O que me levou a abandonar programas pagos/ piratas pelo modelo de licença aberta?

Chico Oliveira
Dec 21, 2016 · 3 min read

Antes de tudo. Você o que é open source? Sabe como isso afeta a vida de designers, arquitetos e urbanistas em seus projetos? Deixa esse pequeno vídeo te ajudar um pouco…

Quando mais você se pergunta o que levaria uma pessoa a abandonar um sistema operacional por outro a resposta em 90% dos casos é simples: “Ah! Eu queria um sistema melhor, mais rápido ou mais simples”. É essa ideia que faz milhares de designers e ilustradores acreditarem que as melhores opções são os sistema da Apple e etc.

Isso pode até ser verdade, mas em parte. O que levaria alguém a usar um sistema operacional “open source” como o Linux ou kernel como o Ubuntu? As causas comuns tanto ideológicas ou financeiras.

Ideológicas

Minha tendência política é de esquerda. Sempre penso no bem estar social e isso me torna a favor de políticas públicas igualitárias. Por ter nascido na periferia, minha primeira formação foi na área de humanas e de por anos ser professor do ensino fundamental e médio tornou minha vivencia da realidade evidente todos os dias. Abraçar uma iniciativa open source para uma projetista é fundamental para validar suas aspirações. Fácil notar que mesmo grandes nomes do cenário de inovação tem projetos paralelos desenvolvendo códigos e atividades que visam o bem comum.

Financeiras

O ridículo valor cobrado pelos programas top de linha hoje como o pacote Adobe, Office ou mesmo um Windows original e seus programas relacionados forçam o usuário a apelar para a pirataria. Curioso que muita gente não sabe, mas quando você utiliza um sistema operacional como iOS X da Apple ou tem um celular baseado em Android por trás estão projetos open source.

Se você é um designer gráfico e editorial como eu esbarra de cara no problema “Qual programa usar”, mas existem diversas opções que realizam tudo o que você precisa como:

Edição de vetores : Inkscape
Edição de imagens: GIMP
Modelagem 3D: Blender
Modelador paramétrico: FreeCAD
Ilustração e desenho: Krita e MyPaint
Editoração de livros: Scribus
Criação de e-books: Caligre

Além disso recomendo fortemente um ícone do trabalho de ilustração e quadrinhos (minha área) open source chamado David Revoy. Ele já listou motivos muito mais completos que os meus. E é um bom começo pra quem deseja esse universo.

E você já experimentou algum programa desses? Já pensou em trocar o Windows pelo Linux? Sabia que é possível criar projetos novos com a filosofia Open source?

__

Gostou? Então me motive a fazer mais. Clica aê no a.K.a “Recommend”. :D

Compartilhe e me siga nas suas redes socais: Twitter | Facebook | Instagram

Se você não tiver uma conta no Medium, é só fazer uma, super rapidinho, logando com o seu Twitter. Então você me segue e sempre que eu fizer um texto e/ou quadrinho novo você vai saber e receber estrelinhas do Tio Chico.

ZINEXT | Editora & Studio

Uma Mini Editora que publica #livros, #quadrinhos e #jogos da sua base em Fortaleza/BR.

Chico Oliveira

Written by

@apenasumchico | Designer + Illustrator + Freelancer

ZINEXT | Editora & Studio

Uma Mini Editora que publica #livros, #quadrinhos e #jogos da sua base em Fortaleza/BR.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade