10 Motivos pra Você Começar a Assistir Hora de Aventura Agora Mesmo
Acredito que a maioria já conhece esse desenho muito louco que vem conquistando uma legião de fãs pelo mundo, mas a maioria talvez não entenda o porquê de tanto sucesso.
Primeiramente, devemos pelo menos tentar explicar do que se trata essa incrível animação. Muitos acham que é apenas um desenho infantil. Outros pensam que se trata de uma combinação de cores psicodélicas e drogas. Ainda existem aqueles que veem Hora de Aventura como uma obra que deveria ser censurada por conteúdo adulto. Devo admitir que nenhum deles está tão longe da verdade, mas então como algo pode ser tudo isso ao mesmo tempo e ainda ser fantástico?
Hora de Aventura conta, na verdade, a história de Finn, um humano, e Jake, um cachorro falante, que embarcam em diversas aventuras para fazer o que acham certo e divertido, enquanto ajudam várias pessoas no caminho. Não parece muito diferente de muitos desenhos que vemos por ai, porém essa história de cara nos surpreende já que Finn não é o dono de Jake, tendo, na verdade, sido criado pelos pais de seu companheiro canino. Sim, é um mundo muito estranho.
1. História Quase Real
Talvez pareça estranho que um mundo pós-apocalíptico com seres mágicos posso se assemelhar em algum momento com a realidade. Porém, a origem desse universo é certamente um futuro alternativo do nosso planeta Terra. Durante a abertura do programa, podemos observar algumas bombas nucleares e tecnologias antigas. O que ocorreu foi um evento chamado de Guerra dos Cogumelos, que supostamente teria ocorrido após a Guerra Fria dessa realidade alternativa.
2. Enredo Complexo
Apesar de ser considerado um desenho infantil, Hora de Aventura não deixa de impressionar na complexidade de seu enredo. Mesmo podendo ser assistido livremente, algumas informações são essenciais para entender a motivação dos personagens e suas relações. Um bom exemplo disso é o fato de Marceline, a Rainha dos Vampiros, e o Rei Gelado se conhecerem desde antes da Guerra dos Cogumelos, tendo uma profunda ligação.
3. Conteúdo Adulto
Muitos devem saber que em alguns países o programa teve parte de seu conteúdo censurado. Isso acontece pela presença constante de insinuações sexuais ou mesmo piadas banalizando a morte. Como vemos na imagem, os produtores foram obrigados a substituir as partes íntimas dos personagens, mas mesmo assim o humor foi mantido por terem “troncos” entre as pernas. Não sei se foi bem o que a censura queria…
4. Personagens Interessantes
Como mencionado anteriormente, com uma história profunda e complexa, temos personagens verdadeiramente interessantes que refletem pessoas de verdade. Pessoalmente, a Princesa Caroço (Lumpy Space Princess)é minha personagem favorita. Após sair de sua realeza, LSP é forçada a viver como sem teto na Terra de Ooo, mas como seu orgulho e vaidade são inabaláveis somos proporcionados a cenas hilárias que provocam os valores da nossa sociedade.
5. Filosofia
Assim como a grande parte dos desenhos, Hora de Aventura tenta passar algumas lições de vida dentro de sua jornada. Entretanto, pelo seu conteúdo mais adulto, o programa costuma trazer reflexões sobre questões sociais e existenciais que deixaria Nietzsche orgulhoso.
6. Música
Provavelmente, uma das características mais marcantes da série. Durante o programa, parte de sua narrativa é apresentada por forma de canções. Talvez nem todos amem esse estilo de desenho musical, mas com toda certeza Hora de Aventura faz isso com excelência. Algumas das melhores músicas que já ouvi vieram desse programa, sendo um dos motivos para as inúmeras premiações do show.
7. Regra 63
Talvez muitos não conheçam essa famosa da internet. Basicamente, ela afirma que para todo personagem fictício criado existe uma versão do sexo oposto em algum canto desse mundo virtual. Desse modo, os criadores de Hora de Aventura decidiram criar eles mesmos esses personagens. Isso pode ser visto em alguns episódios que acompanhamos Fionna, a humana, e Cake, o gato. Entretanto, não fica claro a existência dessa outra realidade ou se é apenas uma fantasia narrada nos diários do Rei Gelado.
8. Aceitação da Diversidade
Provavelmente um dos temas mais abordados do século XXI. Hora de Aventura não nos decepciona nesse quesito. Através de suas insinuações sexuais, alguns personagens não apresentam uma sexualidade esclarecida. Entretanto, o caso mais abordado é de BMO, o robozinho mais amado da atualidade. Com um episódio dedicado a essa questão, BMO “troca de corpo” com seu outro lado que ficava aprisionado dentro do espelho. Não bastasse essa metáfora clara para o transsexualismo do personagem, BMO é o único que não tem uma mudança clara de sexo nos episódios de Fionna e Cake. Além disso, teorias fortemente embasadas sugerem que a Princesa Jujuba namorava Marceline, a Rainha dos Vampiros.
9. Participações Especiais
Além dos escritores terem a vontade de que todo o elenco de The Office duble algum personagem, muitos outros famosos já participaram do programa. O ator mais importante é ninguém menos que Neil Patrick Harris que interpreta a versão masculina da Princesa Jujuba (Bubblegum). Outro nome recorrente é o emblemático George Takei. Ainda tivemos pequenas dublagens de pessoas como Matthew Broderick, Andy Samberg, Donald Faison e muitos outros.
10. Desenho infantil
Sim, Hora de Aventura não deixa de ser um desenho infantil, mas porque isso é algo ruim? Com visuais coloridos e alegres podemos descansar de nosso mundo nem tão colorido assim e voltarmos a ver pelos olhos de uma criança.
Bônus: Melhores Fan Arts
Como toda grande franquia, Hora de Aventura também tem uma insaciável legião de fãs com talentos artísticos. De releituras, crossovers até trailers, talvez seja o desenho com o maior conteúdo extraoficial já criado.