Playoffs

Na base da superação, Bauru bate o Vasco e avança no NBB

Dragão fechou série com vitória suada diante do time carioca, graças a jogada ousada de Duda que garantiu a virada para a equipe do Centro-Oeste Paulista.

--

Duda foi o destaque da partida e crucial na classificação do Bauru Basket com jogada ousada (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O Bauru Basket conseguiu um resultado com contornos históricos. O atual campeão do NBB bateu o Vasco, por 104 a 103, e avançou para as quartas de final do torneio nacional, encerrando a série melhor de cinco com vitória por 3 a 1. A partida foi disputada nesta terça-feira (11), na Arena Carioca 1 no Rio de Janeiro.

A equipe do interior do Centro-Oeste Paulista não contou com Alex Garcia e Renan, o que foi sentido em quadra. Mesmo assim, o Bauru soube lidar com as perspectivas nada animadoras e conseguiu um resultado que entra pra história do campeonato, como um dos desfechos de partidas mais impressionantes da décima edição do Novo Basquete Brasil.

O jogo

O primeiro quarto não foi bom para Bauru. A equipe errou muitos ataques e forçou pouco a defesa do Vasco, que terminou o quarto com três faltas, enquanto os bauruenses forçaram o limite. Fim do primeiro quarto em 22 a 15.

Os erros persistiram e Bauru ficou quase dois minutos sem pontuar, quando Duda converteu no jumper. Porém, a sequência de erros prosseguiu e os mandantes conseguiram abrir 14 pontos de vantagem. O pivô Maicão entrou e conseguiu cortar a diferença para 10 pontos, porém os vascaínos conseguiram colocar a diferença em 16 pontos.

Foram sete bolas de três que o Vasco converteu até a metade do jogo, o que desequilibrou a favor da equipe carioca. Na reta final, o time de Demétrius Ferracciú conseguiu voltar a diferença para 10 pontos.

Na volta do intervalo, a partida se encontrava em 48 a 38. Bauru conseguiu acertar bolas de três e fazer com que a diferença caísse, porém dois erros consecutivos em ataques cruciais fizeram com que a equipe vascaína continuasse confortável na partida. Entretanto, Bauru melhorou na reta final do terceiro período e fez com que a diferença caísse pra cinco pontos.

O Dragão demonstrou ainda mais força no último quarto. Na ausência de Hettsheimeir, pendurado em faltas, Duda, Jaú e Anthony apareceram mais para o jogo e o Dragão encostou de vez no marcador, reforçando o padrão da série, ou seja, equipes se confrontando em partidas equilibradas.

Com Hettsheimeir de volta à quadra, nos minutos finais, o Vasco fortaleceu a marcação em zona, para dificultar os arremessos. A defesa vascaína se destacou, ao pegar dois rebotes consecutivos no último ataque vascaíno, quando placar mostrava 88 a 85.

Bauru foi para o que seria sua última jogada com cinco pontos de desvantagem. Duda conseguiu converter um arremesso para três pontos nos sete segundos derradeiros. Hettsheimeir fez falta em Renato, para tentar dar uma chance de ataque ao Dragão.

O pivô vascaíno converteu apenas um dos dois arremessos, dando a chance para uma bola de três levar a partida para a prorrogação. Na jogada, Duda sofreu falta e foi à linha de lances livres e converteu os três. O Vasco teve cinco segundos para atacar, porém Fúlvio desperdiçou o arremesso e a partida foi para a prorrogação, 91 a 91.

Momento mágico na prorrogação

Sem poder contar com Hett, Bauru ainda entrou com Shilton, Jaú e Isaac pendurados. Durante a prorrogação, Anthony também foi ejetado e o jogo ficou mais complicado. O argentino Stéfano entrou em seu lugar. Shilton foi ejetado e a diferença continuou a aumentar, os erros voltaram a se repetir, porém Bauru não se entregou.

A seis segundos do fim, Duda sofreu falta de David Jackson e foi para a linha de lance livre. O armador converteu o primeiro, e no segundo a magia aconteceu: o armador bateu o lance livre no aro propositalmente, ficou com o rebote e converteu uma bola de três pontos, fazendo com que Bauru passasse à frente do marcador, depois de ter uma liderança apenas no começo do primeiro quarto (Veja o vídeo abaixo).

Cestinha da partida, Duda foi crucial na vitória bauruense diante do Vasco com jogada arriscada

Na sequência, David Jackson teve a chance de dar a vitória ao Vasco, mas Matulionis acertou o toco, que acabou determinando o resultado final. Vitória com contornos épicos para os bauruenses, que terão o duelo clássico com Franca, nas quartas de final do NBB.

O cestinha da partida foi Duda. O armador terminou a partida com 26 pontos, 5 rebotes e seis assistências. Ainda por Bauru, Hettsheimeir fez 23 pontos e apanhou oito rebotes. Gabriel Jaú 17 pontos e apanhou 10 rebotes. Pelo Vasco, Fúlvio foi o destaque. O experiente armador quase obteve um triplo-duplo. Foram 18 pontos, 9 rebotes e 11 assistências. Também para o Vasco, David Jackson fez 24 pontos.

Inspiração em Boracini

Duda admitiu que se inspirou no lance feito por Paulinho Boracini, do Cearense, em partida contra o próprio Dragão, na reta final da fase de classificação. “Com certeza me inspirei no Paulinho. Ele fez essa bola contra a gente ainda e mostrou muita coragem para fazer aquilo. Hoje tive que ter essa mesma coragem e deu tudo certo”, revelou em entrevista ao SporTV.

Em situação parecida, o ala/armador do Cearense acertou o primeiro lance livre, errou o segundo propositalmente e, após pegar o próprio rebote, deu a vitória ao Carcará com um arremesso certeiro da linha de 3 pontos.

+ Veja mais notícias sobre basquete no caderno Estação14.

Curtiu este conteúdo? Você pode aplaudir quantas vezes quiser. Desse jeito, outras pessoas poderão descobrir as matérias produzidas pela ZACHPOST.

--

--

João Rafael Venâncio
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Graduado em jornalismo. Gosto de NBA, Rap e Futebol. Escrevo sobre o que acompanho.