O Paquistão nosso de cada dia

O passado, presente e futuro da guerra, em cinco breves atos

Bruno Kunzler
ZERO42
2 min readFeb 2, 2016

--

1º ATO - Batalha de Omdurman, Sudão, 1898

8.200 britânicos contra um exército de 50.000 sudaneses. 47 mortos do lado inglês, 12.000 do lado sudanês. Uma proporção de 1 para 256.

“Eles nunca podia chegam perto e se recusavam a recuar. […] Não foi uma batalha, mas uma execução. […] Os corpos não estavam em montes — eles quase nunca estão; mas sim espalhados ao longo de acres e acres. Alguns deitados com seus sapatos embaixo da cabeça como um último travesseiro; alguns ajoelhados, cortados em meio a uma última oração. Outros estavam aos pedaços”. Autor desconhecido

2º ATO - Paquistão, de 2004 a 2015

A Guerra ao Terror no Paquistão, desde 2004, teve 6 soldados norte-americanos mortos. No mesmo período, 3341 paquistaneses foram mortos por ataques de drone. Proporção de 1 para 557.

“Eu não amo mais o céu azul. Na verdade, prefiro cinza. Os drones não voam quando o céu está cinza”. Zubair Rehman

INTERLÚDIO

Voltaire disse: “Qualquer rico tornou-se quase invulnerável na guerra”. Chamayou completou: “A partir do momento em que um dos campos, graças à esmagadora superioridade material de suas armas, se torna praticamente intocável, a vida e a morte se instalam de forma exclusiva cada uma de um lado da linha de hostilidade”.

ATO 3 - Sua rua, em algum momento

Só que nada fica fora de casa por muito tempo.

“Se existe alguma dúvida sobre isso, é só olhar para a recente legalização do uso de “armas menos que letais” em drones para reforço policial em North Dakota. A polícia agora pode armar drones com tasers, gás lacrimogênio, spray de pimenta, balas de borracha e outros armamentos parecido. O que vem a seguir?” Jody Williams, ganhadora do Nobel da Paz.

A mesma militarização da polícia que já acontece firme e forte nos EUA e que é institucionalizada no Brasil. Acha que esses armamentos vão ficar só pelo Oriente Médio?

ATO 4 - Oriente Médio, pós robótica militar

Uma era em que robôs militares são uma realidade em guerras. Mas, por enquanto, só são usados em conflitos entre potências militares e os países subdesenvolvidos de sempre.

O que acontece?

ATO 5 - Seu mundo, sua opinião

O que acontece quando se leva um pouco da realidade do Paquistão ao resto do mundo?

--

--