“Página Infinita” ou o futuro das histórias em quadrinhos

O conceito página infinita pode ser a solução pros quadrinhos digitais.

Francisco Oliveira
Nov 29, 2018 · 6 min read
A primeira webcomics de muitos no Brasil foram os Combo Rangers | Fonte: Fabio Yabu (Divulgação)

A página infinita de Scott McCloud

Em seu livro Reinventando os Quadrinhos, lançado no ano 2000, o quadrinista e pesquisador Scott McCloud sugeriu que os criadores de conteúdo na web poderiam criar páginas tão grandes que fosse possível uma criar quadrinhos de qualquer tamanho. Essa tela infinita criaria uma quantidade infinita de quadros e permitiria que aos criadores muito mais liberdade na maneira como apresentam suas obras de arte.

“sem uma estrutura financeira confiável para apoiar esses webcomics experimentais, muitas pessoas simplesmente se afastam e conseguem um emprego comum, ou começam a fazer tiras que os amordaça a três painéis. Ela tem um desempenho aquém do esperado”.

Pra quem acha que consegue existe um desafio da página infinta nos site de McCloud. Lá ele propõe regras a seguir para se obter uma genuína “infinite canvas”.

Como Coreia do Sul influenciou as webcomics pra sempre?

Webtoon é um termo criado da contração das palavras web e cartoon. Esse é o termo usado para qualquer produção de quadrinhos voltada para plataforma digitais na Coreia e uma das suas principais marcas é a construção da narrativa na vertical. O que encaixa perfeitamente com os periféricos digitais de hoje como tablets e smartphones e explica muito do seu sucesso.

Days of Hana de Seokwoo | Fonte: Webtoon (Divulgação)


Gostou? Então me motive a fazer mais. Comente aqui em baixo o que você achou. Clique umas 50 vezes nas ” 👏” Isso ajuda muito na vizualização.

Compartilhe esse texto com os seus amigos e me siga nas redes socais como: Twitter e Instagram. Eu vou ficando por aqui. Nos vemos no próximo texto. Falou!

ZINEXT | Editora & Studio

Uma Mini Editora que publica #livros, #quadrinhos e #jogos da sua base em Fortaleza/BR.

Francisco Oliveira

Written by

@apenasumchico | Designer + Illustrator + Freelancer

ZINEXT | Editora & Studio

Uma Mini Editora que publica #livros, #quadrinhos e #jogos da sua base em Fortaleza/BR.