A importância da Web nos dias atuais

Por que você ainda não tem um site?

Tamara Erlij
Zero e Umas
Published in
8 min readJul 31, 2020

--

Tudo começa com (ao menos) um propósito

Na hora de pensar se você deve ou não criar um site, é essencial você levar em consideração os reais objetivos de ter o teu próprio. Dessa forma, além de você conseguir planejar a criação de um site que atenda as tuas necessidades, posteriormente, você também conseguirá avaliar os resultados e promover melhorias a partir disso!

Vamos conferir alguns tipos de sites interessantes em que você pode se inspirar:

  • Institucional: Nesse tipo de site, o objetivo é centralizar as informações principais da organização, sendo que é muito comum deixar claro a missão e os seus valores. É bastante utilizado por escolas, igrejas, clubes e até mesmo políticos.
  • E-Commerce: O e-commerce está em constante crescimento e é um dos poucos setores que se alavancou em meio a quarentena. Isso porque ele promove a venda de produtos e serviços de forma rápida, fácil e conveniente para todos, permitindo que o consumidor não precise sair de sua própria casa.
  • Portfólio: Tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados por uma empresa ou por profissionais autônomos. A pessoa por trás do site busca ressaltar os seus melhores trabalhos — fotos são bastante exploradas — para que os potenciais clientes consigam ter uma noção melhor sobre o seu trabalho.
  • Informativo: Aqui entram os veículos de comunicação que trazem constantemente notícias e informações para a população. Fazem parte dessa categoria os blogs e canais informativos.
    Curiosidade: Levando-se em consideração a crescente onda de Fake News, já existem várias plataformas que são especializadas em combater essas notícias falsas, de maneira que verificam as notícias e repassam as informações verdadeiras ;)
  • Aplicativo: Também chamados de "aplicativos progressivos para web", esse tipo de site busca promover a experiência do aplicativo na versão desktop. Ou seja, os usuários podem acessar todas as informações e recursos sem fazer o download do aplicativo.

Agora que você já definiu (ao menos) um propósito para ter o teu próprio site, podemos continuar! Pensando em negócios, muitas pessoas acreditam que estar nas redes sociais já é o suficiente. De fato, a mídia social é uma das maneiras mais rápidas de estabelecer presença digital. Sendo assim, então por que você deveria criar um site quando você pode criar uma conta no Instagram rapidinho e até mesmo vender por lá? Bom, a verdade é que, se for viável para você, é recomendável estar presente em ambas as plataformas e buscar estratégias que se adaptem melhor para cada uma. Isso significa que ter um site não anula as tuas redes sociais, mas sim complementa! 😉

É na soma das pequenas coisas que se multiplicam resultados

Outra questão que temos que ter em mente é a dependência de uma única plataforma. E se a plataforma que usamos para fins de trabalho cair? Mesmo que for apenas por um curto espaço de tempo — como às vezes acontece com o WhatsApp — as pessoas conseguiriam manter contato com a gente? Isso não nos prejudicaria? Lembre-se sempre: É melhor prevenir do que remediar!

E se você ainda não se convenceu da importância de ter um site, eu trago mais 20 motivos para você! Vamos conferir:

1.Tendência do consumidor.
De acordo com o Ecommerce Foundation, 88% dos consumidores pesquisam informações do produto antes de efetuarem uma compra on-line ou na loja. Assim, mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing são os grandes responsáveis por muitas dessas pesquisas feitas na internet.

2.Facilitar a vida dos teus clientes e a tua também.
Várias das perguntas que surgem poderiam ser evitadas se você tivesse um site. No caso de uma empresa que trabalha com estoque, por exemplo, pode acontecer da empresa responder ao consumidor dizendo que aquele produto está disponível, porém, na hora que a pessoa leu a mensagem e decidiu comprar de fato, o produto em questão já não está mais à disposição, gerando uma má experiência para ambas as partes. Aliás, são muitos outros detalhes para levar em consideração, como o tamanho, frete, condições de pagamento, etc. Tudo isso já poderia estar no site, em um só lugar.

3.Economizar tempo.
Ter uma boa comunicação com os teus clientes é ótimo. Economizar tempo também. O fato é que cada mensagem trocada em outras plataformas — como redes sociais — tem um tempo para ser respondida. Muitos dos e-mails, ligações e perguntas comuns de seus clientes poderiam ser evitados se essas informações já estivessem no teu site. E, dessa forma, você pode usufruir desse tempo para realizar outra tarefa.

O tempo é a moeda que você só pode gastar uma vez

4. Facilitar a comunicação.
Falando sobre comunicação, um site é um ótimo lugar para facilitar a tua comunicação com as pessoas que tenham interesse no teu trabalho. Isso porque você pode disponibilizar as tuas informações de contato e, caso a pessoa ainda tenha alguma dúvida (que provavelmente seria bem mais específica uma vez que as informações principais já estão no site), ela sabe onde te encontrar. Dessa maneira, você pode aproveitar aquele tempinho que gastaria respondendo aquelas perguntas para responder estas dúvidas mais peculiares de forma mais completa.

5. Centralização de informações e dinamismo.
O lançamento e/ou alteração de novos produtos/serviços são realizados de forma super dinâmica pela Internet. Assim, o cliente sabe que aqueles preços disponíveis no site estão sempre atualizados, evitando qualquer confusão ou mal entendimento.

6.Não é tão difícil…
Você não precisa ter grandes conhecimentos sobre programação e design para criar e gerenciar um site. Felizmente, já existem muitas ferramentas disponíveis que permitem a construção de sites funcionais e agradáveis. E se você não quiser fazer por tua conta, tudo bem. Você pode terceirizar o serviço — com uma agência ou freelancer, por exemplo — que tornam o processo mais fácil e rápido para você.

7.E nem tão caro quanto você provavelmente pensa.
Além de ser mais fácil de construir do que antigamente, também é mais acessível financeiramente. Para você obter um ótimo custo-benefício, é essencial você fazer muitas pesquisas e comparações. Lembra daqueles propósitos na hora de construir um site que falamos inicialmente? Não os perca de vista!

8.Credibilidade.
Se você já comprou on-line, quantas vezes você já comprou de sites? E quantas vezes você utilizou algum outro meio? Ter um bom site causa boas impressões. Além do próprio site em si já passar credibilidade, você também pode exibir certificações ou prêmios, caso você possua (ou possuirá algum dia hehe).

9.Profissionalismo.
Ter seu próprio site permite criar um endereço de e-mail com a marca, que adiciona um nível de profissionalismo a mais.

10.Posicionamento.
O posicionamento — muito utilizado quando falamos de marcas — basicamente representa como a marca quer ser reconhecida pelos seus clientes. Assim, as respostas das seguintes perguntas devem ficar claras na mente de quem está lendo: Do que se trata? Qual valor você gera? Quais são os teus diferenciais? Por que eu deveria conhecer mais sobre você do que outra pessoa/empresa que aparentemente faz algo muito parecido?
O site pode responder várias e mais perguntas de um jeito super leve, por meio de gráficos, imagens, vídeos, etc. Ao se posicionar, a chance de atrair potenciais clientes é ainda mais alta quando comparada com uma apresentação muito genérica.

11.Manter-se competitivo.
Na era digital, cada vez mais pessoas usam a internet. Sem um site, muitas deixam de conhecer o teu trabalho e consequentemente você pode ter mais dificuldades de se manter competitivo(a).
Dica: Se os teus concorrentes possuem seus próprios sites, busque criar um site bem diferente deles que evidencie os teus diferenciais! E se eles não possuem, eu recomendo não contar com isso por muito tempo.

12.Ter um site atrairá mais pessoas para o seu negócio.
Você dorme, o teu site não. Ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e em torno de 365 dias por ano. Ele estará lá mesmo quando você não estiver.

13.Oportunidades no Exterior.
E mais do que isso, qualquer pessoa interessada, em qualquer parte do mundo, poderá ter acesso e conhecer o teu trabalho. Aliás, ao construir um site, você pode optar por traduzir os conteúdos do teu site para os idiomas que você quiser!

14.Conteúdo.
Você pode mostrar aos clientes potenciais o que eles obterão quando trabalharem com você, exibindo fotografias de alta qualidade, por exemplo. Ter um site facilita para que as pessoas o encontrem, leiam sobre e o que você faz e responda a várias perguntas que eles têm sobre você/empresa.

15. Valor duradouro.
Uma vez que você investe nele, você o tem para sempre. O mesmo não vale para um anúncio, como o Google AdWords, o Facebook Ads e o Linkedin Ads. Isso porque o dinheiro gasto em anúncios têm um prazo para acabar e o retorno sobre o investimento tem um tempo limitado para acontecer.
Obs.: Mas claro, há um pequeno custo de hospedagem para manter o site no ar.

16.Redução de custos com Marketing.
Os custos de anunciar o teu site são relativamente menores quando comparados a outras mídias, como rádio, televisão, outdoors, dentre outras. E você pode se aproveitar disso!

17.Suporte ao cliente e melhora dos teus produtos/serviços.
Melhor suporte ao cliente significa que ele terá uma melhor experiência. E isso é essencial. Para isso, o site pode ter uma sessão de suporte, de postar perguntas e respostas ou mesmo um fórum no qual os usuários possam fazer perguntas um ao outro e fazer sugestões, reclamações e críticas. Assim, tudo isso pode servir como base para construir e melhorar o relacionamento com os clientes e até mesmo de seus produtos/serviços.

18.Análise de dados.
Os sites permitem que você analise de maneira mais precisa as métricas. De que plataformas vêm os visitantes? O que eles querem? Onde é que eles vivem? Logo: feedbacks dos clientes + análise de dados = sucesso.

19.Mais sustentável.
Caso você venda produtos, ter um site pode evitar que você tenha que imprimir catálogos em papel e mesmo ter que fazer cópias deles quando os preços mudarem. Assim, você também economiza tempo e dinheiro.

20.Muitas possibilidades.
Você pode integrar seu site ao Google Maps para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente, integrar com e-mail-marketing, SEO e várias outras ferramentas que podem te ajudar a oferecer uma melhor experiência aos usuários do site! :)

Conclusão

Portanto, agora que já você já tem uma noção melhor das inúmeras possibilidades que você tem ao criar um site, veja se é conveniente você ter o teu próprio e lembre-se sempre dos teus motivos de construir e manter um. Caso você já tenha um site, é válido repensar se não tem algum recurso a mais que você possa explorar! 😊

Muito obrigada!

--

--