Por dentro da comunidade ZeroOnze #1

ZeroOnze
ZeroOnze Startups
Published in
3 min readApr 18, 2018

Thiago Lima, fundador do LinkApi, conta um pouco sobre sua trajetória e rotina de empreendedor

Aos 27 anos, Thiago Lima tem um projeto e tanto: quer revolucionar o mercado de integrações mundial. Ele é fundador do LinkApi, plataforma de integração inteligente que conecta sistemas de diversos ecossistemas como varejo, manufatura, healthcare, logística e transporte. “Transformo a vida de empresas de software que querem oferecer o melhor do mundo das integrações para seus clientes”, conta ele, que acumula cases para marcas como Buscapé, Agendor, Chilli Beans e Duratex.

Sua trajetória “mão na massa” começou faz tempo. Aos 12, já se aventurava pelas linguagens de programação e, aos 17, montou uma startup de aplicativos na nuvem integrados a grandes ERP’s de mercado. Depois, entrou como consultor na FCamara Formação e Consultoria, empresa da qual se tornou sócio e diretor de inovação em apenas quatro anos. Aí, sentiu que era hora de se jogar de vez no mundo do empreendedorismo.

•Quais foram os primeiros passos para transformar a ideia em realidade?

Isolamento total para organizar um protótipo. Depois, conversei com possíveis clientes para coletar feedbacks e evoluir a ideia.

A ideia do LinkApi surgiu em 2015 como um TCC da Foil (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), mas foi no início de 2017, dentro da FCamara, que ganhou uma equipe independente. Começamos a operação comercial em março daquele ano e, em agosto, demos início ao processo de spin-off.

•Como é um dia de trabalho?

Intenso, mas empolgante… Empreender é uma ação de pensamento constante, é algo extremamente dinâmico. Dificilmente quando um problema é encontrado, você usa a mesma solução duas vezes e o resultado é o mesmo.

•O que você costuma fazer nas horas vagas?

Dou aulas de filosofia e liderança, escuto música e faço esportes. Também gosto muito de escrever. Estou trabalhando em um livro de filosofia para jovens líderes que se chamará “Não seja mais um jovem medíocre”.

•O que te ajuda a ser mais produtivo?

Ferramentas e muita priorização de atividades. Sempre analiso minhas tarefas e classifico em resultados de curto, médio e longo prazo. A ideia é sempre resolver e priorizar problemas que realmente existem no “aqui e agora”. O dia a dia é muito dinâmico e veloz no mundo das startups, então não vale a pena focar em problemas que ainda não existem.

•O que ou quem tem te inspirado?

Líderes como Von Clausewitz, Genghis Khan, Júlio Cesar, Ben Horowitz, Noam Wasserman.

•Dicas para ter uma startup de sucesso:

Acredito muito que o sucesso de uma startup depende de 3 variáveis:

Timing — Saber a hora exata de emplacar uma ideia no mercado;

Pessoas — Ter um time completo com as melhores pessoas;

Funding — Saber utilizar recursos financeiros para estratégias de alavancagem.

•O que você diria para quem deseja tirar uma ideia do papel?

Seja frio e nunca se apegue às suas ideias, pois, até chegar em uma solução melhor, elas podem mudar no decorrer do jogo. Busque, também, sempre estar rodeado das pessoas mais competentes, seja sócios, funcionários ou clientes. Assim, a dinâmica de criar um negócio torna-se promissora.

--

--