O poder por trás da barba: O que leva o Houston Rockets a liderar o Oeste?

ZACHPOST
ZACHPOST - Indie e Indispensável
4 min readDec 22, 2017

--

James Harden será o MVP da temporada da NBA? (Foto/Divulgação: Houston Rockets)

Por: João Rafael Venâncio

E m junho, o Houston Rockets anunciava um dos nomes mais desejados nos playoffs: Chris Paul estava de mudança para o Texas, e seria parceiro de James Harden. A partir daí, a expectativa tomou conta e várias hipóteses começaram a ser feitas: “Será que vai dar certo Harden e CP3 juntos?”; “Quem vai marcar?”; “Mas o Chris Paul se machuca fácil…”, aquela coisa de sempre antes da temporada começar. E ainda há um agravante, talvez o único que importe, nesta história toda: o adversário de conferência é o Golden State Warriors, atual campeão da NBA.

Na primeira partida da temporada, o adversário foi o próprio Golden State. Em uma grande partida, como primeiro teste, vitoria por 122 a 121, superando uma desvantagem de 17 pontos durante a partida.

Com o primeiro teste de fogo realizado com sucesso, a temporada seguiu e a equipe liderada por James Harden acumulou vitórias. Por enquanto, são 25 vitórias e 5 derrotas. Um jogo e meio de vantagem em relação ao GSW, que é o segundo colocado.

Mas o que todo mundo quer saber atualmente são duas coisas. A primeira: por que o Houston deu tão certo?

Mike D’Antoni, treinador do Houston, conseguiu dar a química necessária à equipe. É um time que consegue fazer bons jogos atuando longe do garrafão, com Ryan Anderson atuando em bom nível. Ryan consegue fazer a função que, teoricamente, seria de um pivô, mas jogando distante da área pintada da quadra executando arremessos de três pontos. Dá uma dinamizada na equipe.

Porém, quando as coisas não dão certo, o jogo no garrafão fica viável com Nenê. O já veterano brasileiro faz bem seu trabalho na rotação, tanto é que conseguiu sua partida com mais pontos na temporada no último sábado. Foram 16 pontos, que ajudaram o Houston Rockets a bater o Bucks, por 115 a 111.

Mais exemplos de que o banco do Houston colabora são jogadores como PJ Tucker, Eric Gordon e Tarik Black.

Trevor Ariza é outra peça eficiente na equipe. O ala é titular da equipe e contribui com a equipe nos chutes de três, tornando-se uma espécie de desafogo nos momentos complicados.

Outro jogador que faz a diferença é Clint Capela. O pivô suíço está em sua quarta temporada na NBA e não para de evoluir. São 13,7 pontos por jogo e 14 rebotes. Peça importante na defesa dos Rockets. Sua ausência foi sentida nos jogos contra Bucks e Los Angeles Lakers (este último inclusive marca a última derrota da equipe, na quarta-feira).

Além das peças internas, os jogadores que atuam nas consideradas primeiras faixas da quadra também são crcuciais para o sucesso na temporada: James Harden e Chris Paul fazem uma dupla muito agressiva no ataque e inteligente na defesa. Por mais que JH13 tenha sido estigmatizado como um defensor ruim, a coisa –na prática– não é bem assim. Chris Paul, na temporada passada, foi eleito para jogar no primeiro time de defesa na NBA, além de ser o 14° maior ladrão de bola de todos os tempos na NBA.

No ataque, a dupla também comanda. Harden recentemente ultrapassou a marca de 1500 bolas de três da liga, com uma média de mais 31,5 pontos por jogo, é sério candidato a ser o MVP da Liga, compete com nomes como LeBron James e Kevin Durant. E Chris Paul, com média de 17 pontos na temporada atual. Tá mais que claro que o poder de fogo da dupla é o na onde se concentra a força da equipe. Detalhe importante: Chris Paul ainda não perdeu com a camisa do Rockets. Já são 16 jogos e 15 vitórias.

Com estes números, os torcedores mais emocionados já vislumbram uma final de NBA ou um título, porém é uma equipe que, por mais que esteja bem, precisa superar grandes desafios. James Harden na última temporada ficou marcado em um lance onde tomou um toco decisivo em uma partida que ocasionou a eliminação dos Rockets na temporada, contra o Spurs; Chris Paul, por mais que tenha um grande respeito e admiração no basquete, nunca disputou uma final de conferência em suas 12 temporadas de liga.

Chris Paul e James Harden querem levar o Houston às finais, e ao título da NBA após 22 anos (Foto: Bob Levey / Getty)

Se dividirmos a temporada em 4, a NBA se encaminha pro fim da sua primeira parte. Ainda há muita coisa pra acontecer e não sabemos o que vai acontecer. Sabemos que a equipe do Rockets possui condições de buscar algo grande na temporada, mas será sempre posto à prova até vencer grandes desafios.

Após derrota por 122 a 116 contra os Lakers, o Houston Rockets joga contra o Los Angeles Clippers, na noite de hoje, às 23h.

Dados: NBA e NBA Brasil.

--

--

ZACHPOST
ZACHPOST - Indie e Indispensável

Publicação web desde 2016. Reportagens em profundidade sobre cultura, lifestyle, atualidades e história. Finalista Intercom Sudeste 2016.