Análise

Guia dos playoffs: o que esperar dos duelos decisivos no NBB

Saiba os trunfos e os desafios das equipes classificadas para a reta final do torneio de basquete mais importante do país.

--

Da esquerda para direita: Davi Rossetto (Basquete Cearense), Cauê Borges (Caxias), Gegê (Minas), Vitor (Pinheiros), David Jackson (Vasco), Renan Lenz (Bauru), Arthur (Vitória) e Jamaal (Botafogo) (Fotos: Leonardo Junior/AABJ; Victor Lira/Sendi Bauru Basket; Stephan Eilert/Solar Cearense; Victor Lira/Sendi Bauru Basket; Paulo Fernandes/Vasco.com.br; Victor Lira/Bauru Basket; Raul Spinassé/LNB; Satiro Sodré/Botafogo).

Por João Rafael Venâncio e Luiz Augusto Ramos

O NBB chega em sua reta final. Os playoffs começam com a primeira eliminatória, que reúne equipes do quinto ao décimo segundo lugar. Quinze equipes fizeram 28 jogos durante a temporada regular, e agora doze vão se digladiar pelo título.

Os quatro primeiros times, Flamengo, Paulistano, Franca e Mogi, ganham uma folguinha valiosa. Já que, após uma temporada regular intensa, é sempre bom um descanso para tentar chegar à glória nas disputas derradeiras.

Porém, o clima já começa a pegar fogo para as outras equipes, que vão disputar as vagas para as quartas de final: Caxias do Sul, Bauru, Pinheiros, Vitória, Minas, Basquete Cearense, Vasco e Botafogo. (Veja o calendário completo abaixo).

Vitória x Minas

Mais uma vez presente nos playoffs do NBB, o Vitória busca cavar sua vaga nas quartas de final novamente. O desafio promete ser equilibrado, já que será um confronto no qual as equipes possuem campanhas iguais. Foram 14 vitórias e 14 derrotas para as equipes. O time do Vitória é liderado por Dawkins. O armador norte-amareciano tem uma média de 12,5 pontos por jogo e busca, ao lado de Okorie e do experiente Murilo Becker a vaga.

O Minas tem um amuleto em seu elenco. O armador Gegê Chaia. Ele possui cinco títulos da liga. São quatro pelo Flamengo, além do seu último título pelo Bauru Basket, na temporada passada. E não é só a “mística” envolvida.

Gegê também está fazendo uma boa temporada na quadra. Chaia tem uma média de sete assistências por partida, sendo o jogador que mais deu passe para cestas durante a temporada. Os mineiros também se destacam na defesa. Teichmann é o jogador que terminou a temporada regular com mais tocos. 1.4 por jogo.

Caxias x Botafogo

Sendo o primeiro classificado fora dos quatro primeiros, o Caxias vem de 16 vitórias na fase classificatória e conta com o fator casa para a decisão desta fase. Além disso, tem o privilégio de enfrentar Botafogo, o pior classificado. Botafogo passou com a pior campanha desta edição do NBB, com apenas sete vitórias na fase classificatória e 25% de aproveitamento.

Treinado por Rodrigo Barbosa, Caxias é estreante nos playoffs do NBB e fez uma campanha surpreendente. Sem grandes nomes no elenco, tem o destaque de dois jovens como seus principais jogadores, o armador Cauê Borges na parte ofensiva da equipe, com média de 16.3 pontos por jogo, e o Ala/Pivô Paranhos, cujo trabalho se destaca na parte defensiva, sendo o melhor da equipe no rebote e ainda com uma média de 10.3 pontos por jogo.

Também estreante na competição, o Botafogo é comandado por Márcio de Andrade e depende muito do norte-americano Jamaal para seguir lutando na elite do basquete nacional, sendo o principal responsável pelo acesso da equipe para esta temporada do NBB.

Jamaal faz sua quarta temporada na liga principal do basquete brasileiro e tem uma média de 13.9 pontos por jogo, a melhor da equipe carioca. No primeiro duelo entre os dois times, neste sábado (31), o Caxias levou a melhor, pelo placar de 95 a 90.

Pinheiros x Basquete Cearense

Foi uma temporada difícil para o Pinheiros. A equipe da capital paulista teve alguns problemas com lesões, mas agora chega forte para mais uma fase decisiva. A principal esperança do time comandado por César Guidetti vem da atuação de uma dupla de norte-americanos que ajudou a segurar as pontas durante a temporada, Holloway (segundo jogador com maior média de pontos da liga) e Bennett.

Outra presença marcante é a do ala-pivô Gui Bento, de Lençóis Paulista, campeão do último torneio de enterradas do NBB. Semifinalista da edição passada, caindo para o Bauru, que seria o campeão daquela edição, o Pinheiros busca repetir a campanha. Entretanto, além do Basquete Cearense, para chegar à semifinal, a equipe teria que passar pelo Paulistano, vice-líder da temporada regular.

Treinados por Alberto Bial, o Basquete Cearense busca mais uma vez avançar para as quartas de final do NBB. O desafio é grande. A equipe do Pinheiros é uma das que possui um maior poder de fogo dentro do campeonato. Para realizar este feito, o time de Bial tem na defesa a sua principal chave.

O Basquete Cearense é o segundo time que mais pega rebotes no NBB, em média, perdendo apenas para a equipe do Paulistano. O pivô Leonardo é o líder do Basquete Cearense em rebotes; são mais de 8 por jogo.

Na pontuação, Paulinho Boracini se destaca. O armador, com passagem pelo Bauru, tem uma média de 13 pontos por jogo. Outro atleta experiente na equipe é o pivô Fiorotto, que é o segundo maior cestinha do time (11,2 pontos por jogo) e segundo maior reboteiro (6,6 por jogo).

Bauru x Vasco

Atual campeão do NBB, Bauru Basket fez uma temporada de altos e baixos. Comandada por Demetrius Ferracciú, a equipe bauruense conta com a experiência do ala Alex Garcia e a volta do ala/pivô Rafael Hettsheimeir, o principal nome da equipe na conquista da Liga das Américas em 2015, depois de temporada na Espanha.

Os dois são os principais pontuadores da atual campeã da competição, Alex com média de 13.7 e Hettsheimeir com 14.8 pontos por jogo. Após a conquista da temporada passada do NBB, Bauru contou com uma série de perdas para a temporada atual e teve problemas com lesões, mas espera recuperar a boa forma em quadra da equipe nos playoffs.

Pelo lado vascaíno, temos uma temporada surpreendente, mas não de forma positiva. Formado por um elenco repleto de nomes experientes do basquete brasileiro como David Jackson, Nezinho, Fúlvio, Guilherme Giovanonni, Lucas Mariano, Guilherme Deodato e Renato Carbonari, o time não conseguiu mostrar em quadra a performance notável que os jogadores já demonstraram a nível individual nos últimos anos.

A equipe carioca contava com um nome experiente no seu banco de reservas, porém Dedé Barbosa deu lugar a Christiano Pereira, que agora tem o desafio de conduzir o Vasco às quartas de final do torneio.

Confira o calendário dos playoffs

A programação das oitavas de final do NBB 17/18 teve início neste sábado (31) e possui jogos marcados até o dia 11/4. Flamengo, Paulistano, Franca e Mogi já estão classificados para as quartas de final pois se classificaram nas quatro primeiras colocações na temporada regular.

(Infográfico: Tiago de Moraes/ZACHPOST)

Caxias Basquete (5º) x Botafogo (12º), vencedor pega o Mogi:

  • Jogo 1–31/3, 14h. Placar: 95 a 90;
  • Jogo 2–3/4 (terça), às 21 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no Facebook);
  • Jogo 3–5/4 (quinta), às 19 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 4* — 8/4 (domingo), horário a definir, no no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro;
  • Jogo 5* — data e horário a definir, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul;

Bauru Basket (6º) x Vasco (11º), vencedor pega o Franca:

  • Jogo 1–2/4 (segunda), às 20 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no Facebook);
  • Jogo 2–5/4 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 3–7/4 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo na Band);
  • Jogo 4* — 10/4 (terça), horário a definir, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro;
  • Jogo 5* — data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru;

Pinheiros (7º) x Cearense (10º), vencedor pega o Paulistano:

  • Jogo 1–3/4 (terça), às 19 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 2–6/4 (sexta), às 19 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (ao vivo no Facebook);
  • Jogo 3–8/4 (domingo), às 19h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 4* — 11/4 (quarta), horário a definir, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza;
  • Jogo 5* — data, horário, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo;

Vitória (8º) x Minas Tênis Clube (9º), vencedor pega o Flamengo:

  • Jogo 1–1/4 (domingo), às 14 horas, na Arena Minas, em Belo Horizonte (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 2–4/4 (quarta), às 19h30, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no SporTV);
  • Jogo 3–6/4 (sexta), às 21 horas, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (ao vivo no Twitter);
  • Jogo 4* — 9/4 (segunda), horário a definir, na Arena Minas, em Belo Horizonte;
  • Jogo 5* — data e horário a definir, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador.

* Se necessário

+ Veja mais notícias sobre basquete no caderno Estação14.

Curtiu este conteúdo? Você pode aplaudir quantas vezes quiser. Desse jeito, outras pessoas poderão descobrir as matérias produzidas pela ZACHPOST.

--

--

João Rafael Venâncio
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Graduado em jornalismo. Gosto de NBA, Rap e Futebol. Escrevo sobre o que acompanho.