Camila Pedra
ztechbrasil
Published in
3 min readSep 18, 2020

--

Quero compartilhar com vocês um assunto que gosto muito e que transformou a forma como me comunico com as pessoas, impactando nas minhas relações pessoais e profissionais, o feedback!

Para aquele que dá o feedback, é um momento de demonstrar que você se importa com a outra pessoa o suficiente para sair da sua zona de conforto e ajudá-la no seu processo de desenvolvimento.

Para quem recebe, pode ser uma experiência muito dolorosa e traumática ( quem nunca?!)porém com técnica você pode usar todas as informações a seu favor.

Então, separei aqui algumas dicas que vai te ajudar a se preparar para esse momento.

Prepare o terreno

Pensar sobre o que vai falar, como e onde você vai dar o feedback é primordial para que você consiga atingir seu objetivo.

Não usar palavras de julgamento e generalizações como: “Você é incompetente” “ Você nunca colabora” ou “Você é uma profissional excepcional”

Julgamentos são rótulos, opinião, juízo e apreciação.

Como construir um feedback?

Para ser construtivo, o feedback precisa conter os seguintes elementos:

Ex do feedback com Situação + Comportamento + Impacto: “Ontem na reunião com o time, você atrasou 30 minutos, por isso não conseguimos tratar sobre todo o conteúdo e também comprometeu a agenda dos colegas.

Quais as dicas para fornecer um feedback?

  1. TEMPO: Se preocupe em fornecer o feedback em tempo, preferencialmente logo em seguida do fato, para que a situação esteja recente na cabeça das pessoas envolvidas.

Não se esqueça de analisar a situação antes.. Ao mesmo tempo, evite que ele seja dado em um momento que as pessoas estão emocionalmente tomadas pela situação. Neste caso, parar para tomar um café/água antes do papo pode ajudar!

Uma pesquisa feita pela CCL (Center for Creactive Leadership) mostra que depois de 48h o feedback já não é mais tão efetivo. Portanto é importante que ele seja frequente e pontual, aplique sempre que necessário e sem moderação.

2. PREPARAÇÃO: Se prepare para dar o feedback. É importante que você pense em todos os elementos construtivos a serem incluídos na sua fala. Se precisar, escreva o feedback antes. Isso pode te ajudar a levar todos os pontos com mais clareza para a pessoa que receberá o feedback.

3. FUJA DO “Feedback Sanduíche”: O feedback sanduíche é composto por uma crítica entre dois elogios. Ao usá-lo você pode tornar o feedback mais digerível para quem o recebe, porém o elogio é diluído. Além disso, este tipo de feedback tende a gerar mais ansiedade e conflitos internos na pessoa que está recebendo, sem um direcionamento claro de quais pontos precisa desenvolver em comparação aos pontos positivos ressaltados.

Recebi um feedback, e agora?

Quem recebe o feedback também precisa agir para torná-lo benéfico para seu processo de desenvolvimento

1. Reconheça o valor do feedback.

Tente enxergar a situação pelo olhar do outro e porquê aquilo na perspectiva dele é importante. Você pode perguntar qual foi o comportamento específico que tal pessoa entende ter causado o impacto. Essa resposta te ajudará a refletir sobre a sua ação e lidar com essa situação no futuro de uma maneira alinhada com o que esperam de você.

2. Ouça ativamente.

Embora o feedback às vezes possa ser recebido de uma maneira mais dolorida, é importante entender os pontos fortes e fracos de suas ações para que seja possível reajustar as suas rotas além potencializar o que vem dando certo.

3. Agradeça.

Muitas vezes a outra pessoa se preparou para essa conversa e investiu energia para apoiar seu processo de desenvolvimento.

Busque refletir profundamente sobre o feedback recebido, escolhendo e utilizando aqueles que te ajudarão a aprimorar suas tarefas no futuro. Lembre-se de encontrar soluções nas suas próprias ações e ser dono das suas decisões.

--

--