Como hospedar um Website com GitHub Pages!

Paula Torales Leite
Zero e Umas
Published in
4 min readJul 24, 2020

Hospedagem é a base de qualquer site. Todo site precisa de uma ‘casa’, um local onde seus arquivos possam ser acessados ​​a qualquer momento e em qualquer lugar. Se você deseja um site, ele precisa ser hospedado em algum lugar.

Photo by Igor Miske on Unsplash

Você pode hospedar o seu site localmente ou com plataformas de hospedagem. O problema das formas mais tradicionais é que elas podem ser excessivas, intensas e caras. Isso advém do fato de que elas normalmente têm muitas etapas: deploy, database, monitoramento, configurações, CDN, etc.

Mas existem alternativas! O GitHub Pages é uma delas. Com ele, você consegue transformar o seu repositório do GitHub, em um site. Você não precisa configurar databases, nem servidor, existem casos que você não precisa nem saber HTML, tudo só funciona.

Tá, mas como que isso funciona? O GitHub hospeda o seu site com uma URL bem específica: https://nome-da-sua-conta.github.io. Mais do que isso, ele te ajuda, trazendo ferramentas simples e práticas para construir o seu site. Para vocês conhecerem um pouco mais a fundo o GitHub Pages, sugiro que busquem informações oficiais:

Bom, agora vamos entender como criar a sua página no GitHub Pages.

Nos últimos artigo nós já construimos o nosso site e ele está funcionando direitinho. Porém, o Coletivo acabou fazendo tudo dentro de um repositório normal do GitHub, e não é assim que funciona. É necessário que o repositório tenha um nome muito específico: nome-da-sua-conta.github.io.

Vamos mostrar para vocês as duas formas de tratar isso. Porém lembrem-se, é muito importante trabalhar com o versionamento, por isso sugerimos que vocês comecem com o nome correto para o repositório logo de cara. Vocês podem usar esse artigo para aprender como fazer isso também!

Primeira maneira

A primeira forma de lidar com esse problema é criando o repositório correto e passando o código para ele.

Vamos lá!

Nós vamos iniciar ele sem um README porque já temos todos os nossos arquivos prontinhos.

Após criarmos o nosso repositório, nós adicionamos nele todas as pessoas que serão responsáveis por lidar com ele. Lembrem-se que isso é muito importante para que todos possam fazer o push.

Bom, depois disso nós clonamos o repositório em nossas máquinas.

Agora é a hora de colocar todos os arquivos que temos dentro do nosso diretório. Nós copiamos e colamos.

Prontinho, agora nossa pasta tem tudo que precisamos.

Bora adicionar isso no nosso repositório.

Lembrando que o correto é sempre fazer um versionamento do seu código, aqui estamos lidando com um caso muito específico em que trabalhamos em um repositório diferente. Além disso, você nunca deve subir suas coisas para a master diretamente. Só estamos fazendo isso porque o GitHub Pages precisa que tudo esteja na master.

Prontinho, temos tudo dentro do nosso repositório. Agora é só esperar, porque demora um pouquinho para tudo aparecer na sua página. Programe-se para isso.

Existe uma segunda forma de lidar com esse problema, e ela é um pouco mais simples.

Segunda Maneira

Você pode sempre renomear o seu repositório para o nome correto!

Se vocês forem até as configurações do seu repositório, lá vocês encontrarão o nome do seu repositório. Agora é só renomear.

Conclusão

A ideia do GitHub Pages é que ele seja uma forma mais simples e rápida de você hospedar o seu Website, sem nem mesmo ter que pagar. Se vocês quiserem conhecer mais ainda sobre ele, a documentação traz várias sugestões muito legais para a construção do site.

E lembre-se, a sua organização ou conta pode ter somente um Website ativo no GitHub Pages. Se vocês tiverem interesse de trabalhar com algo a mais, comprar o seu próprio domínio e utilizá-lo, sugerimos que você busque outras formas de hospedagem. Para saber um pouco mais sobre isso, passem no nosso Instagram, lá comentamos sobre alguns outros métodos de hospedagem.

Boa criação!

--

--

Paula Torales Leite
Zero e Umas

Escritora e Editora no incrível Medium do Coletivo Zero e Umas! ~ medium.com/zeroeumas