Oficina POA Solar

Luiza Macedo
ZIS POA
Published in
3 min readMar 7, 2017

No dia 22 de fevereiro ocorreu a primeira oficina POA SOLAR, organizada pela equipe ZURB da ZISPOA, com o objetivo de propor um diálogo entre membros que representassem os setores do governo, empresas, startups, instituições e 3° setor. Durante a oficina buscou-se compreender o panorama sobre a difusão de energia solar na cidade, fazer conexões e encontrar soluções inovadoras.

Para isso foi realizada uma breve introdução contextualizando os objetivos da ZISPOA, os projetos já realizados pelo movimento. Também comentamos sobre o projeto GEOsumr que possui parcerias internacionais, além do governo e instituições de ensino, este foi o nosso ponto de partida para abordar o tema da energia solar. Na sequência, foi proposta a dinâmica no formato World Café para buscar uma discussão de todas as partes com as questões:

1) Por que a energia solar não se massifica em POA? Quais os desafios? O que falta para “virar a chave”?

2) Quais são as possibilidades, no panorama atual e futuro?

3) Como podemos fomentar a implementação da energia solar em Porto Alegre?

4) Mínima Ação Viável (M.A.V.): o que podemos fazer desde já para que Porto Alegre seja o local que mais utiliza energia solar na América Latina até 2020?

No final, cada grupo apresentou a sua M.A.V. para todos os participantes da oficina. É importante destacar que esta oficina será norteadora para uma sequência de vários eventos sobre o assunto. O primeiro evento será na próxima semana, a ZIStalk POA Solar, 13 de março em que os resultados da oficina, iremos convidar os participantes da oficina para apresentar novamente suas M.A.V. para que possamos escolher uma das M.A.V. e um grupo responsável para colocá-la em prática.

--

--