Brainstorm & Brainwriting

Juliana Pavan
Zero e Umas
Published in
3 min readJul 8, 2020

--

Muitas vezes temos que gerar uma solução para um problema e parece ser fácil, mas gerá-las é um tanto quanto complicado, não é mesmo? E se é tão difícil isso, é ainda mais complexo pensar em uma ideia inovadora.

É por isso que foram criados métodos para estimular o surgimento de ideias criativas, como o Brainstorm e o Brainwriting! Quer conhecer cada uma delas? Bora lá que vou te ensinar tim-tim por tim-tim!

Brainstorm

O que é?

O Brainstorm, ou também conhecido como Toró de Ideias, é uma técnica para gerar ideias criativas, geralmente feito em grupo, com o objetivo de ter soluções diversificadas para um problema. É aqui que entra a famigerada frase “Duas cabeças pensam melhor que uma”!

Formas de Brainstormar

Existem duas formas de fazer um Brainstorm: estruturada e não estruturada. Ambas são eficazes mas contam com métodos de aplicação diferentes. Na primeira, é definido um tempo para que os participantes anotem ideias e depois as exponham. Na segunda, as ideias são exibidas conforme elas vão sendo geradas, logo não é definido um tempo.

Como é feito?

O Brainstorm é feito de forma bem livre e informal, então pode ser feito tanto em grupo como sozinho, porém ele é mais eficaz quando feito em conjunto já que as ideias geradas são mais criativas e diversificadas!

Antes de tudo, devemos ter um ponto de partida: o problema a ser solucionado. Então, os participantes anotam suas ideias de soluções em papéis conforme elas vão surgindo, não importando quão doidas elas sejam! Uma dica? É muito legal colocar as ideias em post-it já que assim elas ficam fáceis de ver e manusear!

Photo by Patrick Perkins on Unsplash

Então, após gerar essas ideias, elas vão sendo expostas para que todos consigam ver e discutir sobre elas.

Importante!

Apesar do Brainstorm ser bastante informal devemos lembrar que nenhuma ideia é descartável! Enquanto as ideias estão sendo geradas, é importante ressaltar que ninguém despreze a ideia de outra pessoa já que o Brainstorm é um ambiente livre de críticas!

Brainwriting

O que é?

É uma técnica bem parecida com Brainstorm, que tem como objetivo gerar ideias criativas! Porém, diferentemente dessa, quase não há conversas, apenas escrita! Ela também pode ser conhecida como Método 6–3–5, criado pelo professor alemão Bernd Rohrbach. O intuito é que 6 pessoas possam criar 3 ideias cada em 5 minutos, assim conseguindo gerar 108 ideias em apenas meia hora!

Como Brainwritar?

Inicialmente é necessário ter um tema ou problema a ser abordado. Depois é determinado cinco minutos para que as pessoas criem três ideias ou soluções em um papel. Após esse tempo, o papel é passado para a pessoa à esquerda, são definidos mais cinco minutos para gerar mais três ideias, e assim vai sendo até que o papel volte à pessoa responsável por ele. No fim, o resultado são ideias criativas e diversificadas!

Photo by Dylan Gillis on Unsplash

Brainstorm X Brainwriting

Ambas técnicas são bastante eficazes e geram ideias criativas, mas claro que cada uma tem uma vantagem sobre a outra.

Se o grupo for pequeno e as pessoas não estejam acanhadas em compartilhar suas ideias, o Brainstorm é um ótimo começo! Mas se as pessoas forem mais variadas ou não se sentirem a vontade para expor suas ideias, o Brainwriting é o mais cotado!

Dicas!

Agora que estamos no meio de uma pandemia, se juntar com a galera para fazer um Brainstorm ou um Brainwriting não é possível, então gostaria de indicar um site que nos ajuda a realizar essas técnicas sem sair de casa!

Lembrem-se de sempre lavar as mãos e usar máscaras! E se possível, fique em casa, aguente mais um pouquinho! 😊

--

--