Playoffs NBB

Em casa, Minas abre vantagem nos minutos finais e atropela o Vitória

Wesley, Gegê e Jefferson Campos foram decisivos para a “tempestade mineira” no último quarto. Equipes se enfrentam novamente na próxima quarta-feira (4).

Tiago de Moraes
3 min readApr 2, 2018

--

Jefferson Campos foi o cestinha do Minas no jogo contra o Vitória (Foto: LNB/Divulgação)

Por Tiago de Moraes*

O Minas Tênis Clube dominou o Vitória no primeiro jogo dos playoffs do NBB, realizado neste domingo (1º), pelo placar de 80 a 65. Com o resultado, a equipe comandada por Flávio Espiga sai na frente rumo às quartas de final. Mas não foi uma vitória fácil para a equipe mineira, que só conseguiu ampliar a vantagem nos idos do último quarto.

A primeira metade do jogo reuniu ótimas atuações dos dois times. O Minas começou melhor a partida, levando a parcial por 23 a 15. Mas o Vitória reagiu no segundo período e chegou até virar o placar, graças a ótima produção no ataque que rendeu uma vantagem de um ponto sobre os donos da casa.

O confronto se manteve equilibrado no terceiro período, com o foco mais defensivo, emparelhando a disputa. A equipe mineira deslanchou com Wesley. Além de manter os minastenistas à frente do marcador, o atleta teve uma atuação decisiva para ampliar a vantagem no fim da parcial, com o placar de 61 a 56.

Tempestade mineira

Os donos da casa dominaram o último quarto com maestria. Os jogadores cortaram qualquer reação da equipe baiana e aproveitaram para pontuar. Jefferson Campos foi o cestinha do time, com 15 pontos. Wesley, fundamental na reação mineira, não ficou muito atrás. Emplacou 14 pontos e nove rebotes, a maioria nos minutos finais da partida.

Gegê também pontuou bastante, com 12 tentos, seis assistências e três roubos de bola, seguido de Teichmann e Audrei, com nove e cinco pontos, respectivamente.

“Foi uma vitória muito importante, mas precisamos melhorar muito nossa defesa. Tivemos muitas dificuldades e acabamos errando na marcação de ‘pick and roll’. Agora vamos para Salvador e sabemos da dificuldade de jogar lá. Vamos concentrados para buscar mais um resultado positivo e se aproximar da classificação”, avalia Teichmann, pivô do Minas.

Avaliação

Para o ala/armador do Vitória, André Góes, as falhas na defesa comprometeram a equipe baiana no primeiro jogo da série. “Eles foram mais eficientes, conseguiram limitar nossos pontos fortes. Nós fizemos um bom primeiro tempo, conseguimos fechar o garrafão e diminuir a pontuação deles internamente, mas eles estiveram em um dia muito inspirado nas bolas de 3”.

Os times voltam a se enfrentar pelas oitavas de final na próxima quarta-feira (4/4), às 19h30, horário de Brasília.

Confira o calendário completo da série

  • Jogo 1 — Minas 80 x 65 Vitória;
  • Jogo 2–4/4 (quarta), às 19h30, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 3–6/4 (sexta), às 21 horas, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no Twitter);
  • Jogo 4** — 9/4 (segunda), horário a definir, na Arena Minas, em Belo Horizonte;
  • Jogo 5** — data e horário a definir, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador.

**se necessário

*Com informações da Linga Nacional de Basquete

+ Veja mais notícias sobre basquete no caderno Estação14.

Curtiu este conteúdo? Você pode aplaudir quantas vezes quiser. Desse jeito, outras pessoas poderão descobrir as matérias produzidas pela ZACHPOST.

--

--

Tiago de Moraes
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Jornalista e fundador de ZACHPOST. Músico, pesquisador e nerd vidrado em quadrinhos, design gráfico, cinema e rock.