Um resumo sobre SCRUM

Eloisa Falcão
Zero e Umas
2 min readJul 7, 2020

--

Esse artigo foi pensado visando revisitar os principais conceitos que envolvem a metodologia Scrum, caso tenha interesse em uma visão mais completa e aprofundada do assunto, recomendo ler o Scrum Guides.

Cada vez mais adotado nas empresas dos mais diferentes setores, Scrum está em alta, mas afinal de contas, você sabe o que é Scrum? Em uma pesquisa rápida no Google nos deparamos com a seguinte definição:

Scrum é um framework de gerenciamento de projetos, da organização ao desenvolvimento ágil de produtos complexos e adaptativos com o mais alto valor possível.

Essa frase sintetiza bem o conceito, quando pensamos em Scrum, estamos pensando em gerenciar o desenvolvimento de um projeto de maneira dinâmica e ágil. Mesmo que tenha surgido pensando em desenvolvimento de software, hoje o Scrum pode ser aplicado a qualquer produto.

No Scrum existem alguns personagens principais a serem considerados: o Product Owner, que representa os interesses do produto e do usuário final, ele dita como o produto precisa ser formulado para atender os objetivos do consumidor. E o Scrum Master, que defende o Scrum como o processo em sua totalidade, mas também defende o desenvolvimento do projeto.

O projeto é divido em ciclos de desenvolvimento, chamados de Sprint, cada Sprint é um conjunto de atividades a serem executadas em um determinado tempo. No início de cada Sprint o Product Owner realiza o Sprint Planning, ou seja, a reunião onde é decidido o que vai ser executado naquele ciclo, ou seja, naquela Sprint.

As atividades a serem executadas ficam todas no Product Backlog, em todo Sprint Planning é de lá que as próximas tarefas são retiradas.

No Scrum, todo os dias a equipe executa uma Daily Scrum, que basicamente é uma reunião breve onde todos os membros contam o que foi feito no dia anterior, assim todos acompanham o processo como um todo. No final de cada Sprint é feita uma Sprint Review onde o que foi feito é apresentado.

A visualização do Scrum geralmente vem acompanhada de um Kanban, mas essa visualização pode variar e o Kanban pode ganhar novas etapas, como em revisão ou em espera, a grande vantagem do processo é sua flexibilidade perante as necessidades do projeto.

--

--