Zomato Mise En Place: Mafalda Rodrigues de Almeida conta-nos o segredo do projeto Loveat

Voltamos com mais uma Mise En Place para ficar a conhecer melhor o rosto por detrás do blogue que inspira milhares de fãs de um estilo de vida saudável.

zomato Portugal
Zomato Blog Portugal
5 min readJul 12, 2019

--

A nossa embaixadora Mafalda Rodrigues de Almeida é nutricionista e mentora do projeto Loveat que, só pelo nome, faz todo o sentido estar associado à Zomato.

Desde workshops, dicas saudáveis, a informação nutricional privilegiada, podes consultar todos os meses novos conteúdos que a Mafalda partilha.

Também adoras comer, mas não queres fazer “asneiras”? Este artigo é para ti!

Quem é a Mafalda Rodrigues de Almeida?

Sou uma miúda que adora comer, cozinhar e tudo o que envolve o impacto da forma como nos alimentamos na nossa vida.

Licenciei-me em Ciências da Nutrição em Portugal, fiz um mestrado em Inglaterra em Políticas alimentares, e voltei lá mais recentemente para me certificar em cozinha vegan.

E o projeto Loveat? Como surgiu?

Começou como um blog, depois passou a um site, agora já é uma empresa. A base sempre foi a educação nutricional para uma alimentação saudável e tem crescido sempre com essa raiz.

Hoje em dia, na empresa, fazemos nutrição clínica (consultas), workshops de cozinha saudável, artigos para media, vídeos para marcas, reviews para restaurantes, consultoria para empresas de restauração e catering. Enfim, tudo o que permita às pessoas fazerem escolhas nutricionalmente mais equilibradas, saberem como cozinhar de forma saudável e terem uma vida mais centrada na prevenção da doença.

Consideras-te uma foodie? Porquê?

Sim, adoro comer e experimentar receitas novas. Adoro comprar ingredientes, alimentos frescos, fazer combinações inesperadas, experimentar restaurantes novos e ver programas de cozinha.

Desde quando cozinhas?

Desde que me lembro. Em minha casa sempre se cozinhou muito. A minha bisavó era eximia na cozinha e adorava receber. Tive a sorte de crescer com ela bem perto e ser inspirada desde cedo.

Consideras que cozinhar é essencial para quem quer ter uma alimentação saudável ou já há muitos espaços onde podemos comer sem culpa?

É essencial sinceramente. Quem gosta de cozinhar tem, tendencialmente mais naturalidade a fazer escolhas saudáveis e saborosas e é mais apto a experimentar. No entanto, felizmente, já existem muitos espaços com boas opções, serviços de take away e até serviços de produção de refeições saudáveis para a semana inteira.

Que espaços recomendarias?

Adoro o Ela Canela, House of Wonders, ao 26 Vegan Food Project, Psi, o botanista e muitos outros.

Qual o teu maior guilty pleasure na culinária?

Tenho um grave problema com Nutella. Adoro mesmo, mas controlo-me para comer apenas 1 vez por ano porque é mesmo terrível do ponto de vista nutricional.

É difícil o equilíbrio entre o prazer de comer e o cuidado com a alimentação? Qual é o truque?

Não é difícil quando se gosta de comer um pouco de tudo. Acredito que seja mais complicado para quem não aprecia fruta e legumes, que devem ser a base da nossa alimentação. O truque é saber escolher os produtos mais frescos e saber como os cozinhar.

Ninguém gosta de brócolos cozidos, sejamos sinceros ☺ É muito melhor comer brócolos salteados com um molho de teriyaki e amendoim por exemplo.

Que dicas darias a quem não tem tempo para cozinhar, tem de comer fora, mas quer manter uma alimentação saudável e regrada?

Definir um roteiro de restaurantes nas zonas por onde costuma andar, conhecer mais ou menos os menus para saber qual é o restaurante que tem as opções que mais gosta e se tem entrega ao domicilio ou não. Depois, ao comer fora, é super importante tentar pensar como se estivesse em casa. Não fazemos diariamente entrada, prato e sobremesa para o almoço ou jantar por isso, para que a refeição fora seja o mais equilibrada e saudável possível, devemos tentar focar-nos no prato numa base diária e uma vez por semana fazemos uma refeição mais livre e gulosa.

Se entrássemos na tua conta Zomato o que encontrávamos nas tuas pesquisas recentes?

Tudo que sejam restaurantes coloridos, com muita comida de fusão. Adoro pratos asiáticos e com misturas de sabores ou ingredientes diferentes do que costumo fazer em casa.

Recentemente fiz uma viagem à América do Sul e adorei a comida lá, por isso, também tenho pesquisado bastantes restaurantes deste estilo para matar saudades.

E nos favoritos?

Boa-bao, Soão — Taberna Asiática, Ibo, Furnas do Guincho ou Psi. Há tantos, é super difícil escolher ☺

Qual a funcionalidade na app que mais gostas?

O facto de poder pesquisar “saudável” e me aparecerem inúmeros restaurantes à minha medida. Mas também gosto imenso de poder ver as reviews e fotos. Ajuda-me imenso a perceber se é um restaurante ótimo mas com mau serviço por exemplo, ou a ficar logo com água na boca com um determinado prato.

E a mais útil para quem quer comer bem?

Sobretudo permitir ver antecipadamente o menu, o que ajuda a escolher os pratos mais equilibrados com tempo.

Somos o que comemos?

Somos claramente o que comemos e como comemos. O que comemos tem um impacto na produção de hormonas, no humor, no sono, na pele, na energia, no bem-estar, em tudo mesmo.

Então, volto a perguntar: quem é a Mafalda?

Um bom garfo! ☺

Vê as escolhas de Restaurantes com opções saudáveis da Mafalda aqui.

Se ficaste com curiosidade e queres ler mais, podes encontrá-la aqui.

Mise En Place: companha as nossas entrevistas aos Foodies Zomato na nossa rubrica Mise En Place para ficares a conhecer quem melhor te pode aconselhar a experimentar os melhores espaços da cidade: os nossos foodies!

--

--

zomato Portugal
Zomato Blog Portugal

Para que nunca tenhas uma má refeição. Fica a par de todas as novidades!