Frank Maia está aqui

Zero
ZeroUFSC
Published in
3 min readDec 13, 2023

18 meses após sua morte, chargista foi homenageado nos corredores do curso de Jornalismo da UFSC

Por Jéssica Schmitt e Luisa de Melo

Jornalista, ilustrador, designer, pai.’ A autodescrição deixada por Frank Maia na bio de seu Instagram revela contornos de um ex-aluno do curso de Jornalismo que, desde 17 de novembro, está eternizado na parede do curso.

Charge retrata os 40 anos do curso de Jornalismo e do próprio artista. Foto: Luiza Feppe/Labfoto

O desenho que Frank criou especialmente para o curso, no entanto, chegou atrasado às paredes do aquário — apelido do departamento de Jornalismo. A iniciativa de pôr uma charge de Frank no local partiu da professora Melina Ayres, quando esteve encarregada das comemorações dos 40 anos do curso, em 2020. “Uma das ações era continuar com a galeria de ilustrações e charges aqui no corredor”, explica Melina. “E quando consultei os colegas para saber quem poderia fazer esse desenho e representar o passar dos 40 anos, o nome do Frank foi quase unanimidade.”

A charge seria desenhada na parede em uma aula inaugural prevista para março de 2020. Os planos, no entanto, foram interrompidos pela pandemia da Covid-19. As atividades acadêmicas da universidade retornaram apenas em abril de 2022 e, em junho do mesmo ano, Frank Maia faleceu vítima de problemas cardíacos, aos 55 anos. Em 2023, o projeto renasceu, sob a nova gestão do curso, agora com uma nova questão: quem poderia desenhar a charge de Frank?

Léo assina a charge sob o olhar atento das irmãs. Foto: Luiza Feppe/Labfoto

Léo Bretas, de 34 anos, é o filho mais velho de Frank e, assim como o pai, seguiu no caminho das ilustrações — nos papéis, nas paredes e na pele. O desenhista fez a charge acompanhado das irmãs, Clara e Alice Bretas, de 13 e 14 anos. “É muito especial estar aqui hoje. Aqui ele estudou e cresceu, e estar aqui com elas crescendo… É muito bom fazer parte desta homenagem”, relata Léo. As filhas de Frank definem a homenagem em uma palavra, dita em uníssono. “Legal!’

A charge que Frank deixou para o curso retrata o próprio chargista em quatro momentos profissionais: um desenho para cada década do curso. Partindo de máquinas de escrever, passando por computadores ‘caixote’, notebooks até chegar nos atuais smartphones, o Frank dos desenhos acompanham as tecnologias.

Jornalismo em festa

A cerimônia transformou o corredor principal do departamento de Jornalismo em uma grande festa. Professores, alunos, jornalistas, amigos de Frank e outros profissionais de comunicação prestigiaram o evento.

A trilha sonora ficou a cargo do professor do curso e amigo de Frank, Samuel Pantoja Lima, na voz e violão, e Nuran Campos no violino. A comemoração da vida e homenagem de Frank foi marcada por discursos, lembranças e memórias de Frank com vários dos presentes.

--

--

Zero
ZeroUFSC

Jornal-laboratório do curso de Jornalismo da UFSC