocação geral. Na próxima fase, o Cearense enfrentará o vice-líder Paulistano, rival que tirou a equipe nas oitavas da temporada passada, por 3 a 2.

+ Veja mais notícias sobre basquete no caderno Estação14.

Curtiu este conteúdo? Você pode aplaudir quantas vezes quiser. Desse jeito, outras pessoas poderão descobrir as matérias produzidas pela ZACHPOST.

--

--

Tiago de Moraes
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Jornalista e fundador de ZACHPOST. Músico, pesquisador e nerd vidrado em quadrinhos, design gráfico, cinema e rock.