Negócios com Alma: Peggada

Conhece a Marta Cerqueira, co-fundadora deste projeto sustentável!

zomato Portugal
Zomato Blog Portugal
4 min readNov 15, 2023

--

No mundo da gastronomia há projetos muito especiais com conceitos únicos e que são verdadeiros sonhos, para quem cria e para quem prova. Continua a conhecer alguns deles e os seus responsáveis, na nossa rubrica “Negócios com Alma”!

Nesta edição, a personagem principal é a Peggada, um projeto que se foca na sustentailidade e na sua conscientalização. Vem saber mais, pela voz da sua co-fundadora, Marta Cerqueira!

🍽️Peggada

É uma plataforma digital que partilha dicas e sugestões sustentáveis para que juntos possamos olhar para o mundo de uma forma mais ecológica.

Falámos com a sua co-fundadora, Marta Cerqueira, que é também jornalista, amante de viagens, mãe do Zé, fã de restaurantes, caravanas, bicicletas e de tudo o que seja em segunda mão. Trabalhou em jornais nacionais até que percebeu que o seu trabalho tinha outro propósito. Na Peggada, continua a ser jornalista, através da escrita de notícias e reportagens sobre sustentabilidade, mas que agrega também todos os eventos e negócios que nasceram para criar um mundo melhor.

🍽️As Almas por trás do Negócio

👉Podes falar-nos um pouco do que é a Peggada e qual o seu impacto na consciencialização da sustentabilidade em Portugal?

A Peggada é uma plataforma digital de descoberta de projetos sustentáveis e com impacto. Desenvolvemos um espaço onde os consumidores podem encontrar desde notícias e reportagens sobre a temática da sustentabilidade, como uma lista dos negócios sustentáveis do país, divididos por categorias que vão desde hotéis, restaurantes, lojas de roupa em segunda mão ou mercearias a granel.

Temos também uma agenda de eventos com tudo o que acontece sobre sustentabilidade em todo o país. Somos, por isso, uma ferramenta de consciencialização para as temáticas ligadas à sustentabilidade e esse impacto nota-se no feedback que recebemos da nossa comunidade e nos números que provam o nosso crescimento.

👉O que é que te fez acordar para a importância de fazeres escolhas mais sustentáveis?

Acredito que todos nós já percebemos que isso é fundamental, a diferença está no tomar uma atitude e mudar alguns hábitos. Através do meu trabalho enquanto jornalista fui conhecendo alguns projetos que estavam a nascer na área da sustentabilidade, o que despertou a minha curiosidade e me fez aprofundar o tema tanto a nível profissional, como pessoal, com uma mudança gradual para um estilo de vida com menos impacto.

👉Sentes que esta consciencialização, em Portugal e no Mundo, já percorreu um caminho maior do que aquele que ainda falta percorrer?

Os primeiros passos já foram dados, mas há mesmo muito caminho a percorrer. E é bom, por vezes, sair da nossa bolha, principalmente se já temos esta consciência e nos rodeamos de pessoas que pensam e atuam da mesma forma que nós, para perceber a realidade de quem ainda está no início deste caminho pela sustentabilidade. É por isso que, na Peggada, trabalhamos para ser uma ferramenta para todos os públicos, desde os que já são ninjas da compostagem, até àqueles que ainda têm dúvidas sobre o que colocar no ecoponto azul.

👉Porque acharam importante ser parceiras da Zomato? O que destacam desta parceria?

Queríamos dar a conhecer os restaurantes que já sabíamos que estavam a fazer um trabalho importante na área da sustentabilidade. Quando percebemos que não existia qualquer tipo de selo sustentável para este tipo de negócios, decidimos criar — juntamente com outros jornalistas da área, produtores e donos de restaurantes — um formulário com uma lista de critérios para que pudéssemos perceber se os restaurantes poderiam ou não fazer parte da Peggada.

A parceria com a Zomato foi importante na medida em que nos foi possível chegar a um número de restaurantes que, de outra forma, seria bastante difícil. Além disso, transformar esta categoria de restaurantes sustentáveis numa coleção da Zomato fez o nosso trabalho ser reconhecido e conhecido por um público mais alargado.

👉Como sentes que o mundo da restauração tem evoluído relativamente à sustentabilidade?

Acredito que temos empreendedores cada vez mais atentos a esta temática, não só porque sabem que têm que responder a um público cada vez mais exigente, mas porque percebeu que ser mais sustentável pode até ter vantagens para o negócio. Trabalhar com produtos da época, por exemplo, pode gerar poupança e trazer mais sabor e riqueza aos pratos. Aproveitar os produtos ao máximo — sejam de origem animal ou vegetal — traz também mais potencial aos pratos, além de gerar poupança.

👉Quais são os restaurantes da Coleção Eco & Sustentável que os nossos foodies têm mesmo de conhecer?

Sou suspeita porque, acima de tudo, sou uma verdadeira foodie. Sou utilizadora da Zomato desde o dia um e adoro conhecer restaurantes novos. Por isso, talvez destaque aqueles aos quais, por muitos espaços novos que surjam, volto sempre. É o caso do Pequeno Café Bistrô, do Tati e do Isco, em Lisboa, ou, no norte, o Orelha d’Elefante e o Manna.

Sabe mais sobre a Peggada aqui!

👉Gostaste de conhecer a Peggada? Descobre mais negócios com alma, na tua app!

Visitaste um destes espaços? Delicia-te com o sabor e depois partilha connosco: basta fazer tag da @Zomatopt e #zomatopt nos conteúdos partilhados no teu instagram — nós estamos atentos! 😍

--

--

zomato Portugal
Zomato Blog Portugal

Para que nunca tenhas uma má refeição. Fica a par de todas as novidades!