Criando uma tabela em Python

Juliana Pavan
Zero e Umas
Published in
3 min readMay 18, 2020

--

Precisa fazer algumas tabelas em Python e não sabe como? Fiquem tranquilos meus xuxus, irei ensinar como podemos facilmente criar uma!

Em Python, não existe realmente uma função que crie uma tabela para que você apenas popule as células. Existe uma forma de criar uma tabela utilizando MySQL, mas irei demonstrar apenas uma das formas que existe para criar tabelas feitas na raça.

Primeiro, vamos abrir um Python Shell. E após isso, vamos criar um novo arquivo.

Criando um novo arquivo em Python

A essência das tabelas feitas na raça são os prints. Então, nesse novo arquivo iremos criar uma função e metralhar de prints. Primeiro colocaremos o nome da das colunas da tabela, separadas por "\t", que indica que haverá um espaçamento entre as palavras.

Depois disso, iremos começar a adicionar os dados. Nota-se que nesse exemplo acima colocamos "\t" duas vezes, então teoricamente entre os dados que iremos adicionar na tabela, também iremos colocar dois "\t". Digo teoricamente porque se o dado que estiver no "nome do aluno" for muito grande, irá "empurrar" o dado que estiver no "Nota" para a direita, não ficando alinhado com seu título.

E aqui temos o início de uma linda tabela feita na raça. Mas então você me pergunta "Mas Ju, o que são essas coisas? Esses %s e %t?". E então eu te digo, vamos lá jovem padawan, irei te explicar.

Vamos imaginar que eu tenho vários nomes e que serão alterados, então, eu gostaria de printar uma variável ao invés de um nome em específico. Portanto eu irei utilizar alguns elementos que nós temos no Python.

Para referirmos uma string, utilizamos "%s", para double "%d" e finalmente, para float "%f".

Então, agora que entendemos a nomenclatura que estamos utilizando, vamos adicionar alguns dados para popular essa tabela.

E então, salvamos o arquivo, rodamos e voilà, temos uma tabela em Python!

--

--