O que são soft skills?

Juliana Pavan
Zero e Umas
Published in
4 min readSep 25, 2020

Muito se fala sobre soft skills mas, afinal, o que são elas? Como podemos adquiri-las? E o que o mercado está procurando dentro desse tema? Calma, jovem padawan, não precisa se estressar porque esse artigo vai clarear suas dúvidas sobre esse assunto!

Definição

Se formos traduzir cruamente, podemos ter como significado habilidades "suaves" ou "leves", que basicamente são as competências que estão relacionadas com o comportamento humano. Ou seja, elas são relacionadas com a capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas no local de trabalho, envolvendo aptidões emocionais, mentais e sociais. Além disso, temos o oposto dessas habilidades que são as hard skills, as habilidades técnicas que um profissional possui que podem ser facilmente aprendidas e medidas, como saber falar em outro idioma ou ter o domínio de uma linguagem ou ferramenta.

Importância

Claramente as habilidades técnicas são muito importantes hoje em dia, podendo-se ver uma grande busca pelo conhecimento em cursos técnicos e faculdades. Porém, quando um profissional tem que lidar com problemas, suas competências pessoais são muito levadas em conta. Pode-se observar uma crescente busca no mercado por profissionais que, além das habilidades técnicas, também possuam as muito faladas soft skills. Se o profissional possui essas habilidades, ele consegue mais facilmente desenvolver suas tarefas e alcançar um desempenho melhor.

Soft Skills no mercado

Em 2017, o Capgemini Digital Transformation Institute fez uma pesquisa acerca de quais soft skills eram mais procuradas pelas empresas em seus funcionários, e as três primeiras habilidades listadas foram:

  1. Foco no cliente (Customer-centricity): É necessário proporcionar uma experiência positiva para o cliente e garantir a satisfação dele, tendo assim, um aumento na taxa de fidelização.
  2. Paixão por aprender (Passion for learning): Como ninguém sabe de tudo, o profissional deve sempre estar em busca de novos conhecimentos, saindo de sua zona de conforto, e assim, demonstrando grande maturidade.
  3. Colaboração (Collaboration): Essa é uma habilidade um tanto quanto ardilosa, já que ela vem embutida de outra soft skill: a comunicação. Trabalhar em equipe nem sempre é algo fácil mas é importante saber orientar, motivar e ajudar os colegas, além da capacidade de aceitar e dar feedback.
Photo by Austin Distel on Unsplash

Além disso, outras soft skills que podem ser mencionadas são:

  • Comunicação eficaz
  • Empatia
  • Flexibilidade e resiliência
  • Ética no trabalho
  • Liderança

Todas habilidades são muito importantes, porém não fique desanimado se te falta alguma dessas competências, pois muitas delas são mais abrangentes do que imaginamos, ao ter diversos tipos de liderança, por exemplo. Além disso, as soft skills sempre podem ser adquiridas com a prática!

Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de liderança, passa lá no Podcast do 0&Umas!

Como posso desenvolver soft skills?

Crie uma cultura de feedback

Toda vez que você estiver praticando alguma habilidade ou competência, peça a outras pessoas para identificar seus pontos fortes e fracos e pergunte se notaram alguma evolução, e assim você estará abordando pontos que pode melhorar e desenvolver.

Se desafie!

Todos adoramos ficar na nossa zona de conforto, porém, para evoluir é necessário sair dela. Procurar pontos fracos e tentar bater de frente com eles é um bom caminho! Por exemplo, se seu ponto fraco é seu trabalho em equipe, participar de projetos que envolvam comunicação e colaboração irá te ajudar a sair da sua zona de conforto e treinar suas soft skills.

Administre melhor seu tempo

Muitas vezes temos tantas tarefas a serem feitas que desejamos que o dia possua mais de 24 horas porém, quando planejamos nossas tarefas e gerenciamos melhor o tempo, vemos que conseguimos encaixar todas as atividades em nosso dia! Portanto, se começarmos a controlar melhor o tempo gasto nas atividades, isso acarretará em um aumento da efetividade, eficiência e produtividade.

Participe de treinamentos da empresa

Muitas empresas disponibilizam treinamentos para seus funcionários e sempre é uma boa ideia participar, já que significa que a empresa gostaria que você tivesse a competência que está sendo apresentada naquele treinamento.

Conclusão

Espero que suas dúvidas estejam sanadas, jovem padawan! Lembre-se que toda pessoa é única, portanto você sempre terá alguma habilidade ou competência que te difere da maioria, então, sempre esteja se esforçando para realçar seus pontos fortes! Além disso, também vimos que mesmo se nenhuma soft skill se aplica a você agora, sempre há uma oportunidade de praticar e aprender!

Obrigada por ler esse artigo! Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida. Não esqueça de nos seguir aqui no Medium e nossa Newsletter, para as dicas, aulas e notícias sobre tecnologia, feito por mulheres para mulheres. Nos siga também no Instagram, para se conectar mais ainda com o Coletivo Zero e Umas!

A Juliana Pavan é uma das integrantes do Coletivo Zero e Umas! Ela estuda Sistemas de Informação e deseja que todas as mulheres tenham oportunidade de entrar nesse mundo maravilhoso da computação! Livros, Música e Animes são três de suas paixões!

Você consegue se conectar com ela no LinkedIn, Medium, ou nos seguindo através do Instagram.

--

--