Algoritmos

Variáveis e constantes

O que significam?

Tamara Erlij
Published in
5 min readAug 10, 2020

--

Antes de começar a ler este artigo, é interessante você ter uma noção sobre algoritmos. Eu recomendo ler o artigo sobre o conceito de algoritmos. É uma leitura rápida e bem esclarecedora!

Pensando no paralelo entre programação com uma receita de bolo, que foi o exemplo utilizado no artigo sobre os algoritmos, podemos concluir que o algoritmo é a receita, isto é, a sequência de etapas para executar determinada ação; e a linguagem de programação é o idioma em que você escreve a receita.

Mas e se quiséssemos mudar a estrutura do bolo? Como faríamos? É aqui que podemos pensar no conceito de variável e constante. Ambas formas são maneiras de definir um valor que pode ser reutilizado depois no algoritmo, porém diferem em como este valor pode ser definido.

As variáveis são utilizadas com o objetivo de armazenar valores que podem ser alterados posteriormente em um programa. Com elas, é possível rotular os dados com um nome descritivo, isto é, toda a variável ter um nome e um tipo. Esse nome é o que vai identificar, enquanto que o tipo determina o que pode ser armazenado naquela variável. Aliás, cada dado pode ser de um tipo diferente e, por isso precisamos mostrar ao nosso algoritmo logo no início o que esperar armazenar.

Conceitos:

Variável: valor que possui um nome e um tipo que pode ser alterado enquanto o programa é executado.
Nome da variável: rótulo para um local de memória (identificador).
Dados: informações processadas/armazenadas por um computador.
Armazenamento: lugar onde os dados podem ser armazenados.
Declaração: ocorre quando anunciamos/chamamos uma variável.
Valor: algo que seria armazenado em uma variável.

Em relação ao escopo de uma variável, esse é definido por onde a variável é inicializada ou criada. Assim, caso a variável for declarada dentro de um procedimento/função, você só pode usar essa variável dentro do próprio procedimento ou função, tal que o escopo dessa variável é Local. Caso não, você poderá usar essa variável em todos os procedimentos e funções, logo, o escopo dessa variável é Global.

Constantes:

Constantes são valores previamente determinados. A gente também pode pensar em variáveis ​​como contêineres que contêm informações. Assim, a variável seria uma caixa aberta, onde podemos alterar o valor da caixa. Por outro lado, a constante seria uma caixa fechada, onde ninguém pode alterar o valor. Quanto à receita de bolo, não é diferente. No caso de utilizar uma variável, nós conseguiríamos substituir os ingredientes, por exemplo; e na constante, não.

Mas, quando usamos constantes?
Uma constante não muda com o tempo e tem um valor fixo. Como exemplo, temos o tamanho de um sapato ou qualquer vestimenta; não mudará por si só em nenhum momento. Normalmente, constantes são escritas em número (mas não é uma regra!).

Convenção de nomenclatura

Ao nomear as variáveis do teu projeto, pense bem sobre os nomes de suas variáveis, buscando sempre ser descritivo e também fácil de ser compreendido. Usar uma boa convenção de nomenclatura para variáveis é bom tanto para você — será muito útil quando você tiver que mexer no código depois de um tempo— e também facilitará muito para outra pessoa. Crie nomes significativos!

Algumas dicas:

  • É recomendável que o nome da variável informe não apenas para que serve, mas também o tipo de variável.
  • Evite abreviações que não são muito comuns. No caso de abreviações que são comumente usadas, como Str para String e Num para Number, tudo bem. Só pense se está de fato claro para você e para as outras pessoas.
  • Evite nomes muito curtos e sem sentido: Procure nomear variáveis ​​de forma mais descritiva.
  • Caso você esteja trabalhando em uma equipe, busque definir as regras da equipe para a nomenclatura das variáveis já no início, isso pode evitar futuros conflitos.
  • Use nomes que você consiga pronunciar e que os demais desenvolvedores provavelmente também conseguiriam. Isso já facilitaria na hora de você discutir com o seu colega. Ponha-se no lugar do outro! :)

Na prática

Vamos usar como exemplo a linguagem Swift, onde “var” significa que é uma variável e o “let”, uma constante. Aliás, sempre ao atribuir uma variável, você usa o símbolo "=". O nome da variável fica à esquerda e o valor que você deseja armazenar na variável fica à direita.

É possível perceber que, quando utilizamos a variável var, nós conseguimos mudar o sabor do bolo (cakeFlavor); assim, inicialmente o sabor era de chocolate e depois passou a ser de morango. No entanto, quando utilizamos uma constante para definir o preço do bolo e depois queremos mudar o preço, uma mensagem de erro aparece.

Portanto, percebe-se que em uma variável a sua definição podem mudar com o tempo, em diferentes partes do código; já em uma constante, uma vez definida, ela não pode ser alterada, tal que as variáveis ​​são essenciais em qualquer linguagem de programação, uma vez que elas nos ajudam a escrever programas mais flexíveis e, consequentemente, otimizar o nosso código.

Obrigado por ler esse artigo! Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida. Não esqueça de nos seguir aqui no Medium e nossa Newsletter, para dicas, aulas e notícias sobre tecnologia, feito por mulheres para mulheres. Nos siga também no Instagram, para se conectar mais ainda com o Coletivo Zero e Umas!

A Tamara Erlij é uma das mulheres que formam o Coletivo Zero e Umas! Ela tem com o objetivo capacitar e trazer garotas para a programação. Estuda Administração por possuir um instinto empreendedora e caiu nesse mundo da programação para agregar conhecimento à sua área e também pelo campo crescente que é a tecnologia. Ama ouvir suas músicas favoritas, praticar esportes, fotografar e viajar muito!

Você consegue se conectar com ela nos seguindo através do Instagram ou através do Medium dela!

--

--