Criatividade sempre e todo dia

Como ambientes de trabalho podem influenciar na criatividade e na produtividade dos colaboradores

Aerochimps
5 min readJan 29, 2015

A criatividade, às vezes, parece um cubo mágico ou um enigma decifrado por apenas algumas pessoas no mundo. Como se fosse raro e só os “escolhidos” pudessem dominar esta arte. Como se a criatividade fosse dom.

Mas, ei, olha pra cá e não desanima pois: não é nada disso.

A criatividade é mais parecida com um exercício do que com uma sina. E, por isso, precisa de estímulo e muita prática para atingir sua melhor forma. Quanto mais criativo, mais produtivo. E quanto mais produtivo, melhor para você e para o seu trabalho. Afinal de contas, pessoas felizes trabalham melhor.

E cá entre nós, ninguém quer ir para o trabalho como se a gravata fosse uma corda e o trajeto até o computador fosse uma triste caminhada até a forca.

Muitos de nós sequer querem usar gravata. A propósito, quem foi que inventou o dress code?

Não é por acaso que muitas agências perdem funcionários para startups que valorizam os colaboradores. Trabalhar precisa ser prazeroso e empolgante. Caso contrário, deixamos de ver o sentido daquilo que estamos fazendo e, gradativamente, nos empenhamos menos, produzimos menos e descemos a curva da criatividade como se fosse uma rampa.

Para algumas empresas essa espécie de aflição e desejo de liberdade se transformou em oportunidade para inovar e criar ambientes inspiradores para seus colaboradores. Nada mais justo, já que, muitas vezes, passamos mais tempo no trabalho do que em casa.

A forma como os trabalhos são conduzidos na Spotify é bem inspiradora. Se tiver curiosidade, vale a pena dar o play no vídeo.

A Spotify é um bom exemplo para enxergar como essa ~liberdade~ pode ser aplicada mesmo em espaços menores. No caso da startup, ambientes bem divididos, com paredes de vidro interativas, área de concentração, sala de reunião e uma mesa para lazer ou descanso conseguem, ao mesmo tempo, quebrar a seriedade de um ambiente corporativo, estimular a criatividade e ainda incentivar a produtividade dos funcionários.

É claro que essas medidas só funcionam porque a cultura da empresa estimula a criatividade e a inovação em todos os aspectos.

Quanto mais rápido as empresas se atentam para isso, menos tradicionais e mais agradáveis se tornam os ambientes de trabalho. Mas o que esse “agradável” significa?

Vamos usar a Aerochimps como exemplo. Quando resolvemos sair do coworking e alugar uma sala comercial, analisamos a estrutura física do espaço para que coubesse todos os nossos ideais.

Enquanto as ideias de onde colocar os móveis, qual a melhor forma de deixar o time confortável e como manter a equipe animada e criativa surgiam, decidimos priorizar alguns aspectos que acreditamos serem fundamentais para a nossa startup. Destacamos alguns deles logo abaixo.

Flexibilidade e autonomia

Não existe fórmula mágica e nem varinha de condão que transforme um profissional em um Super Criativo, mas estabelecer uma cultura que incentive a liberdade sem perder a responsabilidade de vista é uma receita que pode funcionar bem.

Horário flexível de trabalho, a possibilidade de trabalhar de outros lugares ou de intercalar trabalho e lazer são formas simples de reduzir o nível de estresse da equipe e aumentar o nível de satisfação dos colaboradores.

Quando os prazos e a qualidade são respeitados não existe razão para não ser flexível.

Concentração e produtividade

Selgas Cano, um escritório de arquitetura em Madrid

Bons equipamentos, mesas e cadeiras confortáveis, além de autonomia para que os colaboradores decidam como gostam de trabalhar também foram pontos que ponderamos com cuidado quando montamos o escritório.

Tem gente que usa técnicas de concentração, como a Pomodoro. Há quem prefira fazer mapas mentais colando post-its na parede. Tem gente que pensa melhor ouvindo música ou rabiscando no quadro de vidro.

É na “bagunça” que as mentes criativas se encontram e na criatividade que a inovação acontece. E quando falamos bagunça, nos referimos à quebra de paradigmas, ao seu jeito de fazer as coisas, de fazer diferente.

Criar ambientes que valorizem as características individuais e os espaços coletivos são formas de manter a produtividade em dia e reconhecer os profissionais que trabalham com você.

É claro que os limites e as liberdades são definidos de acordo com o ramo do negócio e com o perfil da empresa, mas a gente acredita que, para trabalhar bem, é preciso estar à vontade com o ambiente profissional.

Espaço para lidar com o bloqueio criativo e aproveitar as pausas

Area de lazer da Reserva, uma marca de roupas do Rio de Janeiro

De 45 minutos a uma hora é o máximo de tempo que a maioria das pessoas consegue permanecer concentrada. Há quem consiga manter o foco por 25 minutos contínuos e quem atinja seu tempo máximo de concentração ao completar 15 minutos na mesma atividade.

Ser produtivo não significa, necessariamente, passar seis horas olhando para a tela do computador. Fazer pausas é saudável e ajuda na oxigenação do cérebro.

Ter um ambiente para “desopilar” a mente, incentivar a interação entre colaboradores e dar um pouco de diversão ao temido “bloqueio criativo” é fundamental. Seja uma mesa de ping pong, uma sala improvisada com TV, pufes e um vídeo game ou até mesmo uma mesa para jogar baralho ou jogos de tabuleiro.

Ambiente criativo é o habitat ideal para profissionais criativos

Além do mais, há quem diga que funcionários que trabalham em ambientes agradáveis tendem a utilizar mais a parte direita do cérebro, o que estimula a imaginação criativa e a facilidade de memorização.

E para criar ambientes lúdicos e propícios para o desenvolvimento criativo não precisa ter o orçamento da Google.

Pode ser uma parede estilizada, um quadro negro livre para anotações, cores estimulantes ou uma sala de descanso com um tapete estendido no chão e várias almofadas em cima. Para a criatividade, nem o céu é o limite.

Gostou do texto? Que tal recomendá-lo? Você também pode seguir a gente no Facebook e no Twitter e ficar por dentro das nossas atualizações semanais. (:

--

--

Aerochimps

Desenvolvemos aplicativos web e mobile. Conversamos sobre aplicativos bacanas, novidades no mundo da tecnologia e ux. http://aerochimps.com/