ZISPOA: UM MOVIMENTO QUE TRAZ O TEMA DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM PORTO ALEGRE

Luiza Macedo
ZIS POA
Published in
3 min readJun 12, 2017

Um movimento bottom up realizado por pessoas, que serve como laboratório para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para a cidade. Este é a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA) um lugar vibrante no qual pessoas interagem e trabalham de forma criativa, realizando projetos baseados na co-criação e desenvolvidos por uma rede de voluntários de diferentes setores da nossa sociedade: empreendedores, estudantes, setor público e privado, terceiro setor, etc.

Nascida em setembro de 2015 com uma cultura forte de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novas tecnologias, a ZISPOA se torna o local ideal para fazer surgir coletivamente soluções locais para problemas e desafios globais.

Projetos como este que buscam melhorar Porto Alegre a partir da comunidade, ajudam na construção de uma relação entre os diferentes atores do espaço urbano. A ZISPOA surgiu como o primeiro passo de implementação da Estratégia Econômica Leapfrog, e visa tornar o Estado do Rio Grande do Sul o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2030. Essa estratégia econômica, financiada pelo Banco Mundial, foi elaborada para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul pela Global Urban Development (GUD), uma ONG de políticas internacionais com rede profissional de mais de 600 líderes e especialistas atuando em 60 países, comprometida a “gerar maior desenvolvimento e qualidade de vida em todo o mundo, possibilitando que todas as pessoas e lugares vivam e prosperem em paz entre si e com a natureza” (ZISPOA, 2016).

O projeto tem como propósito principal transformar uma área da cidade pouco explorada pela comunidade e pelas empresas em uma área modelo para o crescimento de uma cidade sustentável e inovadora. A ZISPOA está sendo desenvolvida para se tornar um dos principais centros de pesquisa da região, desenvolvendo novas tecnologias, startups, incubadoras e aceleradoras de empresas. Para alcançar esse cenário, a ZISPOA conta com grupos de trabalho, nos quais todos os integrantes participam voluntariamente. Além dos grupos, empresas parceiras, estudantes e professores de universidades da região colaboram com ideias, projetos e ações. Um dos motivos da criação da ZISPOA no Rio Grande do Sul — além de suas características como identidade cultural marcante e a alta aceitação aos princípios da sustentabilidade — foi a existência de algumas das principais universidades do país e a qualidade do ensino superior do Estado. Neste contexto, as parcerias com universidades se tornaram fundamentais para colocar em prática a ideia de união da comunidade, empresas e academia.

A Estratégia Econômica Leapfrog (WEISS; SEDMAK-WEISS; RODRIGUEZ, 2015) e as Zonas de Inovação Sustentáveis, começando pela ZISPOA, oferecem oportunidades para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul atingirem os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (Agenda 2030 — ONU) até 2030. Atualmente, a ZISPOA está focada em se tornar o lugar mais sustentável e inovador da América Latina até 2020, através da realização de cinco objetivos principais: mais alimentada por energia solar; mais eficiente energeticamente; mais conectada digitalmente; mais amigável a tecnologias renováveis e mais amigável a bicicletas.

Os encontros oficiais do movimento aconteciam em seu início no Hub Paralelo Vivo no Bairro Floresta, uma casa colaborativa de negócios sustentáveis. Entretanto, o Hub teve problemas com infiltração de água e não pode mais sediar. Com isso, uma nova estratégia foi traçada e, além de ampliar o território para a ZISPOA 2.0, novas parcerias foram feitas, com novos locais para eventos e encontros dos grupos dos projetos, e a Escola de Engenharia da UFRGS tem sido uma grande parceira desde o início deste ano sediando os ZIStalks, Stakeholders Meetings, reuniões e encontros do grupo. Além disso, hoje a ZISPOA tem um espaço fixo no Prédio Centenário da UFRGS e na Casa das Cidades (Rua Santa Teresinha, 35), espaços abertos para reunir os grupos, realizar encontros e discutir ações sobre inovação sustentável.

Para saber mais sobre a ZISPOA e os projetos em andamento confira os links abaixo:

Site

Medium

Facebook

Estratégia Leapfrog

Agenda 2030 — ONU

--

--